Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

ADAPTAÇÃO DE JOYSTICK DE PLAYSTATION PARA USO EM PCS

Andrey Capella Feijó - 09/04/2002

Parte 2: Esquemas e Montagens.

Esta dica, enviada pelo Andrey Capella Feijó, é baseado no artigo "DirectPad" de Earle F. Philhower, e vem sendo discutido lá no Fórum do BoaDica (http://www.forumboadica.com.br).

O BoaDica não se responsabiliza por problemas advindos de erros na execução deste projeto. Só deve ser tentado por quem possui algum conhecimento técnico, sabendo o que está sendo feito.

Se você tem um PlayStation e um PC, e não tem nenhum pad para PC, ou simplesmente os que tem no mercado são demasiadamente caros e os que tem preços acessíveis não são bons agora você tem uma grande opção. Conecte seu pad de PlayStation (qualquer um) no seu PC conservando TODA a sua funcionalidade graças ao excelente driver DirectPad.

Parte 2: Esquemas e Montagens.

Clique AQUI para ir para a parte 1 desta dica (Introdução e Componentes)

Esquema 1

Porta do Periférico Porta Paralela
1 - data1 - data 10 (porta 1), 13 (porta 2)
2 - cmd 2
3 - +7.6v +7.6V power supply terminal for Dual Shock
4 - gnd 18, 19 also -7.6V and/or -3.5V power supply terminal
5 - +3.5v 5, 6, 7, 8, 9 through diodes, or +3.5V power supply terminal (needed for most peripherals)
6 - att 3
7 - clock 4
8 - n/c n/c
9 - ack 12 (port 1), 15 (port 2)

OBS: este é o esquema. As conexões do DB 25 correspondem ao conector macho que irá ser colocado na porta paralela. Os pinos 5, 6, 7, 8 e 9 é onde são colocados os diodos. O pino 3 do conector do cabo do PSX é ligado a uma fonte de 9V esse cabo costuma ser roxo ou vermelho e ele só aparece no controle Dual Shock. Esquema padrão de cores:

Conector 1-10 = Marron
Conector 2-2 = Abóbora
Conector 3-+ = Roxo
Conector 4-18 e 19 = Preto
Conector 5-X = Vermelho
Conector 6-3 = Amarelo
Conector 7-4 = Azul
Conector 8 = NADA
Conector 9-12 = Verde

Esquema 2

Se você quer outro esquema, logo abaixo você irá encontrar um equivalente ao anterior (este não é um circuito diferente do anterior):

Este esquema representa a ponta do cabo de extensão
os números que estão acima correspondem ao DB 25
recorde que os 9V são só necessários para o
Force FeedBack

Esquema 3

Montagem

Vamos Começar

Pegue o cabo de extensão e corte o conector macho descasque o fio você deverá ver 7 fios de cores diferentes (se for o pad digital mas se for o Dual Shock você irá ver 8 fios de cores diferentes). Abra o conector macho e você irá ver os números correspondentes a cada cor dos fios.

Estanhando o DB-25

Pegue o conector DB25 macho e estanhe as pastilhas onde vamos fazer as conexões, que são as seguintes 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 12, 18 e 19 veja a figura a cima tendo em mente que a parte que se vê e a parte de trás do DB 25. Os pinos onde vamos fazer as conexões estão em vermelho e os pinos que estão em azul são os que iremos conectar um segundo pad.

Soldando os Diodos

Pegue os 5 diodos e corte a perna que está do lado contrário da marca (como? onde está a marca?) olhe a figura ao lado para ver a correspondência com a peça do esquema e o seu diodo real você pode deixar mas ou menos meio centímetro (como a da imagem anterior). Agora pegue o ferro de soldar e estanhe as pernas de cada diodo mas cuidado para não ficar muito tempo com o ferro de soldar nos diodos pois você pode danificar os diodos por excesso de calor. Agora pegaremos o DB 25 com as pastilhas estanhadas e soldaremos as pernas dos diodos nos conectores 5, 6, 7, 8 e 9 do DB25. Lembre-se que você tem que soldar os 5 na orientação correta. Tem que fazer igual a imagem abaixo.

Soldando os Cabos

E já estamos finalizando a parte mecânica. O cabo que corresponde ao número 5 do PSX tem que ser soldado nos 5 diodos. Faça o seguinte: deixe cair um pouco de solda entre os diodos para conseguir curto-circuitar os 5 diodos como aparece no circuito. O cabo que corresponde ao número 4 do conector do PSX deve ser soldado nos pinos 18 e 19 do DB 25, coloque um pouco de solda entre esse dois pinos para curto-circuitar.

Usando o Force FeedBack.

Conecte um cabo de dois fios de 0,5 m de cores diferentes (vermelho e preto) e conecte o cabo vermelho ao fio roxo do cabo do pad do PSX. E o outro cabo (preto) solde-o nos pinos 18 e 19 do DB 25 aonde tem que estar conectado o cabo correspondente ao número 4. No outro extremo do cabo conectamos a fonte de alimentação tendo muito cuidado sabendo que o preto é o negativo (-) e o vermelho o positivo (+) e que tem a tensão de 9V. Utilize o multímetro para isso. E ai está. Repasse todos os passos antes de conectar o DB 25 na porta paralela.

Resultado Final com pad normal

Com Force FeedBack

Agora vamos para a parte 3 desta dica, que explica o software/drivers: Clique AQUI para ir para a parte 3 (Software/Drivers)!

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR