Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

FAZENDO BACKUP DO SEU OUTLOOK

Antonio Vilhena - 18/03/2002

Todos sabemos do risco que é não termos backup dos nossos dados, e dentre eles se inclui as informações que guardamos no OUTLOOK.

Já imaginou ter que entrar com todos os contatos novamente? E seus compromissos no calendário? Pior, como é que vai recuperar as mensagens de e-mail que você tinha guardado?

Como fazer o backup das informações do Outlook, não é uma atividade muito simples (pelo menos não há nele nada automatizado), listamos aqui algumas maneiras de executar este backup e se garantir contra qualquer problema! Exemplo para Outlook 2000:

1 - Copie todas as mensagens para uma pasta separada (com isso você terá feito o backup das mensagens)
2 - Vá em Ferramentas -> Contas lá selecione todas contas que deseja salvar e selecione Exportar. Cada conta será salva com a extensão (IAF) na pasta que você quiser.
3 - Para exportar todos os seus contatos, abra o seu catálogo de endereços do seu Outlook, então clique em Arquivo -> Exportar -> Catálogo de endereços (WAB). Com esse procedimento todos os seus contatos serão armazenados num arquivo de extensão (WAB) com o nome que você quiser e na pasta que você quiser.
4 - Para as assinaturas é simples, basta copiar o conteúdo de cada assinatura que você utiliza em arquivos de texto (TXT) separados. Depois você poderá utilizar as suas assinaturas a partir dos arquivos que criou.
5 - Para as regras (ou filtros), você deverá ir em Ferramentas -> Assistente de Regras -> Clicar em OPÇÕES -> Clicar em Exportar Regras. Será salvo um arquivo com a extensão RWZ.

Fazer todos esses procedimentos é mais trabalhoso, porém muito mais seguro.

Outra solução, é utilizar programas específicos para backup do Outlook.

Alguns programas:
- OutBack Plus - Shareware - Backup completo do Outlook 2000, favoritos, etc.
- e-Backup - Shareware - Backup do Outlook Express, favoritos, etc
- Express Archiver - Shareware - backup completo do Outlook Express, copia para CDs, HTMs, etc.
- Outlook Express Backup - shareware - salva em arquivo autoexecutável para restore

De qualquer forma, é sempre bom lembrar: backup nunca é demais, e não compensa o risco de não fazê-lo.

Uma boa política é utilizar programas de agendamento de tarefas, ou montar arquivos de lote (tipo BAT), para automatizar a realização de seu backup. Anote que informações são importantes para você (dados, arquivos, pastas, etc., não precisa realizar backup de programas), e prepare uma rotina para pelo menos semanalmente realizar um backup destas informações. Se você possuir um gravador de CD, melhor ainda! Realize o backup, e grave em um CDR, anotando no CD a data do Backup, e guardando em local seguro.

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR