Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

ADAPTAÇÃO DE JOYSTICK DE PLAYSTATION PARA USO EM PCS

Andrey Capella Feijó - 09/04/2002

Introdução e Componentes

Esta dica, enviada pelo Andrey Capella Feijó, é baseada no artigo "DirectPad" de Earle F. Philhower, e vem sendo discutida lá no Fórum do BoaDica (http://www.forumboadica.com.br).

O BoaDica não se responsabiliza por problemas advindos de erros na execução deste projeto. Só deve ser tentado por quem possui algum conhecimento técnico, sabendo o que está sendo feito.

Se você tem um PlayStation e um PC, e não tem nenhum pad para PC, ou simplesmente os que tem no mercado são demasiadamente caros e os que tem preços acessíveis não são bons agora você tem uma grande opção. Conecte seu pad de PlayStation (qualquer um) no seu PC conservando TODA a sua funcionalidade graças ao excelente driver DirectPad.

Vantagens:

  • Desfrutar da ampla gama de pads que existem para PlayStation e sobre tudo, de seu preço mais baixo comparando com os de PC

  • Funciona tanto com os pads normais e com os dual-shocks. E mais, com este último você poderá utilizar como analógico e com capacidade para vibrar (Force Feedback) em jogos de Windows que suportem (Need for Speed III, Incoming, Star Wars Rogue Squadron, Flight Simulator, Forsaken,etc).

  • Poderá utilizar TODOS os botões do pad de PlayStation nos seus jogos preferidos, no total são 10 se utilizar o digital e 16 se utilizar o controle analógico.

  • Poderá conectar mais de 1 pad simultaneamente (ver Parte 4 desta dica).

  • Com os dual-shock poderá escolher entre o controle digital e analógico em pleno jogo

  • Se você já tem um pad para PC poderá utilizar os dois sem perder a funcionalidade de nenhum deles (me refiro a que se conectarmos dois joysticks/pads por um conector Y a porta de jogos, só poderemos utilizar 2 botões em cada joystick/pad)

  • A montagem não é muito complicada.

  • Em teoria deveria funcionar com qualquer dispositivo de controle de jogos para PlayStation (pad de outra marca, volante, etc).

  • Poderá utilizá-lo em jogos de Windows e em jogos de DOS dentro de uma janela do Windows.

Inconvenientes:

  • Se quiser utilizar o dual-shock necessitará de uma fonte de alimentação externa.

  • A conexão é feita na porta paralela, ou seja você usa a impressora ou o pad assim você terá que colocar e tirar o pad e a impressora. Ou então instalar um chaveador de porta paralela!

Umas palavras antes de começar

Uma vez falados sobre ambos os aspectos deste "invento" estamos em condições de seguir explicando. Seguindo com as preliminares, vamos deixar claro que não é necessário nenhum conhecimento de eletrônica, a não ser que você tem que saber soldar e saber manejar um multímetro. Se você não tem nenhuma idéia, procure um amigo que te ajude.

Componentes

Cabo de extensão para PSX

Conector DB-25 macho

Ferro de Soldar

Solda

5 diodos 1N914 ou 1N4148

Faca Alfa

OBS: Esse cabo de extensão para PSX é difícil de achar você pode conectar o pad direto

a paralela do micro o ruim é que você só vai poder usar o pad no micro pois o conector do pad vai ser cortado.

Se você se animou, veja a parte 2 desta dica, que explica a montagem: Clique AQUI para ir para a parte 2 (Esquemas e Montagem)!

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR