Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

RIPPANDO DVDS

Tiago *Masterboy* Pezze - 28/04/2003

Transformando DVDs em Arquivos. (AVI, VCD, Etc)

Para você que deseja transformar um DVD em um arquivo AVI (DivX), em um Vídeo-CD (VCD, MPEG-1), ou em SuperVídeo-CD (SVCD, MPEG-2) vasculhamos a Internet atrás dos softwares mais utilizados pelo pessoal na net, para auxiliá-lo nessa tarefa.

Seja lá qual for o seu motivo, devemos ressaltar sempre que a pirataria é crime e que os direitos autorais contribuem para que autores, produtores, empresas, enfim, toda a indústria envolvida no processo em questão, possam continuar investindo e realizando esses filmes fantásticos, que fazemos tanta questão de possuir.

Para começar, é essencial ter um Drive de DVD instalado no computador. Não existe nenhum software que fará o seu CD-ROM ler um disco de DVD. A maioria dos softwares disponíveis na Internet são Shareware, ou seja, você poderá usá-lo por um curto período de tempo e depois o programa deixará de funcionar. O principal problema encontrado nestes programas é a sincronização da imagem com o áudio. Alguns programas são demasiadamente lentos (chegam a levar mais de 24 horas para converter um DVD), o que se torna um problema, mesmo para os usuários mais pacientes.

O processo de conversão é todo realizado pelo software e apesar de existirem várias opções de configuração, o essencial é saber aquilo que você quer. Explicar quais são as diferenças entre os vários formatos (VCD, SVCD, MPEG-1, MPEG-2, AVI, DivX) não é o objetivo desta dica (veja outras dicas aqui no site sobre a área de DVD).

Tenha em mente o seguinte:

  • Se seu objetivo é simplesmente passar um DVD para vários CDRs, você deve optar pelas opções de VCD ou SVCD (SVCD possui uma qualidade de vídeo melhor).
  • Se seu objetivo e transferir um DVD para dentro do seu computador, de maneira que você possa assisti-lo sempre que quiser, sem ter que recorrer ao DVD, você deve optar por gravar em AVI (DivX).

Os programas de conversão utilizam CODECs (codificadores) previamente instalados no seu computador ou que acompanham o software para converter DVDs em arquivos AVI. Esses CODECs possuem configurações específicas, e infelizmente, não há como explicar cada um deles. Para simplificar, partiremos do princípio que você tem o CODEC DivX 5.0.3 instalado (http://www.divx.com). Para configurá-lo, escolha um dos 4 modos pré-definidos na aba "profiles". Defina na aba "Bitrate Control" a quantidade de bits por segundo. Quanto mais bit por segundo, melhor a qualidade, maior o tamanho do arquivo e maior o tempo que levará para concluir o processo.

Vamos dar uma olhada nos programas:

DVD to DivX Ripper 2.0:

Este programa é o único Freeware desta série, e conta com muitos recursos para configuração. Pode-se dizer que foi o programa mais "profissional" dentre os analisados. A interface não chega a ser um problema, mas pode ser um pouco difícil para quem não tem noções de inglês, e mesmo para aqueles que entendem, mas não conhecem muito do assunto. Como diferencial, existe a opção de projetos, onde você pode guardar as configurações utilizadas em cada conversão. Muito útil para quem pretende fazer mais de uma conversão do mesmo DVD, uma vez que você não precisa configurar tudo de novo. Confira as imagens abaixo.

 

DUP-DVD 2.1.2

Este software é simples, mas apresentou problemas logo na identificação do drive de DVD. Como ponto positivo, o fato de ser o único com interface em português. Confira as imagens.

1st DVD Ripper 2.7

Sua aparência agradável e sua metodologia são bastante amigáveis. O processo é dividido em passos o que deixa pouca margem para erros. Destaque para as opções de gravação que incluem apenas um capitulo, ou apenas uma parte do DVD.

DVD-TO-AVI 1.4

Este programa só cria arquivos AVI (DivX), mas é disparado o mais simples de usar e o resultado é muito bom. Com apenas 3 cliques, você já esta convertendo seu DVD para dentro do seu PC.

Super DVD Ripper 1.86

O melhor software analisado. A TyneSoft criou um sistema "Wizard" que facilita muito o processo de conversão. O conceito NNF (Next, Next, Finish) é muito bem aplicado. A conversão do arquivo é bastante rápida (150 minutos para um filme de 90 minutos) e o resultado foi o melhor de todos.

Agora é com você. A melhor ferramenta é aquela que sabemos usar, portanto escolha o software que mais lhe agrada e boa diversão.

Se quiser encontrar um bom local para conversar sobre DVD, basta dar um pulo lá no Fórum do BoaDica: http://www.forumboadica.com.br

Procurando preços de DVD? Vá na pesquisa de preços: http://www.boadica.com.br/arm_dvd.asp

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR