Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

AQUECIMENTO

J. Carvalho - 01/06/2000

Apesar da maioria dos usuários não se darem conta, dentro de algumas CPUs, existem verdadeiros infernos causados por aquecimento excessivo. Muitas das vezes se deve ao fato, de estar a CPU em local não apropriado como dentro de armários ou estantes e outras pela deficiência ou mal funcionamento do ventilador da fonte ou do cooler da CPU, causando travamentos e até queima de alguns componentes. No caso do mal funcionamento dos ventiladores e coolers, a causa normalmente é o excesso de poeira acumulado, causando a redução e até a paralisação do seu funcionamento. É aconselhável uma revisão periódica para evitar estes casos. Existem também outros fatores, técnicos sem experiência, que na hora de montar ou reparar um micro, não se dão conta de que o barato sai caro, não observando a qualidade destes pequenos, porem importantes componentes.
Você vai ver aqui uma série de tipos de ventiladores, uns bons outros nem tanto. Também vai ver que a refrigeração não se limita somente a CPU e a fonte, se estendendo a HDs, placas de vídeo, etc...

Vamos começar com os coolers de CPUs mais fracos, indicados apenas para processadores não muito rápidos.

No cooler da esquerda, o da marca azul, praticamente metade da sua área está fora do alcance do ventilador. Isto com certeza irá prejudicar a refrigeração da CPU. Notem que o dissipador (A parte de alumínio) no caso do cooler a direita, é demasiado pequeno. Isto o torna não indicado a CPUs do tipo K6 2 já que eleas tendem a esquentar muito.
Para processadores mais rápidos é aconselhável o uso de dissipadores maiores e em alguns casos coolers do tipo "fechado" identificado abaixo pelo quadrado verde na foto. Por possuírem uma espécie de tampa, canalizam melhor o fluxo de ar proveniente do ventilador.
Esta tampa tem um resultado acima do esperado e você poderá observar isto na nossa matéria sobre ventiladores para Pentium III.

As variações dos tipos de coolers para CPU são muitas. Existem coolers com 1, 2 e até com 3 ventiladores, o que não significa que sejam melhores ou piores.



Não só a CPU e a fonte necessitam dos ventiladores. Os HDs, placas de vídeo mais modernas, gravadores de CDs também esquentam bastante. No caso dos HDs e dos gravadores de CDs, o aquecimento é normal, mas alguns usuários optam por refrigerá-los e com isto ganham um pouco mais de vida útil.
Abaixo temos um sistema de ventilação que auxilia na refrigeração geral da CPU e um sistema de ventilação para HDs.

As placas de vídeo mais modernas já vem equipadas com dissipadores de calor e em algumas há a presença também de ventiladores, como pode se ver abaixo.

É fato que dependendo das condições, estes dissipadores e ventiladores não são suficientes para manter a placa em uma temperatura normal de trabalho, comprometendo seu rendimento e sua vida útil.
Com o uso cada vez mais comum de máquinas com overclock, a indústria de equipamentos para refrigeração de CPUs e suas partes, tem criado constantemente novas soluções para que o calor não venha a causar problemas. Existem sistemas de refrigeração de CPUs a base de agua, com um sistema parecido com os usados em carros. Estes sistemas contam com radiadores, bomba dágua, mangueiras e tudo mais. Existem também gabinetes com compressores, do tipo usado em geladeiras. Para saber mais sobre estes gabinetes (Kryotech), veja a nossa matéria sobre eles.
Bem se formos falar em todos os tipos de artefatos usados para a refrigeração, vamos precisar de um site só para isto. Sugiro a você que dê uma visitada em sites especializados e veja como a temperatura é importante no funcionamento de sua máquina.
Aqui algumas sugestões de sites especializados nestes produtos:

www.coolerguys.com
 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR