Página Inicial



twitter

Facebook

Orkut

  Dicas
|

TUTORIAL: INSTALANDO UMA WEBCAM NO SEU MICRO PARTE 1

Antonio Vilhena - 27/04/2005

Para dar continuidade aos tutoriais de atividades do seu micro na internet conforme mencionamos na dica "MONTE UM SERVIDOR INTERNET NO SEU MICRO DE CASA", teremos que fazer algumas instalações e/ou configurações adicionais de hardware (microfone, webcam, etc), e consegui uma oportunidade de termos uma webcam para fazermos uns testes e vamos aproveitar e prepará-la também para algumas outras dicas (conforme mencionamos naquele dica inicial).

A Webcam que tivemos acesso é das mais simples, encontrada no mercado por cerca de R$ 80... é uma Braview 330MP, ou seja, é uma webcam de uso caseiro usada comumente para conversar com vídeo na internet, e então, vamos preparar nosso micro primeiro para isto. A própria Braview possui outros modelos melhores de câmera. A câmera que usamos é a mais simples da linha, a meu ver com imagem meio escura e embaçada, mas como o objetivo é mais didático do que captura de imagem, atenderá ao propósito.

Você poderá encontrar várias opções de câmeras, de vários fornecedores procurando na pesquisa de preços aqui do BoaDica. Clicando AQUI você vai direto para a área de câmeras!

Os dados básicos da câmera são:

Câmera 1.7" CMOS Sensor
Resolução 640x480 (VGA) - 350K pixel
352x288 (CIF) - 100K pixel
Interface I/O USB 1.1
Quadros (frames) por segundo até 30Fps em 352x288
15Fps em 640x480
Resolução de captura de imagens até 640x480
Alcance do foco 20cm ao infinito
Ângulo de abertura da lente 56° diagonal
Brilho Automático
Controle de exposição Automático
Formato da imagem RGB24
Consumo de energia 160mW
Sistemas operacionais Windows 98/2000/ME/XP
Microfone unidirecional embutido
Foco da lente ajustável

O que é importante procurar:

  • Resolução (é interessante ter 640x480 porém com certeza será distorcida a imagem
  • Interface (prefira USB 1.1 ou 2.0, pois paralela comumente apresenta interferências com impressoras, etc)
  • Quadros (Frames) por Segundo: 30fps é o ideal onde não apresentaria a famosa sensação de "imagem pulando"
  • Microfone embutido é prático mas geralmente não são sensíveis o suficiente para uso em ambientes com ruídos, além de apresentarem bastante microfonia por captarem o próprio som da caixa de som utilizada (eu pessoalmente prefiro usar headphone com microfone tipo o de telefonista).

Atenção: antes de comprarem uma câmera, é altamente recomendável que vocês VEJAM ela em funcionamento, de forma a poder avaliar a QUALIDADE da imagem mostrada por ela, foco, etc. Não se atenham só a dados, CONFIRAM PESSOALMENTE (podem até pedir para algum conhecido que tenham câmera que enviem um arquivo de captura de imagem).

Bom, passemos para a instalação da câmera em si que não tem muito mistério, mas vamos a ela...

Eu pessoalmente gosto primeiro de instalar o suporte (pois normalmente dispositivos USB são plug-e-play reconhecidos pelo Windows), portanto primeiro coloco o CD com o suporte no micro, executo a instalação (setup.exe), e pronto. Será mais fácil depois ao instalar fisicamente a câmera.

Com o suporte/driver instalado, agora é só instalar/conectar fisicamente a câmera ao micro. Nesta câmera específica, ela possui 2 conectores: 1 USB e 1 tipo áudio para o conectar na saída do microfone.

Desligo o micro, conecto a câmera, e depois ligo o micro.

Ligando o micro o Windows vai detectar novo hardware e instalar o suporte para ele...

Pronto. Agora a câmera já está ok. Vamos então partir para testá-la.

Para isto, você pode chamar o aplicativo que veio com o CD dela (na Braview veio o AMCAP, mas sua câmera deve ter vindo com algum aplicativos básico de teste e captura de imagem). O AMCAP que veio na Braview serve para fazer a captura de imagens. É só chamar e ver se a imagem aparece...

Uma coisa que normalmente alguns esquecem, é acertar a parte de "gravação do som", ou seja, da utilização do microfone (claro, vamos querer utilizar também o microfone que vem na câmera).

A instalação do microfone basicamente é verificar se já está configurado na parte de som do Windows para utilizar um microfone (atenção, normalmente o Windows XP coloca o microfone como NÃO ATIVO e isto gera confusão. É bem fácil...

Chame o Painel de controle e nele o item Sons e dispositivos de áudio

Ou então clique com o botão direito no alto-falante na barra de tarefas. Caso ele não esteja na barra de tarefas, chame-o pelo painel de controle e aproveite e já o ative para ficar sempre aqui!

Verifique se os dispositivos de gravação de reprodução de som estão corretamente selecionados

Para ver os dispositivos referentes a gravação, você deve selecionar o item GRAVAÇÃO, e nele o item microfone para poder utilizar o microfone da câmera.

Selecione o item de gravação preferencial, no caso microfone!

Atenção para a opção de SEM ÁUDIO no "master" de gravação... este item pode estar erroneamente selecionado pelo seu sistema! Deixe-o DESMARCADO ou não terá áudio!

Agora que temos a câmera instalada, irei preparar algumas dicas sobre como usar a câmera, alguns utilitários, etc. Normalmente a câmera deve vir com um CD com alguns utilitários, mas iremos pegar alguns na net que irão trazer algumas novidades para nosso dia a dia...

É importante ressaltar DE NOVO, antes de comprar uma câmera TESTE, VEJA EM FUNCIONAMENTO e avalie se a imagem da captura lhe agrada! Este item é muito subjetivo para podermos aconselhar qualquer marca e modelo, portanto, é deixar de ser comodista e testar bastante modelos antes de decidir qual comprar!

Não se esqueça, tendo alguma dúvida a respeito desta dica ou outras dúvidas, ou querendo apenas conversar sobre informática, dê um pulo no Fórum do BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), lá tem uma galera super legal que poderá ajudar nas suas dúvidas ou poderão participar de um papo legal sobre informática, além de você encontrar também uma área específica sobre câmeras.

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR