Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

CDRS DE 80 MINUTOS

Antonio Vilhena - 06/03/2001

Em 1998 chegaram ao mercado os CDRs de 80 minutos/700 Mb. No seu lançamento eles eram um pouco caros (+/- US$ 25) mas em cerca de um ano, seu preço baixou rápido (para +/- US$ 2)!

Problemas usando CDRs de 80 Minutos

Todo CD-R possui uma espiral, que se inicia no centro e termina na parte mais externa do CD, e nela é que os dados são gravados (como um disco rígido). A cabeça de leitura a laser sempre segue esta espiral do início ao fim para ler (ou escrever) dados.

A distância entre a posição de início e fim da espiral está definida no padrão CD Red-Book e é o mesmo para todas as medias (de 63, 74 e 80 minutos). Então a espiral deve ser "espremida" para gravar 80 minutos de dados no "local" onde normalmente é gravado 74 minutos.

CDRs de 80 minutos podem ser utilizados por quase todos os gravadores de CD, mas alguns fabricantes (como HP e Sony),  estabelecem que NÃO suportam CDs de 80 minutos, uma vez que estas medias não seguem o padrão CD Red-Book. Portanto, é possível que os gravadores de CD fabricados por estas empresas sejam capazes de gravar nos discos de 80 minutos mas muitas vezes não. A única maneira de saber com certeza, é gravar 700 MB de dados em um disco CDR de 700M/80 minutos e então fazer uma comparação do conteúdo com o original e verificar se todos os dados foram gravados corretamente.

Por exemplo: os gravadores HP8100i e o Sony CRX-100 somente gravam em um CD de 80 minutos até 78:16 minutos.

Como os discos de CDR de 80 Minutos estão agora largamente disponíveis, os fabricantes de gravadores de CD estão sendo forçados a suportá-los (normalmente o fazem através de atualização do FIRMWARE nos drives).

Qualidade nos discos de CDR de 80 Minutos

Até o momento os CDRs de 80 minutos disponíveis (exceto o TDK SCWA-ETC80A-X) são feitos nas seguintes fábricas:

Fábrica Marca do CD
Ritek Arita, MMore e TraxDATA
CDA CDA
Lead Data Lead Data, Lenco e Rimax
Postech Thats Write!
Princo Princo
Xcitek BestMedia
Os CD-Rs "sem marca" são normalmente fabricados pela Ritek, Lead Data ou Princo.

A qualidade das medias CD-R feitas nestas fábricas não são uma "maravilha", ainda mais que os discos precisam ser "baratos" para terem saída e concorrer com a já barata media CDR normal. Tenha isto em mente quando comprá-los!

A TDK é a única fábrica de qualidade, e distribui o TDK SCWA-ETC80A-X 80 Minutes CD-R. Por enquanto não há outros fabricantes de CD-Rs de 80 minutos fabricados por empresas de renome como a Taiyo Yuden, Mitsui Chemicals ou Kodak (isto basicamente porque os CDRs de 80 minutos não seguem o padrão Red-Book).

OverSize um CDR de 80 Minutos

Os CDRs de 80 Minutes CD-R são uma boa alternativa para gravadores que não suportam OverSizing/OverBurning.

Os CDRs de 80 minutos CD-Rs podem ser "OverSized" até 83:30 minutos de DADOS (= 734 Mb de DADOS e 842 Mb de ÁUDIO)! Para entender a diferença entre os tamanhos de DADOS e ÁUDIO procure na área de DICAS no BoaDica.

Usar os CDRs de 80 minutos podem causar possíveis erros de leitura em alguns drives de leitura de CDROM, isto porque a espiral de 74 minutos que era "esperada" está mais "apertada". Alguns leitores de CDROM antigos NUNCA iriam prever que CDRs de 80 minutos estariam disponíveis (uma vez que eles não seguem as regras do CD Red-Book). Estas falhas de leitura podem ocorrer em qualquer área disco de CDR.

Softwares de gravação que suportam CDRs de 80 Minutos

Nem todos os softwares de gravação de CDR estão preparados para gravar mais de 74 minutos, uma vez que isto não era previsto nos padrões, e eles não esperavam a difusão dos CDRs de 80 Minutos.

Aqui segue uma lista de alguns softwares de gravação de CDR capazes de gravar em discos de 80 minutos:

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR