Página Inicial
  • Lista de Compras
  • Humor


twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ORACLE NÃO MOSTRA ÍMPETO EM SEU PROJETO LINUX

3/9/2007

A Oracle prometeu em outubro passado tomar de assalto o mundo do software Linux, mas a grande expansão de uma das maiores produtoras mundiais de software até agora não demonstrou ímpeto.

A pequena rival Red Hat, que ao longo de uma década construiu um negócio com base em serviços relacionados ao Linux e legitimou o uso por empresas do sistema operacional gratuito e desenvolvido de maneira cooperativa, sobreviveu ao ataque, e até cresceu.

A competição mal começou, mas a Oracle até agora não revelou transações importantes, e Wall Street continua cautelosa quanto ao futuro do Linux Oracle.

"Não vimos anúncios sobre clientes conquistados. Isso é bastante revelador", disse Raven Zachary, analista do 451 Group. A Oracle se recusou a comentar sobre suas operações no segmento de Linux.

O Linux é o tipo mais popular dos chamados software de fonte aberta, movimento que começou como uma abordagem de raiz quanto ao desenvolvimento de programas. Quaisquer melhorias desenvolvidas devem ser compartilhadas, o que permitiu que a Oracle baseasse sua versão do software naquela que foi desenvolvida pela Red Hat.

A natureza cooperativa da comunidade Linux uniu seus defensores em uma campanha contra a Microsoft e seu sistema operacional Windows, mesmo que as empresas que desenvolvem versões do Linux também concorram entre si.

A Oracle não antecipa que seu produto Linux propicie grande receita, mas entrar nesse mercado, que vem crescendo rapidamente, levará a empresa, conhecida por seu software para bancos de dados de grande porte, a um segmento no qual sua participação era apenas indireta.

Até agora, algumas grandes empresas de software se mantiveram fora da disputa, e se recusaram a garantir que produtos projetados para operar com o Linux Red Hat funcionariam com o Linux Oracle -que a Oracle alega ser idêntico.

Isso significa que os usuários não podem ter certeza de que software criado para o Linux Red Hat, como por exemplo grandes programas de bancos de dados, funcionaria da maneira prevista na versão Oracle.

 

Fonte: Uol

Esta notícia está arquivada no histórico de notícias antigas.

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar