Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

COPIANDO CDS DE PLAYSTATION

Andrey Capella Feijó - 03/05/2002

Apesar de não apoiarmos pirataria, consideramos importante que os proprietários de programas/jogos possam realizar backup de seus produtos, que não são baratos, evitando problemas em situações de danos do CD (quem tem criança sabe que acontece muito!), e não tendo que se sujeitar às políticas de reposição de mídia das empresas, em que o usuário/proprietário na maioria das vezes deve arcar com mais custos para repor seu produto (já pago), além de raramente deixarem de informar como fazê-lo. Devido a isto, achamos importante a divulgação deste tipo de informação que consta nesta "dica".

Para os interessados em copiar jogos do PlayStation algumas dicas:

1. Para as cópias usem os seguintes softwares: CloneCD ou PSX Copy. Existem outros softwares também muito bons mas esses são melhores.

2. Procurem o software "Copy Protection Detection". Ele funciona com o CloneCD e pode ser instalado à parte. Ele detecta qualquer tipo de proteção em CDs e já abre o CloneCD configurado para fazer a cópia baseado no tipo de proteção que o CD que será copiado tem. A versão disponível no momento é a 0.6.

3. Sempre façam as cópias na velocidade mínima (1x) e nunca tentem fazer a cópia em On-The-Fly. Deve-se criar a imagem no HD primeiro. É conveniente criar a imagem a partir do próprio gravador. Na hora de criar a imagem, pode ser na velocidade máxima, mas na hora de gravar a imagem no CD, tem que ser em (1x).
OBS: É perfeitamente possível gravar da imagem para o CD em velocidades mais altas, mas isso aumenta em mais de 50% as probabilidades da cópia ficar rodando com falhas no som e nas animações. Por isso, tenham um pouco de paciência e gravem sempre em (1x). Jogos grandes levam em média 1h:10min para copiar.

4. Jamais utilizem mídias diamante, mesmo se forem de marca confiável. Evitem as mídias gold genéricas como LC, NET Perfect, etc. Prefiram as mídias gold sempre de 80min da Mitsui ou Kodak. As mídias pretas também são ótimas, pois o PlayStation foi feito para rodar jogos em mídias pretas. A única coisa lamentável é que as mídias pretas são todas genéricas.
OBS: Uma boa solução é fazer um meio a meio. Por exemplo: comprar 5 mídias de 80min gold da Mitsui e 5 de 80min pretas. Levem em consideração que cópia é cópia, não podem ser comparadas a um CD original. Por isso se a cópia ficar ruim na mídia preta, use como segunda opção a Mitsui gold de 80min.

Até o momento eu já copiei 7 jogos e todos estão perfeitos, são eles:

Resident Evil - num Mitsui gold de 74min
Resident Evil 3 - num Kodak gold de 80min
Silent Hill - num Mitsui gold de 80min
Gran Turismo - num Kodak gold de 80min
Gran Turismo 2 - num Mitsui gold de 80min
Tekken 3 - num Mitsui gold de 80min
CTR - numa mídia preta genérica de 80min

Um fator a considerar com relação ao aparelho de Playstation (console):

1. O Equipamento, "oficialmente" não é vendido no Brasil, ou seja, a Sony não o distribui no Brasil, portanto todos os aparelhos disponíveis são "importados".

2. Para utilizar CDs copiados no Playstation, o mesmo deve estar "desbloqueado", ou seja, com o chamado "MOD CHIP" implantado. Sem este desbloqueio, ele só rodará jogos originais e segundo o padrão do país em que foi fabricado (um PSX japonês não roda jogos vendidos para PSX americano somente jogos vendidos no Japão). Se você comprar um que não é, um desbloqueio sai por uns 40 reais numa locadora ou loja de eletrônica. A maioria das locadoras fazem este serviço.

3. Muitos locais já vendem o console já desbloqueado, porém alguns não (por exemplo da última vez que comparamos o que era vendido em casas tipo Casa & Vídeo, ele não era desbloqueado).

4. O console, é para ser utilizado em televisão, portanto, do mesmo modo que os videocassetes, possui opção de PAL-M (padrão de tv do Brasil), ou NTSC. A maioria dos que são vendidos no Brasil já estão convertidos para PAL-M.

Referências:
- Clone CD: http://www.boadica.com.br/prgconteudo.asp?codigo=314
- Copy Protection Detection: http://www.pctip.ch/downloads/dl/17291.asp

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR