Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

QUALIDADE DOS DISCOS (MÍDIA) DE CDR

Antonio Vilhena - 10/09/2001

"Que disco (midia) de CD-R utilizar" tem sido uma pergunta muito realizada nos foruns e em qualquer lugar que o assunto "CDR" venha a tona. Cada um tem uma opinião a dar (normalmente baseada em experiências próprias em gravações). Esperava-se que com o advento das velocidades de gravação mais altas, a qualidade das mídias iriam melhorar, para fazer frente à qualidade necessária para estas gravações, mas na realidade, ainda existem muitas mídias no mercado que apresentam baixa qualidade.

O que comprar?

Em primeiro lugar, o principal que devemos entender, é que a "marca" estampada no CD representa apenas a marca do "DISTRIBUIDOR" e normalmente este NÃO É o fabricante. Por exemplo, CD-Rs da BASF CD-Rs tem sido fabricados por diversas empresas diferentes como Taiyo Yuden e CMC Magnetics, e portanto, não tem sentido em falar da "marca" BASF em mídias de CDR.

Entretanto, você pode obter maiores informações sobre o disco (mídia) de CDR utilizando um programa chamado CD-R Indentifier (http://www.megagames.com/console/cd/cdr163.zip). Este pequeno utilitário lê do disco a informação chamada ATIP, incluindo o "suposto" fabricante. Além dele, programas como o Feurio ou o CDRDao são capazes de fornecer também algumas informações sobre a mídia. Existem algumas indefinições de quão reais/verdadeiras são estas informações obtidas do disco, porém até então são as melhores e únicas informações que podemos obter e normalmente são condizentes com a qualidade apresentada.

Nos Fóruns sobre CDR que ocorrem, na internet, em revistas especializadas, etc., é comum encontrarmos uma certa unanimidade com relação aos dois fabricantes que apresentam melhor qualidade em mídias CDR: Taiyo Yuden Corporation (vendido sob diversas "marcas/distribuidores" diferentes) e Kodak.

São considerados também como de boa qualidade, porém não com tanta unanimidade, os fabricantes: Mitsui Chemicals, Mitsubishi Chemicals, RICOH e RITEK.

RITEK (www.ritek.com.tw) é um caso interessante. Na área de mídias para CDRs menor que 4x a RITEK era conhecida como fornecedora de CDs de baixa qualidade, porém com o advento das mídias de 8x-16x os RITEKs tem apresentado ótima qualidade. Um dos distribuidores mais famosos de discos da RITEK é a marca Traxdata.

Métodos de Teste

A qualidade da mídia de CDR pode ser testada de várias maneiras, todas por comparação:

1. CDCheck (fusion.zejn.si)

Esta é uma aplicação que verifica os discos de dados. Use-a e confira o relatório da velocidade de leitura: se a velocidade de leitura é menor que a suportada no seu CD-ROM (é melhor usar um drive de CD-ROM nestes testes pois são menos tolerantes e menos precisos que os drivers de CDR), isto indica que o drive de CD está desperdiçando tempo realizando re-leitura de dados devido a erros, o que significa que o disco gravado não está perfeito.

2. EAC (www.exactaudiocopy.de)

O EAC possui uma opção de "Test selected tracks". Com isto, pode ser utilizado em CDs de áudio e verificar se ele mostra erros de re-leitura (decréscimo da velocidade). Um CD-ROM com uma confiável capacidade de extração de áudio é necessário para isto, e a opção "secure ripping mode" do EAC deve ser utilizada.

3. Feurio!(www.feurio.de)

Esta ótima aplicação de gravação de CD de áudio possui uma opção de "Test device" que realiza vários testes sohre a capacidade do drive de ler áudio corretamente. Primeiro utilize um CD de áudio original e limpo para conferir se o seu drive fornece 100% de resultado, então depois disto, utilize uma mídia de notória qualidade e verifique se o resultado ainda é 100%, por fim, utilize a mídia que deseja testar e veja se há diferenças.

Problemas de marcas de Drive x media?

Existem alguns usuários que em suas experiências notaram alguns problemas entre algumas marcas de gravador com algumas marcas de mídia, algo do tipo "incompatibilidade gravador-midia". Porém nos casos de mídias notória boa qualidade, é mais provável acontecer de o "drive" ser de baixa qualidade do que haver tal "incompatibilidade".

Fabricantes de baixa qualidade?

Sobre fabricantes de baixa qualidade, nem sempre há um consenso sobre os piores, porém uma marca tem aparecido constantemente nos Fóruns de discussão, e papos entre pessoas que lidam com gravação: CMC Magnetics (distribuído como Imation, alguns BASF, e outras marcas).

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR