Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

YAMAHA CRW-F1 - 44X / 24X / 44X

Antonio Vilhena - 29/06/2002

A Yamaha. como vem acontecendo desde o início dos tempos dos primeiros gravadores de CD, aparece agora com mais um lançamento de arrasar: o CRW-F1.
Com vários novos conceitos e padrões, com certeza algum deles estarão sendo seguidos em breve pelos demais fabricantes de CDRW.

Advanced Audio Master Quality Recording:

O gravador CRW-F1 possui uma nova modalidade de gravação chamada "Advanced Audio Master Quality Recording" (Gravação de Matriz de Áudio de Qualidade), para gravação de CDs de áudio e dados, que se caracteriza por menor ruído digital ou "jitter". Esta função diferenciada permite a gravação de CDs de música com níveis de qualidade similar aos CDs "master" feitos profissionalmente. Em adição ao melhoramento da qualidade de som, esta modalidade supera o tempo de vida útil de dados importantes gravados no CD. A modalidade "Advanced Audio Master Quality Recording" suporta velocidades de gravação de 1x e 8x em adição a velocidade original de 4x. O ruído digital ou Jitter, deteriora os limites de gravação que ocorrem normalmente ao longo do tempo. Quando a modalidade "Advanced Audio Master Quality Recording" está ativa, o sistema reduz significantemente o jitter criado durante a gravação do CDR. O CRW-F1 suporta até 870MB e pode gravar até um máximo de 79 minutos de música na modalidade "Advanced Audio Master Quality Recording".

DiscT@2? Laser Drawing System:


O CRW-F1 é o primeiro gravador de CD-RW a oferecer o revolucionário sistema de "gravação de label": DiscT@2? Laser Labeling System, que permite que gráficos e textos sejam "gravados/queimados" na face do disco (do CDR), eliminando a necessidade de etiquetas. Os usuários podem colocar/gravar gráficos como assinaturas, logotipos, escritos e imagens de foto na área de dados não utilizada do CDR, após a gravação. (veja exemplos ao lado).

Esta função única oferecida por este modelo, permitirá muitas facilidades aos usuários como por exemplo:

  • Distribuição de trabalhos
  • Distribuição de propagandas
  • CDs de Demos
  • CDs de música demo
  • etc.

FULL CAV: para CDR e CDRW

No desenvolvimento do CRW-F1 a Yamaha adotou o método de gravação em Full CAV (CAV = Constant Angular Velocity = Velocidade Angular Constante) tanto para gravação como para regravação, conseguindo com isto alta qualidade na gravação mesmo em altas velocidades. No modo de gravação Full CAV, o CRW-F1 mantém constante a velocidade de rotação do início ao fim, e justamente através da remoção da flutuação da velocidade rotacional do disco, elimina-se vibrações indesejáveis que podem afetar a qualidade da gravação. O novo CRW-F1 é capaz de gravar um CD de 80 minutos completos em 2 minutos e 42 segundos (em velocidade Full CAV de 44x) além de poder regravar um CDRW em até 24x. A velocidade de leitura e de extração de áudio chega a 44x, com a vantagem de oferecer uma qualidade exemplar.

SAFEBURN?:

A tecnologia SafeBurn? de gravação de CDs, previne erros durante a gravação de CDs (os famosos Buffer underrun), contando além desta tecnologia, de um generoso buffer de 8 MBytes permitindo que o fluxo de dados seja contínuo, evitando erros.

CD-Mt Rainier: Packet Writing Format:

Permite que você grave, regrave, faça backup de dados em um CD de modo rápido e fácil como se estivesse usando um diskette. **Mt. Rainier suporta inclusões em regravações de CD em modo real com drag-and-drop e formatação on-the-fly na criação do CD. O tempo de formatação de um CD diminuiu de aproximadamente 10 minuto para cerca de 2 minutos, e o gerenciamento e conserto de setores danificados do CD também foi melhorado.

Ultra Speed:

Novo padrão em velocidade de CD-RW! Com o melhoramento da velocidade de regravação, o CRW-F1 é capaz de regravar em um disco CDRW com velocidades de até 24x. Regravação em Full CAV 24x é direcionado para packet writing em alta velocidade em acesso randômico ou aleatório, já o CAV 24x parcial é direcionado  para regravação em alta velocidade normal ou seqüencial.

CD-RW Audio Track Edit:

Com o novo sistema CD-RW Audio Track Edit system, não há mais a necessidade de apagar todo o disco CD-RW para adicionar uma faixa de música no disco. (Obs: nem todos os "CD-Players de Áudio"  são capazes de tocar CDRW).

Sistemas Operacionais: Windows 95 (OSR2 ou superior) / Windows 98
Windows 98 Second Edition / Me
Windows 2000 Professional / XP
Interface: E-IDE / ATAPI
Formatos Suportados: CD-DA, CD-TEXT, CD-ROM, Mixed Mode CD-ROM (CD-ROM+CD-DA), CD-ROM XA, Photo CD, Video CD, CD EXTRA, CD-MRW (CD-MRW)
Modalidades de gravação: Disc at once (DAO), Session at once (SAO) Track at once (TAO), Packet Writing, Advanced Audio MASTER Quality Recording
Velocidade de escrita:
(CD-R)
1x, 2x, 4x, 8x, 12x, 16x (CLV)
44x ( FULL CAV)
Velocidade de escrita:
(CD-RW)
2x, 4x, 10x, 12x, 16x (CLV)
24x (PARTIAL CLV)
10x, 24x (FULL / PARTIAL CAV)
*Packet Writing
Velocidade de Leitura: Max. 44x (Full CAV)
Taxa de transferência em Burst: Program I/O (PIO) Mode4: 16.7 MB/sec
Multiword DMA Mode2: 16.7 MB/sec
Ultra DMA Mode2: 33.3 MB/sec
Tamanho do Buffer: 8 MB
Consumo de Energia: Lendo / Gravando 15W
Em descanso 4W
Dimensões: W146.0 x H41.3 x D193.1 mm
Peso: 0.9 kg

Disponibilidade:

A Yamaha prevê a disponibilidade do gravador na sua rede de distribuidores agora em julho/2002, e estará logo em seguida, em agosto de 2002, liberando também 3 novas versões, externas, deste modelo com as interfaces USB 2.0, Firewire e SCSI.

Referências: http://www.yamaha.com

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR