Página Inicial



twitter

Facebook

Orkut

  Dicas
|

IOMEGA® HOME MEDIA NETWORD HARD DRIVE CLOUD EDITION (2TB)

José Dias - 06/07/2011

Faz um tempo que procuro uma boa solução para backup que me desse um pouco mais de versatilidade do que um simples HD externo. Nada contra HDs externos mas quando se trabalha com fotografia, vídeo e com clientes fora da sua cidade existe uma necessidade de "algo" mais. Evidente que existem outros tipos de soluções, algumas já citei aqui no Boa Dica inclusive, como o Dropbox, por exemplo. Leia sobre ele no link http://www.boadica.com.br/dica/713/dropbox-hd-virtual

Depois de ter recebido uma dica de um amigo sobre os NAS, network-attached-storage, fiquei realmente interessado em adquirir um desses, mas os valores estavam um pouco fora do que eu pretendia gastar e os modelos que havia visto eram grandes e pesados, eu queria algo mais prático e que ainda me possibilitasse transporta-lo com certa facilidade. Estava querendo muito, pensei eu! Para minha grata surpresa, encontrei o Iomega Home Media Network Hard Drive, exatamente o que eu queria!

Na sua essência, um drive NAS é apenas um repositório centralizado de sua rede doméstica ou de pequena empresa que permite que várias pessoas ou computadores tenham acesso a arquivos e backups. Muitos dos atuais dispositivos de NAS, também permite que você facilmente compartilhe seus arquivos armazenados com usuários remotos. Diferente do Dropbox ou de qualquer outro disco virtual na internet, que essencialmente hospedam seus arquivos "na nuvem" (gloud computing), no Iomega, os dados não são armazenados em algum centro de dados distante, mas reside fisicamente em seu dispositivo NAS.

O que é computação em nuvem?

A computação em nuvem refere-se à disposição, procura de recursos computacionais (dados e softwares) através de uma rede de computadores, ao invés de um computador local. Usuários ou clientes podem apresentar uma tarefa, como processamento de texto, sem realmente possuir o software ou hardware. O computador do consumidor pode conter muito pouco software e dados, servindo como pouco mais de um terminal de vídeo conectado à Internet. A computação em nuvem promete fornecer velocidade à implementação do aplicativo, aumentar a inovação e diminuir os custos ? tudo isso enquanto se aumenta a agilidade dos negócios. A computação em nuvem também pode transformar a forma como projetamos, construímos e distribuímos aplicativos.

O Iomega Media Network Hard Drive Cloud Edition, que vem em versões de 1TB ou 2TB, a versão de 3TB está para ser lançada, é uma das primeiras dessa nova geração de dispositivos NAS. O Home Media Network Hard Drive Cloud Edition é uma atualização do popular Iomega Home Media Network Hard Drive. Além de adicionar mais funcionalidades, mais notavelmente, a funcionalidade da "Nuvem Pessoal", por isso o "Cloud Edition", esta versão adiciona uma segunda porta USB 2.0 no dispositivo. Este foi um ponto fraco que achei, a falta de um porta com USB 3.0.

Na parte de trás do dispositivo você vai encontrar o botão de liga/desliga, uma ranhura de bloqueio (lock slot), a segunda porta USB 2.0, um conector Ethernet Gigabit, e o conector de alimentação AC. Na visão da parte frontal, abaixo das quatro luzes de LED está o botão QuickTransfer e a outra porta USB 2.0.


Visão da trazeira e dianteira do Iomega Home Media

Você pode configurar o botão QuickTransfer de modo que quando você conecta um dispositivo de armazenamento externo à porta USB e pressione o botão, todos os arquivos a partir desse dispositivo são copiados para uma pasta designada na unidade Iomega. Muito útil e prático para quem vive com os bolsos cheios de pendrives de um lado para outro!

O Iomega oferece versões do software para Windows, Mac, Linux, a empresa promete ter versões para iPhone e iPad disponíveis em meados de maio, e um aplicativo Android até o final de 2011. Para acessar remotamente a sua nuvem, os usuários devem instalar o software.

Uma característica que os usuários domésticos vão adorar é o Active Folders. Quando você ativar o Active Folders para uma pasta de compartilhamento, você pode configurar o dispositivo para carregar automaticamente todos os arquivos que você coloca na pasta de contas do Facebook, Flickr ou YouTube. Você pode até mesmo defini-lo assim que os arquivos são carregados, eles são automaticamente excluídos da pasta de compartilhamento. Outra opção do Active Folders permite que você envie os arquivos para uma lista predefinida de distribuição de email, verifique os arquivos disponíveis para download via BitTorrent, ou automaticamente redimensione fotos.

Eu poderia ficar falando mais sobre este dispositivo NAS, mas se você quer saber mais detalhes o melhor a fazer é visitar o site do fabricante pelo link https://iomega-na-en.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/26597

Abaixo, depois das especificações técnicas, você encontrará um vídeo com a instalação básica e a realização de um simples backup. Assim que descobrir todas ou quase todas as boas dicas sobre este produto, volto com mais novidades!

Especificações técnicas

Requisitos de Sistema

Usuários de PC:
Microsoft Windows ® ® XP / Windows Vista ? / Windows 7 ?
Microsoft ® Internet Explorer 7.0, Firefox ® 3.x, Safari 3 ou posterior necessário para visualizar o manual do usuário
Disponível 10/100/1000 Mbps porta de rede Ethernet (obrigatório)
Ligação à Internet para acesso remoto ou de nuvem
CD ou DVD para instalar o software

Usuários de Mac ®:
Mac OS X 10.5x ou superior
Apple Safari 3 navegador ou superior para ver o manual do usuário
Ligação à Internet para acesso remoto ou de nuvem
CD ou DVD para instalar o software

Usuários Linux ®:
Linux: Redhat 9, Enterprise 05/04, Gentoo, Mandrake 10, Devian 4, FedoraCore 05/06, OpenSUSE 10.3
Ligação à Internet para acesso remoto ou de nuvem
CD ou DVD para instalar o software

Especificações:
Desktop, fator de forma compacto
Dual core em 600Mhz com 256MB de RAM
1 x RJ45 10/100/1000 Mbps (Gigabit Ethernet), porta Ethernet, as normas de LAN: IEEE 802.3, IEEE 802.3u
2 x portas USB 2.0 (para ligar disco rígido externo, impressoras)
Os computadores cliente para acesso a arquivos do sistema - PC com Windows, Mac OS, Linux
Tensão AC: 100-240 VAC
Alimentação: 9 Watts (max), 3 Watts (min)
Interface do usuário para Inglês, Francês, Italiano, Alemão, Espanhol, Português do Brasil, russo, chinês tradicional, chinês simplificado, coreano, japonês, árabe, hebraico, turco, sueco e polonês.

Nota: Todas as especificações estão sujeitas a alterações sem aviso prévio e podem sofrer alterações, dependendo do desempenho do seu computador e especificações.

Geral:
Processador
PLX 7800, Dual core em 600Mhz com 256MB de RAM
Sistema Operacional
EMC ® Home ? LifeLine

Suporte para:
Fotos DLNA Certified ®-Stream, conteúdo de áudio e vídeos para uma variedade de dispositivos de mídia como consoles (Xbox 360 ®, PLAYSTATION ® 3), pontes de áudio, o iTunes ?, molduras, TVs em rede, etc.

O software incluído
Roxio ® Retrospect ® Express HD (Backup e Recuperação de Desastres) (PC / Mac).
MozyHome ? serviço online (2GB livres).

Armazenamento
Um (1) rígido SATA II - 2 TB

Dimensões e peso
4.9 x 1.6 x 8.4" (12.5 x 0.4 x 21.3cm)
2.5 lb (1.1kg)

Até a próxima.

Caso você não esteja vendo o vídeo abaixo, será necessário instalar o Flash no seu navegador. Para isso, clique no selo da Adobe:


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

Caso você queira contratar uma empresa para executar os mais diversos serviços, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do BoaDica.

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu equipamento? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR