Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

COMPRANDO SEU DVD PARA PC

Antonio Vilhena - 06/06/2002

Com a queda acentuada dos preços dos DVDs, este periférico, que antes era um luxo possível para poucos, se tornou bem acessível, e com a grande disponibilidade atual de títulos em DVD, acaba sendo uma boa opção para incrementarmos um pouco nosso sistema, pois na realidade ele é um pouco mais caro que um leitor de CD comum (na data em que esta dica foi escrita um aparelho de DVD para micro custa em torno de R$ 160,00 e um aparelho leitor de CD para o micro custa em torno de R$ 100,00), oferecendo por uma pequena diferença de valor a possibilidade de você ter no seu micro mais um atrativo.

Se compararmos com os preços atuais dos DVDs chamados "de mesa", ou seja, que funcionam independente com a sua televisão, eles também são uma alternativa interessante, ainda mais se seu micro se situa perto de sua televisão e você possui uma placa de vídeo com saída para TV. Junte-se a isto uma boa placa de som, e você terá um substituto de um aparelho de "home-theater", de fazer inveja a qualquer um.

O que prestar atenção na hora de comprar seu PC-DVD?

Velocidade (de DVD e CD):

Os aparelhos de DVD encontrados atualmente, são de 16x, permitindo a leitura de CDROMs a 48x (apesar de ainda se encontrar alguns mais antigos, um pouco mais baratos, mas com velocidades menores como 12x e 8x para DVD e 40x ou 24x para CDs).

Estes CDs oferecem uma taxa de transferência em DVD de 21,6 MB/seg e em CD de 7,2 MB/seg.

Código de Região:

Este item é bem importante de você se certificar!

Como o formato DVD é digital, o padrão / conteúdo é o mesmo independente do região do planeta que esteja, porém os "fornecedores" de filmes queriam algum tipo de "bloqueio eletrônico" para desencorajar a disponibilização de títulos entre países/regiões diferentes sem o controle deles, de forma que "somente eles" decidissem que filmes poderiam ser disponibilizados em cada região/países.

O "Esquema" de região, basicamente divide o planeta em 6 regiões, e cada região desta teria um código, que ou permitiria ou impossibilitaria a visualização do conteúdo do DVD. Você só poderia comprar títulos de DVD no seu país/região.

Entretanto nem todas as regiões são iguais! Uma vez que os Estados Unidos (região #1) são o maior mercado de filmes, todos os títulos de DVD são "fabricados" como região #1 e só então disponibilizados para outras regiões, quando os produtores dos títulos quisessem e "se" quisessem. O problema é que nem todos os títulos são disponibilizados para as outras regiões, ou então, os títulos são modificados/alterados antes de serem disponibilizados para as outras.

1 - EUA, Canada

2 - Europa, Near East, África do Sul, Japão

3 - Sudeste Asiático

4 - Austrália, México, América do Sul e América Central

5 - África, Ásia, Europa Oriental

6 - China

O modo de controlarem isto, é através de uma "proteção" colocada ou no firmware do leitor de DVD (RPC-2) ou no software que acessa o DVD (RPC-1), que confere se o aparelho pode acessar o disco de DVD.

RPC1 = Significa que o código de região é controlado pelo software de DVD.
RPC2 = Significa que o código de região é controlado pelo firmware do DVD. (poderá ser trocado de região por 5 vezes antes de ficar bloqueado para troca de região.)

A princípio, os DVDs do tipo RPC-2, não poderiam ser alterados, e era o objetivo de que todos os fabricantes seguissem este padrão, o que realmente está acontecendo, mas por sorte nossa, vários grupos contrários a este cerceamento de liberdade, censura e controle das informações pelos fabricantes, disponibilizam atualizações do firmware dos leitores de DVD, na internet, de forma a torná-los aparelhos tipo RPC-1.

Um bom local para você acompanhar a disponibilidade de firmwares e utilitários para atualização do seu DVD é na página: http://perso.club-internet.fr/farzeno/firmware/ (em inglês).

Se você já comprou seu PC-DVD, mas não sabe se ele possui bloqueio de região, ou deseja saber a versão do Firmware dele, uma boa opção é o programa CDVInfo, que você poderá encontrar na página: http://www.cdvdinfo.subnet.dk/

Atenção, se você não possui muita experiência para atualizar Firmwares, NÃO TENTE FAZER SOZINHO, você poderá danificar permanentemente seu drive de DVD. Procure ajuda com alguém que possa te acompanhar no processo PESSOALMENTE, e tire dúvidas que ainda tenha sobre o assunto, ou levantar experiências de outros que já fizeram estas atualizações no Fórum do BoaDica (http://www.forumboadica.com.br).

OBS: O BoaDica não se responsabiliza por qualquer dano causado por quem quer que faça este tipo de atualização.

Comparando alguns modelos:

Vamos aproveitar e fazer um rápido comparativo dos modelos mais encontrados hoje no mercado. Selecionamos conforme os mais ofertados na pesquisa de preços do BoaDica, nas postagens do Fórum de discussão do BoaDica, e acompanhamento junto a outras fontes de referência. Desta forma, acreditamos estar comparando os modelos que "realmente" são mais significativos. Selecionamos 3 modelos (da LG, Samsung e Creative) que são os mais representativos. Vamos comparar apenas alguns detalhes mais interessantes, pois a maioria possui os mesmos dados de dimensões, peso, compatibilidade de sistema operacional, mecanismo de carregamento, etc.

LG
8160B
SAMSUNG
SD-616
Creative
Ovation 16x
Velocidade DVD 16x 16x 16x
Velocidade CD 48x 48x 48x
Buffer 512 KB 512 KB 512 KB
Tempo de acesso médio (DVD) 110 ms 100 ms 120 ms
Tempo de acesso médio (CD) 90 ms 90 ms 120 ms
Formatos de disco suportado DVD-R/RW, DVD-ROM, DVD-Video, CD-R/RW, Photo CD, CD-Extra, CD-I, Video CD, CD-ROM e CD-DA DVD-ROM, DVD-R, DVD-Video, CD-ROM, CD-R, CD-RW, CD-DA, CD-ROM/XA, Video-CD, CD-I/FMV, Multisession Photo CD, Extra CD, MixedCD, CD Text DVD-ROM, DVD-Video, CD-Audio, CD-I, CD Extra, CD-ROM, CD-ROM/XA, Photo CD®, CD-R, CD-RW, Video CD e Digital Audio Extraction
Região RPC-2 RPC-2 RPC-2
Firmware para RPC-1 Sim
Ver aqui
Sim
Ver aqui
Sim
Ver aqui
Observações: Verificar a versão do firmware instalada Verificar os Submodelos (616B, 616F, 616T) e diversas versões de Firmware existentes Dependendo do modelo verificar de que fabricantes é OEM e com isto qual firmware melhor se aplica
Informações obtidas nos sites dos fabricantes, e sites sobre firmware

Abaixo segue o link para a página de DVD das 7 marcas de DVD mais encontradas aqui no Brasil:

Samsung: http://www.samsungelectronics.com/odd/index.html
LG:
http://www.lge.com/c_product/catalog/product_list.jsp?ca_code=020203&navigation=1,20,3
Lite On:
http://www.jlms.com.tw/jlms.htm
Creative:
http://www.americas.creative.com/products/product.asp?maincategory=4&category=184&product=218
Artec:
http://www.artecusa.com/Artec%2016x%20DVD.htm
Cyber drive:
http://www.cyberdriveusa.com/products.asp?Product=DM166D
Aopen:
http://www.aopen.com/products/optical/default.htm

Maiores informações:

Vocês poderão obter maiores informações sobre qual modelo comprar através de informações dos fabricantes, mas talvez o mais interessante seja procurar esta informação com quem já possui algum destes modelos, e o melhor local para isto é no Fórum do BoaDica (http://www.forumboadica.com.br). Lá, vez por outra, o pessoal dá seu feedback sobre esta ou aquela marca/modelo, e nada melhor do que alguém que tem experiência de uso constante para passar informações "práticas" sobre qual realmente escolher e principalmente qual não escolher.

Até a data quando esta dica foi escrita, segundo as postagens no Fórum do BoaDica:

  • o preferido pela maioria foi o DVD LG8160,

  • e o que mais recebeu reclamações foi o Creative

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR