Página Inicial



twitter

Facebook

Orkut

  Dicas
|

DEFININDO SERVIDORES DNS NA SUA CONEXÃO

Antonio Vilhena - 31/07/2011

Ultimamente temos recebido emails e temos visto na nossa página do facebook e do fórum, relatos de usuários que não estão conseguindo acessar o site do BoaDica ou outros sites, enquanto conseguem acessar outros normalmente, e ficam na dúvida se o site está fora do ar ou não, se há problema na conexão, etc. e nos pedem ajuda para tentar resolver o problema.

Na maioria das vezes este problema é muito simples, e é resultado de problemas nos servidores de DNS do seu provedor (isso acontece por exemplo muito frequentemente com conexões do Velox da OI - basta verem os relatos na nossa página do facebook e no forum), onde o seu roteador ou seu micro, ao realizar a conexão TCP/IP com o provedor, recebe automaticamente do mesmo uma série de informações como endereço IP e os endereços de servidores DNS definidos pelo provedor.

O que são estes servidores DNS?

DNS é a sigla para Domain Name Server que significa Servidor de Nomes de Dominio. Basicamente ele transforma um "nome" de dominio (por exemplo boadica.com.br), num endereço IP que é o endereço REAL do dominio (por exemplo 200.155.22.13). Esses servidores possuem então uma série de tabelas, ligando "nomes de domínios" a "endereços IP". Quando um nome não é encontrado ali, ele pergunta para um "outro" servidor se ele sabe o endereço, recebe a informação e atualiza sua propria tabela para novos acessos. Este é o funcionamento "básico" de como funciona "nomes de domínios" na internet.

Porém, ao mesmo tempo que é simples, também é um componente fácil de ser mal utilizado, seja porque foi configurado para não ser atualizado com muita frequencia, ou está com a tabela corrompida, ou sofreu algum ataque de hacker que alterou suas tabelas etc., por isso, é sempre interessante no caso de verificar que algum site não está sendo acessado, se o problema é realmente no site, ou no servidor de nomes que está sendo utilizado.

Uma maneira de resolver isso, é passar a utlilizar servidores DNS mais confiáveis, mais estáveis e mais completos, principalmente se o seu provedor de internet possui problemas constantes, e um dos servidores DNS gratuitos mais utilizados e mais confiáveis é o do próprio google (ele disponibiliza o acesso para quem desejar), que são os servidores nos endereços 8.8.8.8 e 8.8.4.4.

Mas como configurar isso?

Existe 2 maneiras: ou configura no seu roteador, ou então na sua própria placa de rede. Como existem centenas de roteadores diferentes, e cada um com telas diferentes, resolvemos colocar aqui neste artigo, como configurar o servidor DNS direto na máquina, pois basicamente significa como configurar no seu Windows ou Mac.

Colocamos então aqui 3 guias:

Basta seguir os exemplos que não há problema nenhum. Teoricamente não precisa nem reiniciar o sistema, mas caso não funcione, tente reiniciar após a configuração.

Vamos então aos exemplos de configuração:

Windows 7

A configuração é bem simples como veremos a seguir.

Primeiro selecione o "Painel de Controle" e no painel de controle selecione a opção Rede e Internet.

Selecione a primeira opção "Central de Rede e Compartilhamento".

Irá aparecer informações sobre sua conexão na internet. Clique no quadro da esquerda a opção de "Alterar as configurações do adaptador".

Atenção que se sua máquina tiver mais do que um adaptador, tem que saber qual é o que você usa para a internet. Note na imagem abaixo que no meu caso eu tenho 2 conectores, mas um deles está desconectado.

Seleciono então o adaptador que pretendo alterar (1 clique) e seleciono com o botão direito do mouse a opção de propriedades do adaptador.

Será aberta então outra janela com os dados da minha placa de rede. Tenho que marcar a opção de PROTOCOLO TCP/IP Versão 4 (com 1 clique), e clicar em PROPRIEDADES.

Na janela que irá se abrir, se preocupe apenas com a parte de servidor DNS (preferencial e alternativo), colocando os endereços dos servidores do google.

Basta entrar co os valores e clicar em OK. Pronto, com isto você já estará com o novo servidor DNS configurado no seu Windows 7. Não é necessário reiniciar o sistema para ativar as alterações.

Windows XP

OBS: o Windows XP utilizado nesse exemplo foi um Windows com Portugues de Portugal, portanto alguns nomes podem estar ligeiramente diferentes.

A configuração é bem simples como veremos a seguir... e similar ao Windows 7. Primeiro selecionamos o Painel de controle, e logo em seguida clicamos em Ligações de Rede.

Irá aparecer então as diferetes plcas de rede no seu computador.

Marque a que você está utilizando e clique com o botão direito do mouse nela, selecionando a opção de "propriedades".

Irá abrir uma nova janela com as opções da sua placa de rede. Marque a opção TPC/IP e clique em Propriedades.

Na janela que irá se abrir, atente apenas para a parte de Servidores de DNS, inserindo o endereço dos servidores do google.

Pronto, com isto você já estará com o novo servidor DNS configurado no seu Windows XP. Se necessário, re-inicie a máquina para as configurações ficarem ativas, mas a princípio não seria preciso.

Mac OS X

A configuração é bem simples como veremos a seguir...

Primeiro selecione as preferencias do sistema na sua dock.

Na janela que irá se abrir, clique em REDE na opção de Internet e redes sem fio.

Irá abrir as opções de conexão de rede do seu sistema. Marque a conexão que está sendo utilizada para a internet (no meu caso abaixo o de wi-fi), e clique no botão Avançado.

Irá abrir nova janela com as diversas características da sua conexão. Selecione a aba de DNS.

Pronto, aqui você insere os endereços dos servidores de DNS que deseja. Provavelmente você encontrará nesta tela, os endereços dos servidores enviados automaticamente pela sua conexão. Basta clicar em (+) que irão sumir e você poderá inserir os endereços dos servidores do google, se isto não acontecer, marque nos mesmos e clique em (-) para retirar os atuais e depois clique em (+) para inserir os novos do google.

Pronto, com isto você já estará com o novo servidor DNS configurado no seu Mac.

Como vemos inserir novos servidores DNS é uma tarefa bem simples, e muitas vezes podem resolver problemas que estamos tendo em acessar sites na internet.


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

Caso você queira contratar uma empresa para executar os mais diversos serviços, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do BoaDica.

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu equipamento? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR