Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

THERMALTAKE VOLCANO 7

Tiago *Masterboy* Pezze - 26/04/2002

Nos dias de hoje, os Coolers ou ventoinhas se tornaram peças fundamentais de nossos complicados computadores. Pra se ter uma idéia, conheço sistemas que rodam atualmente (pasmem!) com 7 Coolers. Temos um para o processador, um para a placa-mãe, um para o chipset, um para o gabinete, um para o HD, um para a placa de vídeo e finalmente, um para o monitor. Contudo, o mais importante de todos é, certamente, o da CPU.

Com velocidades (freqüências) cada vez mais altas, os processadores atuais são verdadeiras frigideiras, atingindo temperaturas que passam facilmente da casa dos 50 graus Celsius. Portanto, os Coolers são o tema da matéria de hoje.

Entre as várias marcas existentes, destacam-se a ThermalTake® e a GlobalWin® na preferência dos overclockers, os principais usuários (e que realmente dependem) destes Coolers, para que possam atingir ganhos de até 50% em seus sistemas.

Para avaliarmos a qualidade de um Cooler, precisamos levar em conta uma série de fatores, sendo os mais importantes os seguintes:

- RPM (Velocidade). Atualmente os melhores modelos trabalham entre 5000 e 7000 RPMs.

- CFM (Fluxo de ar). Quanto maior, melhor. Esse dado varia bastante. Normalmente variam de 30 a 55 CFMs.

- NOISE (Barulho). Medido em Decibéis (dB). Em conseqüência da velocidade atingida pela ventoinha, alguns Coolers são bem barulhentos. Quanto menor, melhor. Valores variam de 25 a 50 dB.

- MATERIAL. Variam entre Cobre e Alumínio ou a combinação dos dois. O cobre tem como vantagem, o fato de transferir o calor mais rápido (ele retira o calor da CPU mais rápido) que o alumínio. Em compensação, o alumínio retém o calor por menos tempo que o cobre.

Esta matéria não é um comparativo entre Coolers, e sim sobre um determinado modelo. Muitos já ouviram falar do já consagrado Volcano, um dos principais Coolers da ThermalTake®. Falarei do modelo Volcano 7, um dos melhores disponíveis no mercado. Antes de qualquer coisa, vamos dar uma olhada no dito cujo, para nos familiarizarmos com ele.

Volcano 7: Bonito, Inteligente e Silencioso.

O Volcano 7 não é apenas bonito, ele também é inteligente. Equipado com um sensor térmico, o Volcano 7 é capaz de alterar o fluxo de ar, aumentando a velocidade de rotação da ventoinha conforme a temperatura da CPU. Ele pode variar de 46 CFM a 2900 RPM (o que já é ótimo em comparação com qualquer outro fabricante/modelo) à 53 CFM a 5000 RPM. Só para efeito de comparação, o P-20000 da CyberCooler® (um dos mais vendidos no Brasil), atinge em sua velocidade máxima (4800 RPMs) medíocres 25 CFM.

P-20000: Feio, burro, e pouco eficaz.

Como se não bastasse. O Volcano 7 é ainda silencioso. Em velocidade máxima (5000 RPMs), o Volcano 7 atinge apenas 39 dB caindo para 27 dB a 2900 RPMs. Novamente comparando com o P-20000, que atinge 30 dB, temos um ganho de 28 CFM (mais do 100% !!!) por apenas 9 dB !!!

Outra qualidade do Volcano 7, e a combinação de Alumínio e Cobre. Confiram na foto abaixo.

Centro de Cobre: Eficiência.

O centro do dissipador, que é a parte que fica diretamente em contato com o processador é feito de cobre, que absorve rapidamente o calor da CPU. O restante do dissipador é de Alumínio polido (em ambos os lados), o que permite um rápido resfriamento.

Dissipador: Qualidade nos mínimos detalhes.

Mas nada é perfeito. O Volcano 7 tem seu ponto fraco no "Clip", parte do Cooler que o prende no soquete da placa-mãe. Como em outros modelos, é necessário o uso de uma chave-de-fenda para o manuseio do Cooler, o que é, no mínimo, arriscado. Um usuário sem experiência ou por azar poderia deixar a chave escapar e acabar danificando a placa-mãe.

Confiram as especificações técnicas:

ESPECIFICAÇÕES VOLCANO 7 (P/N A1124)

Dimensões:

80 x 80 x 25 mm

Consumo:

2.16W ~ 5.4W

Velocidade da Ventoinha:

2900 rpm a 25°C~
5000 rpm a 35°C

Fluxo de Ar máximo:

46 CFM a 2900rpm
53 CFM a 5000rpm

Ruído:

27 dB a 2900 rpm
39 dB a 5000 rpm

Tempo de Vida:

50,000 horas

Conector:

3 PIN

B O A D I C A: Para se obter o máximo do Volcano 7 (5000 RPMs, 53 CFM) a tempo integral, é preciso retirar o sensor térmico que vem no Cooler. Basta cortar o sensor térmico e soldar um fio no outro.

Maiores informações: http://www.thermaltake.com.br

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR