Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

GRAVAÇÃO EM DVD - A GUERRA ENTRE OS FORMATOS

Tiago *Masterboy* Pezze - 28/04/2003

Enquanto você esta tranqüilamente vendo um filme em DVD no conforto do seu lar, uma batalha é travada pelos maiores fabricantes de equipamentos eletrônicos do mundo, na busca de uma padronização definitiva para a gravação de DVDs (Digital Versátile Disc).

Existem atualmente, 3 principais formatos de gravação DVDs no mundo. Todos são semelhantes e o que diferencia basicamente cada um é o modo de gravação dos dados. Todas as tecnologias suportam até 9.4 GB por disco (4.7 GB por lado). Os formatos atuais são os seguintes:

  • DVD-R / DVD-RW
  • DVD-RAM
  • DVD+RW

DVD-R / DVD-RW

Este padrão, incentivado pela Pioneer, tem grande aceitação no meio profissional, pois já conta com mais de 5 anos de mercado. Sua grande compatibilidade com os DVD players atuais é, sem dúvida, seu principal trunfo. Neste formato, o usuário pode optar entre dois modos diferentes de gravação: um chamado vídeo recording, que não é compatível com os DVD players atuais, e outro chamado DVD-vídeo, que é compatível.

DVD-RAM

O padrão DVD-RAM foi desenvolvido pelas companhias Panasonic e Hitachi. Este padrão inovou ao utilizar mídias magneto-ópticas, que possuem uma vida útil muito maior que as mídias DVDs tradicionais (100 x mais, exatamente). No entanto, sua maior virtude é também seu maior defeito. Por utilizar uma mídia diferente e um modo de gravação próprio, o DVD-RAM é incompatível com qualquer DVD player comum. Para se ler um DVD-RAM, é necessário um DVD-RAM player. A Panasonic já tem no mercado vários aparelhos disponíveis, incluindo câmeras digitais.

DVD+RW

O padrão DVD+RW, possui um time de "monstros" a seu favor. Empresas como Hewlett-Packard e a Phillips, a Mitsubishi e a Ricoh, a Sony e a Yamaha até mesmo a Thomson , que detém a patente do formato MP3, estão nesse time, que pretende tornar a gravação de DVDs tão simples e tão compatível quanto os atuais CD-RWs. Recentemente (25/02/2003) a Microsoft anunciou o padrão DVD+RW como sendo o "seu favorito", embora suporte os demais formatos. A empresa se uniu à aliança DVD+RW, dando mais força ainda para que este se torne o padrão definitivo.

Todos os padrões aqui citados, são regulamentados pelo DVD Fórum, uma associação criada em 1997 e composta por mais de 200 empresas de tecnologia. A lista completa dos membros do DVD Fórum pode ser vista clicando aqui.

Mas como se esses formatos já não fossem suficientes para confundir os consumidores, TDK, Plextor e Sanyo entre outras companhias de hardware formaram uma aliança para propor um novo formato chamado de MultiLevel Recording baseado nas atuais tecnologias de CD-R e CD-RW. Segundo seus criadores, este formato triplica a velocidade de acesso aos discos e também a sua capacidade de armazenamento. Os desenvolvedores disseram que eventualmente este formato deve representar uma quarta opção para o futuro da tecnologia dos gravadores de DVD.

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR