Página Inicial
  • Lista de Compras
  • Humor


twitter

Facebook

  Notícia
|

 

TESTE EM GRUPO DE GRAVADORES DE DVD DUAL LAYER

1/20/2005 1:00:00 AM

Quando, há alguns meses, apareceu pela primeira vez o formato de DVDs de dupla camada, este teve uma recepção um pouco ambígua por parte da imprensa. O formato DVD+R9 era virtualmente inexistente e com um preço ridiculamente elevado. Tendo em conta que a cópia de filmes comerciais era (e é) ilegal, pareceu-nos na altura um avanço sem objetivos concretos. A não ser que se pretendesse gravar os vídeos domésticos com duas horas de duração...

Mas rapidamente o formato dual layer foi sendo adotado e agora é apenas mais uma especificação nos gravadores de DVDs. Deste modo, conseguimos juntar um grupo de 10 drives de gravação de dupla camada. Algumas pertencem mesmo a uma ?segunda geração?, com velocidade de gravação de 4x em vez dos 2.4x das drives iniciais. Esta actualização é muito bem-vinda, porque gravar 8.5GB a 2.4x é um verdadeiro martírio.

Por outro lado, a velocidade de gravação de DVDs de camada única também está a desenvolver-se a um bom ritmo. Muitas destas drives afirmam ser capazes de gravar DVD+/-R a uma velocidade tão rápida quanto 16x, passando por completo ao lado da velocidade de 12x. Este facto é mais relevante no formato DVD+R, mas alguns dispositivos também apresentam velocidades de 16x para DVD-R. Por isso, se comprar algumas destas drives, é bem provável que não consiga usar todas as suas capacidades.

 Como testámos

Apenas recorrendo aos formatos permitidos, foi deste modo que todas as drives foram testadas

A nossa metodologia de teste foi mais centrada no que cada uma das drives podia fazer: gravar discos. Os nossos testes primários gravaram dados nos vários formatos que cada gravador suporta, na velocidade máxima por eles alcançada e com os suportes disponíveis.

Os testes envolveram a gravação de um filme de 3.98GB para DVD+R, DVD+RW, DVD-R, DVD-RW e ainda DVD-RAM, quando suportado. Depois passámos para discos dual layer, nos quais gravámos um filme de 7.52GB. Os testes finais passaram pela gravação de 700MB de dados de diversos tipos para CD-R e CD-RW. Todos os testes foram executados com o Nero Burning ROM 6.3.1.25 num PC equipado com um AMD Athlon 64 3400++ com 1GB de RAM TwinX DDR SDRAM.

Apesar de tudo, alguns testes não foram executados por falta de DVDs compatíveis. Por alturas deste teste, estávamos com o stock de DVDs 16x um pouco em baixo e não tínhamos suficientes para trabalhar com todas as drives. Por outro lado, algumas das drives não reconheciam os DVDs como capazes de gravar a 16x. Devido a este facto, testámos todas as drives com DVDs de 8x, tanto para DVD-R como para DVD+R, o que também nos deu oportunidade de colocar o over-speed em acção, quando suportada, como é óbvio. Os DVDs usados nestes testes eram da Verbatim, mas os CDs de 52x usados foram da TDK e os DVD-R de 16x da BenQ.

A falta de DVDs de 16x não cria uma desvantagem tão grande quanto seria de esperar. A maioria dos gravadores de DVD a 16x usa uma forma de CAV (Constant Angular Velocity), rodando o disco a uma velocidade constante durante a gravação. A velocidade 16x refere-se à porção mais rápida da gravação. A velocidades mais baixas usa-se normalmente o CLV (Constant Linear Velocity) ou o ZCLV (Zoned CLV), no qual a velocidade rotacional varia de modo a manter a velocidade constante em todo o disco. Muitas vezes é usado o CAV parcial, sendo as partes iniciais do disco gravadas como CAV, após o qual se muda para CLV. De qualquer modo, uma gravação CAV a 16x não equivale a duas vezes 8x CLV ou ZCLV. O mesmo se aplica à gravação a 48x para CD, no qual se usa o CAV, mas nas velocidades passa para CLV.



AOpen DUW1608/ARR




 VEREDITO

Pacote OEM
Opções de personalização
Desempenho
Qualidade/preço

 GLOBAL - 67%

Ao contrário de alguns gravadores a 16x que testámos, este AOpen apenas oferece uma maior velocidade de gravação para DVD+R. No entanto, mesmo com DVDs de 16x, esta drive não foi assim tão rápida quanto seria de esperar para o DVD+R, sendo apenas 20 segundos mais rápida do que nos testes de 8x. A gravação em DVD+RW foi bem mais impressionante, colocando o aparelho a meio da tabela. Quando recorremos à gravação em dupla camada de DVD+R, esta drive conseguiu atingir o segundo resultado mais rápido para um gravador a 2.4x, embora as drives de 4x ficassem bem mais a frente. A velocidade máxima de gravação em DVD-R é 8x e também aqui a prestação foi mediana. Na gravação DVD-RW o seu comportamento foi decepcionante.

Como gravador de CDs, este modelo da AOpen também deixou algo a desejar. No que respeita a CD-RW, conseguiu ficar em último lugar. Embora apenas esteja indicada uma velocidade máxima de 32x, esta recusou-se a reconhecer os CDs de 32x da Verbatim, ficando confinado a uma velocidade de 24x.

O pacote OEM integra o Nero e o Cyberlink PowerDVD 5, que oferecem tudo o que o leitor necessita para começar. A AOpen está bem posicionada para a futura computação em termos de estilo. Inclui faixas extra prateadas e pretas na caixa, para além do habitual bege.

Mesmo assim, a fraca performance de gravação coloca a AOpen fora da corrida para o primeiro lugar.


Asus DRW1604P


Este modelo da Asus oferece gravação a 16x em DVD+R e DVD-R, mas o principal é a velocidade de gravação em dupla camada de 4x. Embora seja mais rápida do que uma drive 2.4x, este foi o modelo mais lento com uma gravação 4x em dupla camada, perdendo por uma pequena margem. Apesar de não termos DVD+R 16x suficientes para o testar na máxima velocidade, permitiu-nos gravar um DVD de 8x a 12x e os resultados foram impressionantes: ficou apenas um minuto atrás do modelo da Samsung, que gravou exactamente a 16x.



 VEREDITO

Desempenho
Qualidade/preço
Gravação de CDs
DVD-R de 16x...

 GLOBAL - 80%

No entanto, a gravação de DVD+RW não foi entusiasmante. Ficou em último lugar. Além disso, recusou-se a reconhecer os DVD-R de 16x, insistindo que se trata de DVD-R de 4x, e por isso resolvemos usar DVDs de 8x. Mais uma vez esta drive deixou-nos gravar estes DVDs a uma velocidade de 12x com resultados impressionantes, sendo apenas 12 segundos mais lenta do que a drive da BenQ, com DVDs de 16x. As capacidades de gravação ?RW foram melhores que as +RW, mas ainda assim medianas.

Como gravador de CDs, este modelo da Asus não foi tão impressionante. Apenas permite gravação de CDs a 32x e os resultados finais ficaram bastante atrás das restantes drives. No entanto, as suas capacidades de gravação de CD-RW foram normais a 24x, tendo terminado a meio da tabela neste teste. Tal como grande parte das drives aqui testadas, o Asus vem com o Nero, mas a marca também resolveu incluir o seu próprio software AsusDVD para a reprodução de DVDs, em vez de usar uma das alternativas mais populares da InterVideo ou da Cyberlink.

Embora a drive da Asus seja um gravador de DVDs bastante rápido, a secção de gravação de CDs não é tão boa. É uma drive relativamente barata, e por isso, se as fracas capacidades de gravação de CDs não o incomodarem, é uma boa alternativa aos vencedores deste teste.



BenQ DW1620




 VEREDITO

Desempenho
Qualidade/preço
Gravação de CDs
DVD-R de 16x...

 GLOBAL - 80%

Este modelo da BenQ oferece igualmente uma velocidade de gravação de 16x tanto para DVD+R como para DVD-R, embora as suas capacidades de gravação de dupla camada se mantenham a um nível mais básico, ou seja, a 2.4x. Devido a falta de DVD+R 16x, tivemos de executar os testes com DVDs 8x. Mas, tal como a drive da Asus, também esta conseguiu gravar os DVDs de 8x a uma estonteante velocidade de 12x, obtendo um resultado fantástico: ficou apenas dois segundos atrás da unidade da Samsung, a qual gravou a 16x. Este facto mostra a vantagem do ZCLV relativamente ao CAV. No entanto, a gravação de DVD+RW nada teve de especial, tendo igualmente a velocidade mais lenta do teste no que toca a gravação de DVDs de dupla camada.

Sem grandes surpresas, a drive da BenQ consegue gravar os seus próprios DVD-R 16x a velocidade máxima, embora não tenha sido tão rápido quanto a drive da Samsung a gravar DVD+R 16x. Foi, no entanto, a unidade mais rápida a gravar DVD-R.
Ao contrário do modelo da Asus, não conseguiu gravar DVD-R 8x a 12x e os resultados neste tipo de DVD foram bem piores do que em discos de 4x, o que sugere alguma forma de incompatibilidade.

Como gravador de CDs, este BenQ esteve bastante acima da média. Dada a velocidade de gravação de 40x, não conseguiu bater os gravadores de 48x, mas foi o mais rápido a regravar a 24x, tendo sido ultrapassado apenas pelos drives da Samsung e da MSI. Em termos de software, a BenQ optou por se afastar da escolha universal no Ahead Nero, tendo preferido o Sonic RecordNow para a gravação de DVDs. A criação e a visualização de filmes em DVD fica a cargo do WinCinema da InterVideo. O QVideo da própria BenQ fornece um método muito simples de converter vídeo DV em DVD. De modo geral, esta drive é uma mistura. A gravação em camada simples de DVD+R é excelente, mas a de dupla camada é bem mais fraca.

Por outro lado, o facto de esta ser uma nova drive no mercado faz com que tenha um preço demasiado elevado, o que a coloca fora da corrida.

LG GSA-4160B


A LG destaca-se neste teste, uma vez que é a única drive que ainda tem suporte para DVD-RAM, agora que a Panasonic deixou de vez o mercado dos gravadores de DVD. Apesar de este formato ainda ser uma excelente escolha (tem maior longevidade que o DVD+RW e o DVD-RW), está a ficar limitado pela velocidade de gravação. Embora supostamente a unidade da LG tenha suporte para gravação de DVD-RAM a 5x, apenas conseguiu obter uma velocidade de 2x com os discos da Verbatim, enquanto os discos DVD-RAM 5x são ainda mais difíceis de encontrar do que os DVD+R/-R de 16x. Como resultado, demorou mais tempo a gravar um filme de 3,98GB do que qualquer drive de gravação em dupla camada demorou a gravar um filme de 7,52GB.



 VEREDITO

Suporte DVD-RAM
Gravação DVD+RW
Gravação DVD-RW
Media DVD-RAM são escassos

 GLOBAL - 73%

Tirando estes aspectos particulares, a drive da LG é bastante razoável. Não pudemos testar as suas capacidades de gravação a 16x em DVD+R, mas com DVD+R de 8x demorou apenas mais 40 segundos do que a drive da Asus, a qual estava a gravar a uma velocidade de 12x.

No que toca a gravação de DVD+RW, tem uma performance de topo, ficando a apenas 17 segundos da drive que conquistou o primeiro lugar. Para uma drive de gravação em dupla camada de 2.4x, apresentou um desempenho mediano, ficando bastante atrás dos gravadores de 4x.

Embora a drive indique que apenas grava DVD-R a 8x e não tem capacidade para gravar a 12x qualquer dos DVDs Verbatim que tínhamos disponíveis, conseguiu uma excelente performance, tendo demorado apenas mais 18 por cento do tempo da drive da BenQ, que grava a 16x. A gravação de DVD-RW foi bastante lenta, ficando em antepenúltimo lugar. Esta drive da LG permite a gravação de CDs a 40x e a regravação a 24x, o que é considerado normal nas drives de gravação de DVDs mais recentes. No entanto, apenas teve uma performance mediana em ambas as tarefas.

A drive da LG não é das mais rápidas, mas tem a sua força. O suporte para DVD-RAM é útil para quem pretenda manter-se independente dos formatos mais comerciais do DVD, ainda que seja um pouco mais lento do que a actual velocidade de 16x.


Lite-On SHOW-832S




 VEREDITO

Pacote de software
Gravação DVD+RW
Não grava a 16x
Já existe sucessor

 GLOBAL - 60%

Uma vez que esta é a única drive do teste que não oferece gravação a 16x, seria de esperar que saísse prejudicada. No entanto, a ausência de DVDs de 16x nivelou o campo de batalha. Com DVD+R teve uma performance mediana, mas conseguiu obter o segundo melhor resultado na gravação de DVD+RW. As suas capacidades de gravação de dupla camada mostraram, contudo, resultados medianos, bem atrás dos das drives de 4x.
Com os DVD-R de 8x, este Lite-On não foi tão rápido. Não quis gravar os DVDs 8x da Verbatim, mas com media TDK não teve qualquer problema, embora tenha ficado em segundo a contar do fim na liga dos DVD/RW. Para os DVD-RW a performance foi ligeiramente melhor, mas ainda assim ficou-se pelos últimos lugares.

Como gravador de CDs, o Lite-On grava apenas a 40x, mas conseguiu ficar alguns segundos atrás dos gravadores de 48x. Apesar de ter a mesma velocidade de regravação de 24x da maioria das restantes drives deste teste, ficou em segundo a contar do fim. O pacote de software inclui o Ahead Nero, neste caso a versão OEM sem o ShowTime. Em vez deste, a Lite-On decidiu incluir o Cyberlink PowerDVD 5.

Este modelo da Lite-On foi um dos primeiros gravadores de DVD de dupla camada a ser anunciado. Embora tenha apenas alguns meses de existência, já se encontra obsoleta. Ainda tem alguma força, nomeadamente na gravação de DVD+RW, mas quando a segunda geração chegou foi um bocado complicado manter esta drive à superfície. Como seria de esperar, a Lite-On já anunciou um sucessor.



MSI DR16-B




 VEREDITO

Preço
Gravação DVD+RW
Gravação de CDs
Só grava a 2.4x

 GLOBAL - 76%

A drive da MSI oferece as mais recentes velocidades de gravação em DVD+R e DVD-R, mas apenas para DVDs de camada única. Apesar de termos conseguido testar as capacidades de gravação de 16x de DVD-R com os DVDs da BenQ, não conseguimos fazer o mesmo para a gravação com DVD+R. Na gravação a 16x de DVD-R, esta drive não foi tão rápida quanto o modelo da BenQ, tendo inclusive sido batida pela proposta da Asus na gravação a 12x. Apesar de tudo, esta é uma boa drive de gravação. Com discos de 8x, conseguiu obter um resultado mediano, mas a gravação em DVD-RW foi a pior parte.

Tal como noutras drives, conseguiu gravar DVD+R de 8x a uma velocidade 12x. Como resultado final tivemos uma performance semelhante à da drive da Samsung a gravar a 16x. A gravação de DVD+RW também esteve bastante acima da média, mas em termos de gravação em dupla camada revelou-se particularmente lenta, mesmo para uma drive de 2.4x. Se serve de consolação, conseguiu ser mais rápida do que a drive da BenQ.

Em termos de gravação de CDs, também não foi muito uniforme quanto à performance. Apesar de ter sido a terceira drive mais lenta do teste a gravar CDs, a regravação de CDs foi a segunda melhor, conseguindo um desempenho semelhante ao da drive da Samsung, a qual regrava a 32x. Oferece o Ahead Nero OEM para a gravação e o InterVideo WinCinema. Este último inclui o WinProducer para edição e authoring de vídeo. O preço desta DR16-B é bastante baixo e tem uma gravação em camada simples que promete bastante. À distância, parece uma boa compra, mas a performance deixa um pouco a desejar no que respeita à gravação em dupla camada e à gravação de CDs.



NEC ND-3500A


No papel, este modelo é um carro de combate. Não só oferece gravação a 16x de DVD+R e DVD-R, como também reclama uma velocidade de gravação em dupla camada de 4x, e para DVD+R e gravação de CDs de 48x. Em muitos dos nossos testes, correspondeu a todas estas expectativas. A falta de DVDs 16x significa que não podemos testar a unidade até ao limite em cada um dos casos, mas ainda assim obtivemos resultados muito bons.



 VEREDITO

Desempenho
Qualidade/preço
Gravação DVD+R
Design

 GLOBAL - 93%


Não reconheceu os nossos DVD-R 16x, ?referindo? que apenas os podia gravar a 4x, mas este problema revelou ser de pouca importância. Conseguiu gravar os DVDs de 8x da Verbatim a 12x, tendo ficado muito perto do resultado obtido pela drive da BenQ, que grava a 16x. Deste modo, o modelo da NEC é dos mais rápidos na gravação de DVD-R, apesar do problema a velocidades 12x. A gravação de DVD-RW foi igualmente impressionante, conseguindo os melhores resultados, com uma vantagem de 30 segundos.

A gravação de DVD+R não foi tão boa. Sem DVDs para gravar a 16x, tivemos de fazer os testes com DVDs 8x, mas neste caso a drive da NEC não conseguiu gravar a 12x. De qualquer forma, obteve uma excelente pontuação. A gravação em DVD+RW foi um pouco pior, tendo obtido o segundo tempo mais lento. É estranho, mas obteve-se exactamente o oposto para a gravação em dupla camada de DVD+R. Não só esteve de acordo com a sua reputação de 4x, como também foi a drive mais rápida deste teste. Na gravação de CDs, foi igualmente a drive mais rápida, mas a regravação de CDs está um pouco abaixo da média.

Apesar da sua fraqueza em termos de +RW, a força deste modelo da NEC em várias áreas coloca-o no topo dos topos. Não só é um gravador bastante rápido de DVD-R e DVD-RW, como também é bastante bom na gravação de DVD+R de dupla camada e de CDs. A relação qualidade/preço é muito vantajosa.



Samsung TS-H552B/WRGH


Esta drive da Samsung foi uma das duas que conseguimos testar DVD+R de 16x, uma vez que trazia um DVD+R de origem. Percebemos a razão que levou a empresa a enviar-nos o DVD virgem, uma vez que a TS-H552B obteve a pontuação mais alta em todos os tipos de discos que foram usados no teste de gravação em camada única. Também foi razoavelmente impressionante ao nível da gravação de DVD+RW, obtendo a segunda melhor pontuação. Com o formato DVD+R 8x, teve uma performance mediana, não oferecendo qualquer outra opção. Embora tenha gravação de DVD+R em dupla camada de apenas 2.4x, esta drive foi a mais rápida de todas nesta categoria.



 VEREDITO

Desempenho
Qualidade/preço
Gravação DVD+R
Design

 GLOBAL - 93%

O modelo da Samsung é apenas capaz de gravar DVD-R a 12x, mas usámos DVDs de 16x para poder trabalhar no máximo das suas capacidades. Foi apenas 15 segundos mais lento do que a drive da BenQ, em 16x, e ficou à frente da drive da MSI no que respeita a 16x. Mesmo com DVD-R 8x, este dispositivo ficou no topo do ranking, embora na gravação DVD-RW se tenha ficado pela média.

Na gravação de CD-R, ficou a apenas um segundo das drives mais rápidas. Para os CD-RW, foi cerca de 10 segundos mais lenta do que as mais rápidas e a indicação de 32x levou-a a obter uma pontuação elevada.

O software oferecido também é único. Em vez do Ahead Nero, o fabricante oferece o Pinnacle Instant CD/DVD 8. É um pacote de programas para gravação de CDs e DVDs, servindo igualmente para authoring de vídeo. Apesar de não ter leitor de DVD incluído, tem direito a um utilitário que actualiza o firmware do gravador de DVD, o qual se instala no tabuleiro de sistema, algo que dá bastante jeito.
O seu único ponto fraco é a gravação em dupla camada de apenas 2.4x, porque de resto é uma excelente drive.

 

Sony DRU-710A


O antecessor do DRU-710A, o DRU-700A, foi uma das primeiras drives a incorporar a gravação em DVD+R de dupla camada, por isso seria de esperar que este novo modelo ficasse à frente de toda a concorrência. No entanto, apesar da gravação de DVD+R a 16x, a velocidade de gravação em dupla camada não passa dos 2.4x.

Infelizmente, e devido à falta de DVDs, não conseguimos testar esta drive em toda a sua plenitude, nomeadamente à velocidade de 16x. Foi uma pena, uma vez que a sua performance a gravar 8x foi a segunda mais lenta do teste. E também não completou a gravação em dupla


 VEREDITO

Software
Frontal opcional
Dual layer a 2.4x
Performance

 GLOBAL - 66%

camada. Com DVD+RW já obteve a melhor pontuação.

Esta drive apenas disponibiliza gravação de 8x em DVD-R, tendo ficado um pouco abaixo da média. Mais uma vez, a gravação em DVD-RW foi bastante impressionante, ficando em segundo, logo após a drive da NEC. Em termos de gravação de CDs, este Sony ficou em segundo lugar para CD-R, depois da drive da NEC, mas para CD-RW apenas a drive da AOpen foi mais lenta.

O software Ahead Nero 6 SE faz a honras para gravação e authoring de CDs e DVDs. Esta versão é um pouco mais completa do que a OEM, tendo o ShowTime para ver DVDs e o Recode 2 para edição de áudio. Como extra, a drive traz uma segunda faixa frontal preta, para o caso de os tons beges e o plástico translúcido não estarem muito de acordo com a sua caixa.

Embora esta drive tenha algumas boas características, a gravação em dupla camada deixou muito a desejar. Além disso, o preço também não é dos mais apetecíveis.



TDK DVW-A160416DL




 VEREDITO

Gravação de DVD+RW
Desempenho
Gravação com discos 8X
Preço

 GLOBAL - 84%

A TDK pode ser um nome sonante no que respeita a consumíveis, mas as suas drives ópticas são relativamente raras. Este gravador de DVD a 16x pode alterar tal cenário. Com as velocidades topo de gama que é capaz de oferecer, será provavelmente o gravador mais rápido de todos os que estão aqui em testes.

No entanto, tal como em todas as drives, não conseguimos testar as capacidades de gravação a 16x, devido à mencionada falta de DVD+R 16x. Na verdade, esta foi a drive mais lenta a gravar DVDs de 8x. A performance com DVD+RW foi um pouco melhor e na gravação de DVD+R de dupla camada todo o seu potencial emergiu. Apenas não ficou em primeiro devido a um único segundo lugar.

A performance com DVD-R foi bastante impressionante. Mais uma vez não conseguimos testar a unidade para gravação de 16x, uma vez que a drive não detectava o DVD-R de 16x, dando apenas para gravar a 4x. Apesar deste pequeno percalço, o dispositivo conseguiu gravar DVD 8x a 12x. Como resultado final obtivemos uma velocidade fenomenal, perdendo apenas para a gravação de 12x das drives da NEC e da BenQ.

As capacidades de gravação de CDs também são recomendáveis. Não há dúvida de que esta drive beneficia da velocidade de gravação de 48x, o que muito contribui para que tenha ficado em primeiro em todos os testes. Em termos de regravação de CDs, ficou-se pela média. O pacote inclui o Ahead Nero 6 SE e o ShowTime, não sendo necessária a aquisição de mais um programa.

A grande desvantagem desta drive da TDK é, efectivamente, o seu preço. A excelente performance em todas as áreas fazem dela uma hipótese a ter em consideração.

 O futuro do armazenamento

Após o DVD, virá o Blu-Ray e o HD-DVD. Mas precisamos mesmo de discos com mais capacidade?

A gravação em dupla camada ainda está na sombra, devido ao preço dos respectivos consumíveis e à velocidade de gravação, mas a verdade é que deverá ter um curto tempo de vida. Prevê-se que o muito aguardado Blu-Ray possa aparecer em grande daqui a um ano e vai oferecer um nível de armazenamento na ordem de 27GB por disco, havendo fabricantes como a Toshiba que planeiam colocar no mercado um formato concorrente, o HD-DVD, já em 2005.

Mas afinal, para que precisamos nós de discos ópticos assim tão grandes? Os DVD+R de camada dupla parecem ser um bom formato para backup, dados os 8,5GB de capacidade, mas os DVDs virgens ainda são extremamente caros. Os tipos de ficheiros para que realmente precisa de 8,5GB são aqueles que não convém partir em pedaços de 4,7GB. Como não é de surpreender, estamos a referir-nos a vídeo, a primeira função que foi pensada quando se desenvolveu o DVD. Assim, já também o dissemos na introdução deste artigo, este vai ser o principal uso da gravação em dupla camada ao nível do consumidor, pelo menos até que o custo por GB se aproxime do do DVD+R.

Até o DVD+R de dual layer não é, no entanto, suficiente para manter tantos dados quanto os que são necessários num filme com qualidade acima da média. Pode ainda não ter chegado à Europa, mas nos EUA o formato HD (High Definition) está a fazer bastante furor desde o início de 2004 e já há mais de 400 títulos disponíveis no formato D-VHS. Apesar de tudo, ainda não há opção óptica para o HD, excepto o formato recém-nascido da Microsoft, o WMV HD. Este formato consegue levar um filme HD com um tamanho semelhante a um DVD, mas ainda tem muito poucos títulos disponíveis. Deste modo, o Blu-Ray e o HD-DVD foram projectados para levar a qualidade do vídeo para um nível mais avançado. De qualquer forma, as suas aplicações enquanto elementos de arquivamento de dados são um excelente ?efeito secundário?.

 Uma questão de formatos

Gravação em velocidade Warp mas sem um preço do tamanho das estrelas

A escolha dos vencedores esteve longe de ser fácil. O humilde gravador óptico foi usado para uma única coisa: gravar CDs. Mas as drives mais recentes agora gravam sete formatos diferentes. O LG deste mês, com o seu suporte único para DVD-RAM, consegue gravar oito formatos. Com todos os tipos de discos disponíveis, não há uma só drive que seja espantosa em todas as áreas, como é natural. No entanto, os três dispositivos que destacámos conseguiram ser mais rápidos no maior número de formatos do que as restantes drives.

O conjunto de formatos que agora existe é, no mínimo, ridículo e impõe alguns momentos de reflexão ao consumidor. É muito bom poder comprar uma drive que consiga trabalhar com todos eles, mas como mostram os nossos testes, as drives variam bastante nas respectivas capacidades com os diferentes formatos. Uma drive que seja rápida com DVD+R pode não ser tão boa com DVD-R, e o mesmo se aplica a DVDs regraváveis. A gravação acima da velocidade anunciada, em que determinados DVDs são gravados a uma velocidade acima da qual estava especificada, veio ainda complicar mais a situação.

O formato DVD+R apresentava algumas vantagens em termos de performance, batendo o DVD-R da geração mais recente em mais do que uma vez, mas, embora existam mais drives DVD+R 16x do que DVD-R 16x, ambos os formatos chegaram ao mercado ao mesmo tempo. Os nossos testes mostraram que é bastante comum alcançar velocidades de 16x.

Apesar de actualmente apenas existir um formato em DVD de dupla camada (proveniente do campo do DVD+R), já se encontra em preparação a competição sob a forma de DVD-R. Deste modo, não há-de faltar muito para termos drives de gravação com suporte para nove formatos diferentes. O facto de não haver um fim à vista para a guerra de formatos deixa-nos com a árdua tarefa de conhecermos muito bem as nossas drives, de modo a podermos tirar o melhor partido delas. Mesmo que o seu gravador trabalhe com todos os formatos, convém usar sempre o formato com que se dá melhor. Em particular, se tiver um gravador que possa gravar DVDs de 8x a 12x ou até 16x, não vai desperdiçar dinheiro em DVDs mais rápidos em teoria, que na verdade não são mais rápidos na vida real. Tudo isto depende muito da drive que possuir e das marcas de DVDs virgens que normalmente usa.


E o vencedor é...
NEC ND-3500A



 VEREDITO

Desempenho
Qualidade/preço
Gravação DVD+R
Design

 GLOBAL - 93%


Foi uma decisão difícil, mas o prémio final tinha de ir para a NEC. Não teve a melhor performance em todos os formatos, mas portou-se muito bem na maioria dos testes.

No papel, oferece características fantásticas: DVD+R de dupla camada a 4x, DVD+R e DVD-R a 16x e gravação de CDs a 48x. Apesar da falta de DVDs compatíveis com gravação a 16x, esta drive provou ser muito boa a gravar tanto DVD+R como DVD-R. O último formato é preferencialmente recomendado, uma vez que esta drive conseguiu atingir os tempos obtidos na gravação a 16x, mesmo que gravando DVDs 8x a uma velocidade de 12x.

Foi também a drive mais rápida na gravação de DVD-RW, DVD+R de dupla camada e CD-R. Com tanto potencial, especialmente ao nível da velocidade, é um produto muito equilibrado. Apesar da sua fraqueza com DVD+RW, é difícil penalizar uma drive com tantas virtudes e com um preço tão excelente.

Fonte

Esta notícia está arquivada no histórico de notícias antigas.

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar