Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

CRIPTOGRAFIA DE ARQUIVOS

Antonio Vilhena - 28/02/2002

Com a popularização da informática, e também devido ao compartilhamento do micro que você usa no escritório ou em casa, muitas vezes queremos ter certeza de que ninguém irá acessar informações que estão contidas no disco e que são muito importantes para você, daí resolvemos montar uma dica sobre programas de criptografia e de limpeza de dados para que você possa ter uma solução para que ninguém acesse seus dados sem permissão.

Criptografia de Arquivos/Pastas:

Você poderá encontrar alguns programas interessantes para esta finalidade. O modo de funcionamento deles é muito similar. Basicamente usam duas metodologias:
1. É criado um arquivo no seu disco rígido que será um container ou disco virtual. Este disco virtual só terá seu conteúdo visível através da utilização de uma senha. Assim sendo, o programa pega o arquivo que você deseja inibir o acesso, encripta, e grava dentro deste disco virtual, através de um sistema de arquivo virtual. Assim, mesmo que alguém copie este arquivão do disco-virtual, também não conseguirá entender os dados que estão gravados nele.
2. O arquivo é desencriptado on-the-fly, ou seja, para que o arquivo possa ser utilizado por algum programa, é necessário que o mesmo seja desencriptado antes do uso, ou irá apresentar erro, ou o conteúdo estará ilegível.

Vejamos graficamente como seria:

Disco Virtual (BestCrypt)


On-the-fly (EasyCripto)

Normalmente estes aplicativos trabalham integrados ao Explorer, de forma que o processo de encriptar / desencriptar fique transparente para o usuário, pedindo apenas a senha para ou cada arquivo ou o disco virtual inteiro. Alguns programas ainda permitem que você envie os arquivos encriptados via e-mail, e através de um programa só de visualização (e claro com a senha), o outro usuário possa visualizar o arquivo.

Outro ponto que muitas vezes diferenciam os programas, é o algoritmo utilizado para encriptação de dados. Alguns são simples, e outros são bem poderosos sendo praticamente impossíveis de serem quebrados.

ATENÇÃO: a maioria dos programas avisa que caso você encripte arquivos e depois esqueça sua senha, não tem como recuperar mais o(s) arquivo(s)! Portanto, CUIDADO AO USAR!

Programas que pode ser utilizados:
- Encrypted Magic Folder - shareware
- Best Crypt - possui demo para testar
- EasyCrypto - Freeware - vários idiomas inclusive português.
- PGP - freeware - necessária a instalação de plugins na versão free de forma a ser mais amigável
- DataSafe - possui demo para testar
- Kryptel Lite - Freeware
- Power Crypt - Freeware
- Cypher Millenium - possui demo para testar - versão em português
- DriveCrypt - possui demo para testar
- FineCrypt - Freeware

Limpeza de Disco:

Outra função que é muito importante também na área de segurança é APAGAR dados do seu micro.

Quando você apaga o arquivo através do explorer ou mesmo usando o delete do DOS, o que o sistema faz é simplesmente ir na FAT do seu disco (sistema que controla o conteúdo do disco), e altera apenas o status daquela área/arquivo como apagada, porém o conteúdo propriamente dito ainda continua lá, inclusive podendo ser recuperado com programas próprios para recuperação de dados como o Lost & Found, Tiramisu, Norton, etc. Se forem dados/informações sigilosas, é um risco apagar apenas com o comando de delete ou através do explorer. Imagine por exemplo você trocando de HDs, e seu HD velho indo parar na mão de algum inescrupuloso! Você pode ter no seu disco (apagado apenas da forma explicada acima), os seus dados bancários, informações do imposto de renda, dados pessoais, fotos pessoais, etc.

A formatação do HD também não resolve o problema, uma vez que atualmente a formatação apenas formata a FAT ou subsistema de arquivo, deixando o restante da superfície, exatamente onde estão os dados, intocada, e portanto, passível de ser recuperado o seu conteúdo.

Para garantir que seus arquivos apagados sejam REALMENTE apagados, deve ser utilizado programas específicos que ao invés de apagarem o arquivo na FAT, fazem também a gravação, exatamente no lugar de seu conteúdo, bytes (geralmente 0), de forma a não ser recuperável.

Existem vários programas que podem fazer isto:
- BC Wipe - Shareware (apaga arquivos)
- Format Secure - Shareware (formatação segura do HD)
- Evidence Eliminator - shareware (apaga arquivos)
- Quick Wiper - shareware (apaga arquivos)
- Wipe Pro - Freeware (wipe de HDs, diskettes, etc)

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR