Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

CUIDADO COM O COOLER NA TROCA DA PLACA MÃE OU CPU.

J. Carvalho - 28/01/2002

Você vai, compra aquela placa mãe tão esperada ou aquele processador dos sonhos. Chega em casa, troca e começam os problemas.

Isso está ficando cada vez mais comum e cada vez mais perigoso, a medida que os processadores vão crescendo.

Muita gente compra uma nova placa mãe ou um novo processador, mas não pensa nos problemas que a reutilização do cooler pode dar. Quem tem um cooler bom e caro, pode cair neste erro pensando na simples reutilização do cooler.

Bom, vamos as explicações...

Quando se compra um cooler, ou ele vem com um pacotinho de pasta térmica ou já vem com ela na sua superfície em forma de elastômero, aquela fita emborrachada que vem na base do cooler. O elastômero é o vilão desta história.

Ao utilizar o cooler com elastômero pela primeira vez, ele se molda com o calor e proporciona o contato entre o dissipador o a CPU. Até aí tudo bem, mas quando você retira o cooler e vai recoloca-lo, cria-se uma brecha na transmissão do calor. Veja nas fotos abaixo a diferença de um elastômero novo e de um usado.

Elastômero de um Thermaltake Volcano 5 nunca usado. 

Elastômero de um CoolerMaster usado. Veja a marca que a CPU deixou.

A solução é muito simples, comparada com o estrago que este "buraco" no elastômero pode causar. Vamos a "receitinha":

  • Retire o que sobrou do elastômero

  • Aplique um pouco de pasta térmica

  • Volte o cooler para o lugar e pronto

A retirada do elastômero poderá ser feita com um pedaço de bombril. Isto irá ajudar na melhoria da superfície do dissipador. Recomendo a retirada do ventilador e que esta tarefa seja feita longe do micro, para que as partículas do bombril não caiam dentro do micro ou do ventilador.

A pasta térmica pode ser adquirida em qualquer boa loja. Existem marcas boas e caras, mas também existem as mais baratas. Sugiro que pense no resultado que quer obter,  na hora de comprar a pasta. Ah, lembre-se também de quanto custou a sua CPU e seu cooler, pode ser que a melhor pasta térmica não represente 5 por cento do valor. Compre um pouco de Pasta térmica!

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR