Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

CONEXÃO USB: VISÃO GERAL

Antonio Vilhena - 14/02/2001

A grande vantagem que trouxe a tecnologia USB foi a facilidade em se adicionar periféricos a seu sistema.

Para instalar um periférico USB, basta conectá-lo. Não precisa de placa adicional, abrir gabinete, e principalmente não precisa nem desligar o micro! Dependendo do dispositivo não precisa nem ligar na tomada.

Quanto ao Software / Sistema Operacional, outra grande vantagem: a configuração do USB é automática, ou seja, o sistema detecta automaticamente quando um periférico é conectado ou desconectado, gerenciam a largura de banda de dados exigida, e quando necessário, a alimentação elétrica correspondente ao dispositivo.

O padrão já está disponível em quase todos os sistemas: Windows 95 (Rev. 2.1 ou 95b), Windows 98, Windows Millenium, Windows 2000, Mac OS 8, Mac OS 9, Linux (versões atuais).

Outra grande vantagem, é a velocidade de dados, que no padrão atual é de 12 Mbps para dispositivos que necessitam altas velocidades (como discos por exemplo) e de 1,5 Mbps para dispositivos de baixa velocidade como Joysticks por exemplo).

A tecnologia, desenvolvida por gigantes como Intel, IBM, Microsoft, Compaq, etc), não é proprietária, e já está em estudo a nova versão 2.0, que fornecerá velocidades de 120 a 300 Mbps.

Podendo conectar até 127 dispositivos no barramento, o USB veio para em um período muito curto decretar a morte de dispositivos seriais e paralelos com suas velocidades de 115kbps e 2Mbps.

Na sua próxima atualização de computador, não deixe de garantir que ele possua conexão USB, e caso necessário, você ainda pode se utilizar de placas controladoras USB para placas-mãe antigas que ainda não forneciam a interface.

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR