Página Inicial



twitter

Facebook

Orkut

  Dicas
|

TUTORIAL: MONTE UM SERVIDOR FTP NO SEU MICRO DE CASA

Antonio Vilhena - 05/04/2005

No nosso tutorial inicial: Tutorial: Monte um servidor Internet no seu micro de casa, vimos como colocar um nome internet no seu micro, utilizando o serviço do no-ip (como existem outros tipo o DynDNS), de forma a qualquer um na internet poder chamar seu micro pessoal (quando ele estiver acessando a internet), através de um nome pré-estabelecido nos servidores de Nome, na internet inteira, ficando então de fácil memorização acessar seu servidor pessoal.

Depois. dando continuidade, aprendemos a colocar o micro como um servidor de páginas (webserver), de forma que qualquer um que chamar na internet http://seu_nome.no-ip.com (este seu_nome foi o domínio que você cadastrou no serviço do no-ip conforme indicado na dica anterior) será apresentada então, as páginas do seu servidor web (webserver). Mas nem sempre um servidor de página web é a solução mais apropriada para uma tarefa.

Suponha que você quer compartilhar alguns arquivos com um grupo de amigos (e somente para eles). Como você poderia fazer isto?

  • Enviar por e-mail para cada um? Dependendo da quantidade de arquivos, do tamanho, etc., isto pode ser tornar uma tarefa que iria tomar todo o seu tempo, sem falar que muitos provedores possuem limite para caixa postal.
  • Colocar os arquivos para serem acessados na página web que você aprendeu a fazer aqui. Porém esta solução colocaria seus arquivos disponíveis para todo mundo da internet que tivesse acesso a seu servidor web naquela hora, ou demandaria que você desenvolvesse um aplicativo para proteger, etc.
  • Colocar os arquivos para serem compartilhados por um programa P2P. Além de serem um grande fonte de ataques, esta solução também demandaria que você liberasse os arquivos para cada um que tivesse acesso a seu micro...
  • A melhor solução para estes casos (compartilhamento de arquivos de modo seletivo e organizado), é através de um SERVIDOR FTP.

Que vantagens você teria com este tipo de servidor? Bom, com um servidor de FTP, você poderia:

  • criar usuários ou grupo de usuários (com senha) para acessarem seu micro/servidor
  • você controla que arquivos estão sendo baixados, por quem, etc.
  • você pode implementar que se a conexão cair ela possa ser re-estabelecida e a transferência continuar de onde parou
  • você pode controlar grupos de arquivos para grupos distintos de acesso
  • não precisa desenvolver nada! É só instalar um programa de Servidor FTP e criar os usuários.
  • Em alguns programas você pode determinar quota, limites, estatísticas, banir usuários, etc.

Selecionamos alguns programas de servidor FTP que você pode instalar no seu micro (todos os abaixo para Windows 98, ME, NT 4.0, 2000, XP, 2003 lembrando que no NT, 2000, XP, 2003, você pode usar um servidor destes como SERVIÇO). Os programas listados são gratuitos para uso pessoal. 

Uma opção interessante é você cadastrar no serviço do "no-ip" um nome específico para o seu FTP e que seja mais mnemônico como por exemplo: seunome.serveftp.com ou outro

As instalações geralmente são bem simples e rápidas.


Cerberus FTP Server:

A instalação do Cerberus é bem simples:

Depois desta tela só irá perguntar o local onde deseja instalar e pronto!

Quando chamado da primeira vez, ele já irá executar um guia para configuração do programa:

Pronto! Acabou a configuração. Aconselho a fazer um "shutdown" no programa (na opção File -> Shutdown & Exit). Para ele já iniciar depois com as alterações da configuração feitas por você.

Agora com o programa rodando, ele automaticamente detecta seu endereço IP da internet (e local), e fica "escutando" por conexões.

Você poderá criar novos usuários (ou alterar propriedades):

ou então, bloquear IPs por exemplo:

Não tem muito mais o que fazer não, a não ser fazer algumas "perfumarias"

 

Agora é só chamar o No-ip, já apontando para seu site ftp, e avisar para a galera!


zFTPServer Suite:

Apesar de eu já usar o Cerberus há algum tempo, outro dia me passaram a indicação deste programa para testar, e achei interessante, portanto, vou colocar aqui para vocês também:

Para variar, a instalação é molinha!

Você pode aproveitar e já colocar o nome (host) que você utilizou no cadastro do no-ip (eu criei um específico para FTP).

Pronto, agora já está com o servidor no ar...

Agora é customizar mensagens (se quiser) e claro, adicionar usuários (neste programa você pode criar "grupos" com recursos específicos:

Pronto, já pode avisar para sua galera, e criar os usuários!


Se você reparar bem, não há mistérios. O importante é:

  • Se desejar uma maior segurança, não criar usuários "anônimo (anonymous)", ou seja, permite a conexão por qualquer um, sem necessitar de senha
  • Todos estes programa permitem o acompanhamento sobre QUEM está online e QUE ARQUIVO/DIRETÓRIO está baixando. Se desconfiar de alguma coisa, estes programas possuem opção de banir usuário, e banir endereço IP
  • Se estiver utilizando o seu micro através de um proxy, liberar o "foward" de pacotes
  • Se estiver com algum tipo de firewall, ir liberando as conexões na porta 21 (esta porta é específica de FTP)

É isto aí, no mais é brincar e se divertir, com mais esta opção de compartilhamento de arquivos, e utilização do seu micro de casa como servidor de arquivos na internet.


Não se esqueçam de conferir a dica anterior desta série: TUTORIAL: MONTE UM SERVIDOR INTERNET NO SEU MICRO DE CASA bem como ficarem de olho nas novas dicas sobre serviços de internet no micro de casa que iremos disponibilizar!

Espero que tenham gostado, e qualquer coisa, lá no Fórum BoaDica, você encontrará uma área específica para troca de idéias sobre desenvolvimento de páginas, etc. É só dar um pulo em: http://www.forumboadica.com.br!

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR