Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

DUAL BOOT WINDOWS 2000 E WINDOWS XP

Andrey Capella Feijó - 26/02/2002

Esse tutorial explica como fazer dual-boot usando o Windows XP e Windows 2000 em 2 HDs separadamente, apenas reeditando o arquivo "boot.ini".

CONDIÇÕES PARA FAZER ESSE DUAL-BOOT:

  1. Cada Windows deve ser instalado em um HD
  2. Os HDs podem ser diferentes em marca, capacidade, performance, inclusive em tipo ou padrão ATA, ou seja: no caso do tipo pode ser um IDE e o outro SCSI, ou ambos SCSI ou IDE.
  3. No caso de serem HDs iguais eles não podem estar em RAID.
  4. Ambos devem estar como master

DESCRIÇÃO DA PLACA-MÃE E DOS HDs UTILIZADOS NESSE DUAL-BOOT:

Placa-mãe: ASUS A7V (possui 4 portas IDE, 2 ATA/100 da controladora Promise onboard e 2 IDE ATA/66 convencionais controladas pela BIOS da placa-mãe)
HDs: Dois Seagate IDE de 40Gb ATA/100 exatamente iguais

CONDIÇÕES DA MÁQUINA:

  • Um HD de 40Gb ligado na IDE (0) da controladora Promise tendo um ZIP drive interno como slave
  • Um HD de 40Gb ligado na IDE (1) da controladora Promise sozinho
  • Um HD de 1.2Gb ligado na IDE (0) ATA/66 da placa-mãe com um drive de CD-ROM como slave (esse HD foi neutro na instalação dos dois sistemas operacionais)

PROCEDIMENTOS:
O HD 1 de 40Gb está na IDE (0) ATA/100; O HD 2 de 40Gb está na IDE (1) ATA/100

  1. Eu desliguei o HD de 1.2Gb deixando o sistema com apenas os dois HDs de 40Gb
  2. Formatei o HD 1 de 40Gb e criei apenas uma partição em FAT32
  3. Formatei o HD 2 de 40Gb e criei apenas uma partição em FAT32
  4. Preparei o HD 1 para instalar o Windows XP Pro (inglês) e o instalei normalmente em FAT32 nesse HD
  5. Depois de tudo instalado no HD 1 de 40Gb eu desliguei a máquina e desliguei o HD 1 de 40Gb, a máquina ficou somente com o HD 2 de 40Gb.
  6. Preparei o HD 2 de 40Gb e instalei o Windows 2000 Pro (inglês) em FAT32.
  7. Religuei os outros dois HDs, a máquina então ficou com os três HDs ligados sendo que o Windows XP instalado no HD 1 de 40Gb, o Windows 2000 instalado no HD 2 de 40Gb e o HD de 1.2Gb somente com o DOS instalado.

Até agora tudo OK, porém seguindo esses procedimentos até o passo 7 descrito acima, a máquina terá o Windows XP iniciando normalmente, mas o Windows 2000 não vai iniciar, vai dar erro. Para concluir o dual-boot e ter os dois Windows iniciando você terá que editar manualmente os arquivos "boot.ini" que estão, um na raiz do HD que está com o Windows XP e o outro na raiz do HD que tem o Windows 2000 instalado.

COMO FICOU O MEU BOOT:

Quando ligo a minha máquina aparece aquela tradicional tela em DOS do "boot.ini" me perguntando qual Windows eu quero iniciar, no caso a minha ficou assim:

1. Microsoft Windows XP Professional
2. Microsoft Windows 2000 Professional
3. Microsoft DOS 6.22

  • Eu inicio o sistema operacional que eu quiser sem problemas
  • O Windows XP enxerga todos os meus HDs e unidades
  • O Windows 2000 também enxerga todos os meus HDs e unidades
  • O DOS também enxerga todos os meus HDs e unidades
  • Os dois Windows iniciam de forma totalmente independente, ou seja, cada um inicia diretamente pelos arquivos instalados no seu próprio HD.
  • Para ter o DOS disponível basta transferir o sistema de um disco de boot para os HDs que você desejar, nesse caso que tenho os meus três HDs com sistema, mas o meu boot em DOS é pelo HD 1 de 40Gb que é o meu HD principal.

O DOS é totalmente desnecessário, eu o tenho simplesmente por que ainda o utilizo muito. Pelo arquivo "boot.ini" pode-se configurar para se ter como opção de boot apenas os dois Windows. Para isso basta remover a linha: c:\="Microsoft Windows" no meu caso essa linha aparece como: c:\="Microsoft DOS 6.22" porque eu a reeditei assim.

VEJAM AGORA COMO FICOU OS MEUS ARQUIVOS "BOOT.INI":

Arquivo do HD 1 de 40Gb com Windows XP:

[boot loader]
timeout=10
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS

[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /fastdetect
multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(1)\WINNT="Microsoft Windows 2000 Professional"
c:\="Microsoft DOS 6.22"

Arquivo do HD 2 de 40Gb com Windows 2000:

[boot loader]
timeout=10
default=multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(1)\WINNT

[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(1)\WINNT="Microsoft Windows 2000 Professional"

DESCRIÇÃO DOS ATRIBUTOS:

[boot loader]
timeout - define o tempo em segundos para você escolher qual sistema vai iniciar, como padrão ele vem com 30. O tempo pode ser mudado sem problemas.
default - indica qual é o sistema padrão a ser iniciado caso o tempo termine e nenhuma opção seja escolhida

[operating systems] - indica quais os sistemas disponíveis para a escolha do boot
multi() - indica o sistema multi-boot MBR, o valor normalmente deve ser (0)
disk() - indica o HD fisicamente, o valor normalmente deve ser (0)
rdisk() - indica a localização do disco na IDE, o valor (0) é para indicar que o HD está ligado na IDE (0) e o valor (1) indica que ele está na IDE (1)
partition() - indica a partição que contém o sistema operacional a ser iniciado, o valor (1) deve ser 1 se o HD possui apenas uma partição, ou se ele tem mais de uma partição mas vai iniciar o sistema operacional que está na partição 1, caso o sistema operacional esteja na partição 2 de um HD com duas partições o valor deve ser (2).

Por exemplo: Se você não tem dois HDs mas quer ter os dois Windows instalados e o seu HD é de 40Gb, você partionaria ele em duas unidades de 20Gb e instalaria cada Windows numa partição, dessa forma, o valor do atributo "partition()" do Windows XP seria (1) e o valor do atributo "partition()" do Windows 2000 seria (2).

\WINDOWS - indica o diretório em que está localizado os arquivos que vão iniciar o sistema operacional desejado. O que está entre aspas (") é o nome que vai aparecer na tela de boot, o nome poder ser mudado pra qualquer outro desde que esteja entre aspas.

/fastdetect - é um item opcional

\WINNT - a mesma coisa que o \WINDOWS só que nessa caso os arquivos que inicializam o Windows estão nesse diretório. O que importa é que essa referência sempre aponte para o diretório em que está instalado o Windows a ser iniciado, ou seja o nome tem que ser o mesmo do diretório em que o Windows está instalado.

c:\="Microsoft Windows" - essa opção serve somente para iniciar qualquer versão do Windows 95, 95OSR2, 98, 98SE e ME ou o DOS. No caso do DOS, basta que o HD tenha os arquivos: COMMAND.COM, DRVSPACE.BIN, MSDOS.SYS, IO.SYS. Os arquivos AUTOEXEC.BAT e CONFIG.SYS são opcionais. No caso dos Windows 95, 95OSR2, 98, 98SE, basta selecionar a opção que o Windows será iniciado.

CONCLUSÃO:

Desse forma os softwares como o BootMagic ou o BootIt tornam-se desnecessários.

IMPORTANTE:

As descrições desse tutorial se aplicam as minhas configurações, quem tiver configurações de hardware iguais ou similares as minhas não terá problemas. Isso não significa que quem não tenha as configurações iguais ou similares as minhas terá problemas, mas é possível que alguns detalhes da reedição do arquivos "boot.ini" não se apliquem a alguns casos ou configurações.
Esse tutorial tem como objetivo apenas auxiliar aqueles que estão tendo dificuldades para criar um dual-boot.

Boa sorte a todos!!!

O assunto/conteúdo desta dica, se encontra no Fórum do BoaDica, onde o pessoal tem conversado a respeito, tirado dúvidas, sugestões, etc.
Venha participar também! (http://www.forumboadica.com.br)

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR