Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

CUSTOMIZANDO O SEU WINDOWS - PROPRIEDADES DO SISTEMA

Antonio Vilhena - 10/09/2001

Esta dica a princípio pode parecer meio que "perda de tempo com brincadeira", mas na realidade explica para os "montadores"/"suportes técnicos", que existem por aí, a colocar no sistema do cliente além da marca de sua empresa para ser facilmente reconhecida a origem do equipamento/serviço, bem como fornecer informações de acesso imediato para chamados técnicos, etc. (pode ser usado em Windows 9x e 2000)

Como alterar a propriedade do seu sistema?

Vá em Iniciar / Configurações / Painel de Controle / Sistema / e dê uma olhada na janela inicial que aparece após o duplo clique em sistema. Normalmente não aparece nenhuma informação do fornecedor. Veja o exemplo abaixo

O que você acharia de colocar informações nesta tela, que facilitasse além da identificação do equipamento, fornecesse também algumas informações de contato, etc? Veja o exemplo seguinte:

Além disto, você pode incluir informações de suporte, pois será oferecido pelo sistema o botão visto acima de "Informações de suporte", onde você poderá colocar informações úteis para o usuário: 

Esta implementação é relativamente simples. Vejamos a seguir:

OEM Info

Abra um editor de texto (por exemplo o Notepad) e crie um arquivo com o seguinte texto:

[General]
Manufacturer=(coloque seu texto aqui)
Model=(coloque seu texto aqui)

[Support Information]
Line1=(coloque seu texto aqui)
Line2=(coloque seu texto aqui)
Line3=(coloque seu texto aqui)
Line4=(coloque seu texto aqui)

Inclua seu texto onde está indicado, SEM os parênteses. Você poderá colocar quantas linhas quiser na área de "Support Information", principalmente informações para auxiliar a identificação da máquina/cliente. Atenção: isto pode ser trocado depois, pois é um mero arquico texto que pode ser trocado, atualizado, etc., conforme melhor lhe convier.

Agora salve este arquivo com o nome de OEMINFO.INI no diretório C:\Windows\System (assumindo que seu windows está instalado no diretório C:\windows). Se seu diretório é por exemplo D:\WinNT então salve-o no diretório D:\WinNT\System.

Atenção, já pode haver um arquivo OEMINFO.INI neste diretório, porém ele está sem conteúdo, ou apenas com uma linha.

OEM Logo

Para o logotipo você terá um "pouquinho" mais de trabalho. Use um editor de gráficos para criar um arquivo bitmap que você deseja utilizar coo seu logotipo. A imagem tem que ser em 256 cores e de tamanhos ou 96x96 (quando utilizando no windows fontes pequenas) ou 120x120 (quando estiver utilizando no windows fontes grandes). No exemplo acima, estou usando 96x96x256.

Salve o bitmap como OEMLOGO.BMP no mesmo diretório que você salvou o arquivo OEMINFO.INI.

E... Pronto! Acabou.

Vá em Iniciar / Configurações / Painel de Controle / Sistema e veja como ficou. Repare (como nas imagens acima), que irá aparecer um botão "Informações de Suporte". Clique nele e verá aparecer uma janela com as informações que você colocou na seção [Support Information] no arquivo OEMINFO.INI.

O logo não apareceu?

Se seu logo não apareceu, confira se você colocou no diretório correto, com o nome correto, e principalmente se você colocou os nomes das sessões do arquivo OEMINFO.INI direitinho. Tenha certeza de colocar "alguma coisa" na variável Manufacturer. Este entrada não pode ficar em branco, ou nada aparecerá.

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR