Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

ADAPTAÇÃO DE JOYSTICK DE PLAYSTATION PARA USO EM PCS

Andrey Capella Feijó - 09/04/2002

Parte 3: Software

Esta dica, enviada pelo Andrey Capella Feijó, é baseado no artigo "DirectPad" de Earle F. Philhower, e vem sendo discutido lá no Fórum do BoaDica (http://www.forumboadica.com.br).

O BoaDica não se responsabiliza por problemas advindos de erros na execução deste projeto. Só deve ser tentado por quem possui algum conhecimento técnico, sabendo o que está sendo feito.

Se você tem um PlayStation e um PC, e não tem nenhum pad para PC, ou simplesmente os que tem no mercado são demasiadamente caros e os que tem preços acessíveis não são bons agora você tem uma grande opção. Conecte seu pad de PlayStation (qualquer um) no seu PC conservando TODA a sua funcionalidade graças ao excelente driver DirectPad.

Clique AQUI para ir para a parte 2 desta dica (Esquemas e Montagens)

Parte 3: Software.

Estes são os programas que você usará.

dpadpr5.0 (windows)

dpadjap (windows)

Instalando o DirectPad

Baixe o directpad e descompacte em um diretório qualquer

Com o pad conectado na porta paralela, agora vá ao painel de controle e clique sobre o ícone opções de jogos, depois clique em adicionar, adicionar outro, com o disco, clique em procurar e procure o diretório onde você descompactou o directpad. Depois e só clicar em aceitar.

Dizemos ao windows que queremos finalizar a instalação de novo hardware. Agora nós sairemos e voltaremos a opções de jogos do painel de controle. Clicaremos em adicionar e buscamos na lista o DirectPad Pro Controller ou DirectPad Pro Force Feedback Controller.

Agora clicamos em aceitar e depois em propriedades do Direct Pad.... e na tela de configuração escolhemos o tipo de pad de PlayStation que temos conectado.

Se não funcionar baixe esse outro programa para testar..

PSX Controller Tools

Descompacte em qualquer lugar e vamos ao diretório BIN. Ali encontra-se dois programas PSXCND e PSXCNT o primeiro é para verificar se tem um pad conectado, se está funcionando e de que tipo o pad é (analógico ou digital). O PSXCNT é para verificar os direcionais e os botões. Vamos ver como funciona o primeiro programa já que o segundo é exatamente igual.

Primeiro você tem que saber a qual porta está conectado o pad (LPT1 ou LPT2). Agora abra uma janela DOS e entre no diretório BIN e digite o seguinte.

psxcnt -lpt 1

Se sua porta paralela for a LPT1. Aparecerá uma serie de mensagens e ao final pedirá que pressione uma tecla. Aparecerá a seguinte mensagem:

Scanning parallel port base 0x378:

E se tudo estiver correto aparecerá a seguinte mensagem:

1A Digital

Isto significa que tudo está funcionando perfeitamente. Se por um acaso não aparecer nada depois da frase "Scanning..." e depois voltar pro DOS quer dizer que seu invento não funciona. Edite o arquivo psxpblib.cfg e troque o valor da linha del = de 1 para 10 e veja se funciona. Se continuar sem funcionar, refaça-o todo outra vez, e se você já tiver feito isso umas mil vezes e continua sem funcionar vá a casa de um colega seu e teste em outro computador. Se funcionar em outro PC, é possível que a montagem não funcione no seu PC. Veja a sessão anexos para consultar problemas e respostas.

NOTA: Os emuladores MAME e RAYNE ja dão suporte direto ao pad de PSX, isso quer dizer que funciona diretamente como se fosse um joystick padrão. Para usar com o MAME coloque no final da linha de comando o seguinte: -joy psxlpt1 (Se for a LPT1). E com o Rayne vá simplesmente ao menu control setup e coloque em joystick select.

Agora vamos para a parte 4 ou Anexos desta dica, que explica alguns erros e novas opções: Clique AQUI para ir para a parte 4 (Anexos)!

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR