Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

WINDOWS ME E WINDOWS XP NO MESMO MICRO

Andrey Capella Feijó

Como eu sofri para encontrar informações sobre como fazer para usar dois sistemas operacionais na mesma máquina, resolvi colocar essa mensagem aqui esclarecendo tudo.

Eu uso 3 HDs na minha máquina, dois de 40Gb ATA/100 e um de 1.2Gb ATA/33. Eu instalei o Windows XP Pro no HD de 40Gb ligado na IDE(0) ATA/100 porém eu queria instalar o Windows ME no outro HD de 40Gb ligado na IDE(1) ATA/100. O meu objetivo era durante o boot eu poder escolher que sistema operacional eu queria iniciar.

Eu queria fazer isso, porque o programa ASUS Live para captura de vídeo que eu tenho, não funciona no Windows XP e a ASUS ainda não lançou uma versão compatível com o XP, então eu decidi instalar o Windows ME apenas para capturar vídeo, já que o ASUS Live funciona lá.

Algumas observações antes de prosseguir:

- Eu não estou usando os meus dois HDs de 40Gb em RAID
- Ambos estão como master
- O HD de 40Gb ligado na IDE(0) ATA/100 tem um ZIP Drive interno como slave
- O outro HD de 40GB está ligado sozinho como master na IDE(1) ATA/100
- O HD de 1.2Gb é apenas um coadjuvante, não tem nenhum sistema operacional instalado nele, apenas arquivos. Ele também está como master na IDE(0) ATA/66 e tem o meu drive de DVD como slave dele.
- Todos os meus HDs estão com partições primárias em FAT/32

OBS: Esses procedimentos se aplicam a utilização de dois sistemas operacionais sendo que o principal é o Windows XP e o outro pode ser qualquer sistema operacional, nessa caso é o Windows ME.

Vejamos os procedimentos:

(1)- O meu HD 2 de 40Gb já estava formatado antes da instalação, ou seja, não tinha nenhum sistema operacional instalado na máquina.
(2)- Então eu formatei o meu HD 1 de 40Gb, depois eu transferi o sistema do disco de boot para o HD, o DOS passou a enxergá-lo como (C).
(3)- Instalei o suporte aos drives de CD fazendo o DOS reconhecer os meus dois drives de CD.
(4)- Segui todos os procedimentos normais e instalei o Windows XP no HD 1 de 40Gb em FAT/32 mesmo.
OBS: Optei por não usar NTFS já que eu uso muito o DOS e eu preciso que o DOS enxergue todos os meus HDs, o que não aconteceria, pois o DOS em estado normal não reconhece sozinho HDs particionados em NTFS
(5)- Depois de instalado o Windows XP, desliguei a máquina e desliguei o HD 1 de 40Gb que estava com o XP instalado e o outro HD de 1.2Gb. A máquina passou a reconhecer somente o HD 2 de 40Gb obviamento como (C) depois de eu ter transferido o sistema do disco de boot para ele também.
(6)- Depois de instalar o suporte aos drives de CD nele também, instalei o Windows ME. Depois de instalado, desliguei a máquina e religuei os HDs 1 de 40Gb com o XP e o de 1.2Gb
(7)- No boot, a máquina estava iniciando o HD 1 de 40Gb que estava com o XP como padrão.
(8)- Baixei o programa "BootMagic 7.0" da PowerQuest. Ele serve para quem quer usar um computador com mais de um sistema operacional em HDs separados ou particionados. Depois de instalado você pode configurá-lo facilmente para determinar qual sistema operacional você que usar como padrão, tempo de escolha de opção no boot, etc.
(9)- Então eu editei o arquivo "boot.ini" do Windows XP para iniciar o Windows XP, ou o DOS pelo sistema instalado no próprio HD 1 com o XP, já que eu mantive o sistema e o suporte aos drives de CD para rodar em DOS.

Meu boot ficou assim:

1. Antes de aparecer a tela de escolha entre Windows XP Pro e Windows que é gerada pelo próprio Windows XP, aparece uma tela com a opção de eu iniciar ou o Windows XP, ou o Windows ME.

2. Se eu selecionar o XP, depois aparece aquela tela normal do Windows XP me perguntando se eu quero iniciar o Windows XP ou outro Windows, porém a segunda opção eu reeditei no arquivo "boot.ini" para iniciar o sistema em DOS. Selecionando Windows XP Pro ele inicia normalmente.

3. Se na tela de escolha entre o Windows XP e Windows ME eu selecionar ME, ele iniciará o ME normalmente.

OBS IMPORTANTE: Se você pretende que os seus Windows enxerguem todos os HDs, logo após a instalação do BootMagic, não ative a opção que ele manda que é: "Advanced Hide Partition". Se você ativar, cada Windows só vai enxergar o seu próprio HD que está o seu sistema.

Caso você ative essa função e queira voltar atrás depois, terá que baixar o programa "PartitionMagic 7.0" também da PowerQuest, ele remove partições ocultas desfazendo efeito do "Advanced Hide Partition" sem danificar a partição ou provocar perda de dados.

Espero que esse pequeno tutorial poupe o trabalho de quem está querendo fazer isso e ainda não havia encontrado a solução.

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR