Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

SOLTEK SL5200-XD

J. Carvalho - 29/09/2003

A Soltek SL5200-XD possui GPU Nvídia GeForce FX 5200 de 256 bits e 128 Mb de memória DDR. Um detalhe interessante sobre os chips de memória que equipam esta placa é que são chips da Samsung de 4 ns.

Estes chips são fabricados para trabalhar com a GPU em freqüências de até 250 MHz (500 MHz DDR), ou seja 25 por cento maior do que a placa trabalha originalmente (200 MHz - 400 MHz DDR). Este fato demonstra a folga com que as memórias trabalham. Isto também desperta os olhares dos que fazem overclocks.
Realizamos alguns testes com freqüências de 250 MHz no core e de 600 MHZ nas memórias sem que a placa apresentasse qualquer problema.
Vale lembrar que fazemos overcloks apenas com intuito de checar como a placa se comporta nestas situações. O uso de overclocks pode causar danos e até queimar o equipamento.

Para realizarmos estes testes com freqüências acima da definida pela Soltek foi necessária a instalação de um ventilador sobre o dissipador da placa de vídeo, pois o dissipador de calor da Soltek SL5200-XD não possui um.
O lado positivo da placa não possuir ventilação forçada (ventilador) é o simples fato da placa trabalhar em total silêncio, sem aumentar o nível de ruído da CPU.

No que se refere as conexões, temos uma para VGA padrão de 15 pinos, uma DVI e uma S-Vídeo.
Na conexão VGA você pode conectar o seu monitor e conseguir resoluções de até 2048 x 1536 em 75Hz. Na DVI as resoluções se limitam em 1600 x 1200 e na conexão S-Vídeo as resoluções vão até 1024 x 768.
A conexão DVI é destinada basicamente para uso de monitores LCD, mas você poderá conectar um segundo monitor comum por intermédio de um cabo adaptador DVI-VGA. Este cabo adaptador não é fornecido com a placa.
Se você tem uma unidade de DVD no seu micro e um bom conjunto de áudio (placa de som e caixas), bastará ligar o micro na sua TV pela conexão S-Vídeo da placa para ter um bom Home Theatre.

A SL5200-XD tem uma performance significativamente melhor sobre a GeForce 4 MX400. Além da diferença na performance outro ponto diferencial são as rotinas de shader CineFX, que permitem criar animações 3D com muito maior qualidade (principalmente jogos com imagens melhores) e compatibilidade total com as especificações OpenGL e DirectX 9.0.

É fornecido com a Soltek SL5200-XD um manual em inglês, um CD com drivers, um cabo adaptador de S-Vídeo para RCA e um cabo RCA.
È uma ótima opção para quem quer fazer upgrade para uma placa de vídeo com bons recursos, AGP 8X, total compatibilidade com o DiretctX 9 e sem gastar muito.

Referências:
www.soltek.com.br

Agradecimentos:
Soluções Térmicas

Para conversar sobre ventilação, aquecimento, etc., não deixe de dar um pulo no Fórum BoaDica, onde temos áreas específicas sobre o assunto.

Finalmente, procurando onde comprar? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

BoaDica - Todos os direitos reservados.
Não nos responsabilizamos por danos materiais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas no BoaDica.

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR