Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

PROTEÇÃO EM CDS COMERCIAIS - PARTE I

Antonio Vilhena - 23/09/2001

Outro dia um amigo meu estava preocupado com a qualidade de um CD de joguinho do filho dele (já estava ficando com muitos riscos), e após algumas tentativas tirando cópias e perdendo CDs, entrou em contato comigo e perguntou se o problema poderia ser algum tipo de proteção no CD original.

Depois de alguns papos sobre o assunto, com outras pessoas que também me perguntaram sobre este assunto, resolvi preparar uma dica com algumas informações sobre proteção utilizadas em CDs comerciais.

Alertamos que condenamos a prática de pirataria de programas/jogos, e as informações aqui contidas são apenas sobre as técnicas utilizadas.


Proteção: SafeDisc

Descrição: A proteção SafeDisc, é o resultado de uma operação conjunta entre a MacroVision e a C-Dilla, usando assinaturas digitais para proteger o conteúdo do CD. A assinatura digital é encriptada no CD e é conferida quando o CD estiver sendo executado. A assinatura não pode ser copiada usando gravadores de CD ou equipamento de masterização, pois ela é "embutida" pelo laser no processo de criação do CD Master do programa. Esta proteção é correntemente utilizada por: TalonSoft, GT Interactive, Interplay, Microprose, Red Storm e Take Two Interactive.

Detecção: Os seguintes arquivos devem existir no CD original: 00000001.TMP, CLCD16.DLL, CLCD32.DLL e CLOKSPL.EXE.
Além disto, será colocado um arquivo arquivo.EXE e outro arquivo.ICD onde o arquivo .ICD é o jogo ariginal executável e o arquivo .EXE é um "loader" contendo parte da proteção do SafeDisc.

Solução: Esta proteção já foi quebrada e disponibilizada em alguns sites de jogos na internet como o GameCopyWorld

  • Primeiro, faça uma cópia direta (1:1) do CD original.
  • Para copiar o CD, use o programa CDRWIN e siga as instruções abaixo:
  • Faça uma imagem do CD e tenha certeza de colocar os parâmetros: "Data Read Speed" como "1x" e "Error Recovery" como "Ignore Errors"
  • A criação desta imagem será demorada, mas é necessária para realizar uma cópia direta perfeita.
  • Assim que você tiver gravado a imagem, execute o patch do SafeDisc para burlar a proteção

Proteção: LaserLock

Descrição: O Laserlock usa uma combinação de software de encriptação e marcações únicas de laser na superfície do CD, feitas durante a preparação da matriz pela masterizadora da Laserlock como forma de dificultar a cópia. Toda a aplicação de CD-ROM possui um parâmetro de bloqueio único, que protege contra re-masterização e reprodução."

Detecção: A proteção LaserLock pode ser detectada procurando por um diretório chamado "Laserlok" escondido no CD. Se você tentar ler este CD com um programa de cópia para tentar copiar manualmente os arquivos para o HD, você receberá um erro de leitura, informando que os arquivos não podem ser copiados. Esta é uma indicação que a proteção contra cópia está sendo usada.

Solução: Não há um crack genérico disponível ainda. Entretanto existem várias maneiras de burlar a proteção Laserlock (apesar de aparecerem alguns "trojans" informando que o são). Para copiar os arquivos, você pode usar 2 métodos: Primeiro, você pode tentar usar a opção "Ignore Read Faults" no seu software de gravação se o mesmo suportar (Nero, CDRWIN e o Prassi oferecem esta facilidade). Outra maneira, é usar um programa tipo o BlindRead para copiar os arquivos "não-copiáveis" do seu CD (o BlindRead ignora os arquivos e os copia sem verificação de tamanho ou erro, o que significa que ele irá ignorar os "bad-blocks", porém este procedimento é demorado).


Proteção: Securom

Descrição: Securom foi uma das primeiras proteções utilizadas comercialmente em CDs. Desenvolvida pela Sony, esta proteção é patenteada como uma tecnologia de proteção contra cópia que identifica um CD-ROM "originaL" por um mecanismo de autenticação especial. Usando procedimentos de masterização próprios da Sony, o CD é "prensado" com uma identificação eletrônica. Quando o programa no CD é iniciado, ele confere se esta identificação eletrônica está presente no CD. Se está, o programa continua a carregar, se não estiver o programa apresenta um erro.

Detecção: Um dos seguintes arquivos devem existir no diretório de instalação o no raiz do CD original: CMS16.DLL, CMS_95.DLL ou CMS_NT.DLL.

Solução: A proteção Securom possui várias versões, cada uma delas implementando melhores esquemas de proteção. Assim que cada versão de proteção é colocada no mercado, vários sites disponibilizam cracks para retirar ou burlar a proteção. Informações sobre as versões da proteção disponíveis, quem utiliza e como resolvê-las você poderá encontrar por exemplo no site: GameCopyWorld

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR