Página Inicial



twitter

Facebook

Orkut

  Dicas
|

INSTALANDO O ADAPTADOR WIRELESS TL-WN422G USB NO OPENSUSE

Jaguar - 06/10/2010

Quem utiliza Linux, já teve ou ainda tem problemas ao saber se o seu adaptador Wireless, seja USB, PCMCIA ou PCI vai funcionar em sua distribuição Linux.

Até mesmo eu já fui um mártir, mas a compatibilidade do Linux em relação a esses dispositivos está cada vez melhor.

Para mim, os adaptadores com a melhor compatibilidade são os com o chipset Atheros e Ralink.

Desta vez, eu vou ensinar passo a passo a ensinar a instalar o adaptador Wireless TP-LINK WN422G v2 no OpenSUSE 11.3 (essa dica serve para o Ubuntu 10.04 também) e também a escolher um monitor de conexão.

Requisitos:

  • Programa ndiswrapper;
  • Drivers do CD (não é do site, aqueles NÃO funcionam com o ndiswrapper), mas para quem não tiver, eu deixarei aqui um link para o download.

http://www.megaupload.com/?d=6GS537JR

Iniciando a instalação:

Então, vamos colocar a mão na massa, antes de tudo, certifique-se de que tem o ndiswrapper instalado, se não, instale-o através do Yast. Agora, com tudo pronto para a instalação, abra o terminal, em modo root, e digite:

# lsusb | grep Atheros

Isso vai retornar um resultado semelhante a esse:

Bus 001 Device 003: ID 0cf3:1006 Atheros Communications, Inc.

Agora que sabemos a ID desse dispositivo, deveremos anotar para usá-lo posteriormente na etapa de instalação. Se você baixou o arquivo drivers.zip, então extraia-o com algum gerenciador de arquivos compactados, ou aproveite a carona no terminal, ex:

# unzip /home/usuario drivers.zip

Com todas as informações reunidas, vamos começar a instalação, digite agora este comando:

# ndiswrapper -i [caminho do arquivo .inf]

Aqui, você deve informar ao ndiswrapper onde estão os drivers de instalação, exemplo:

ndiswrapper -i /home/usuario/drivers/TL-WN422G/Driver\ Files/Win2K_XP/netathuw.inf

Utilize os drivers do Windows XP para não ter problemas posteriores, são os mais compatíveis com o ndiswrapper.

Agora, digite outro comando:

# ndiswrapper -a [id do dispositivo] [nome do driver]

No exemplo, ficaria assim: ndiswrapper -a 0cf3:1006 netathuw, como você viu, tivemos que associar o driver com a ID do dispositivo, isso é necessário para que o adaptador funcione corretamente com o ndiswrapper.

Agora, vamos verificar se o dispositivo está mesmo configurado corretamente:

# ndiswrapper -l

Esse comando lista todos os dispositivos que estão configurados no ndiswrapper, se o resultado abaixo for semelhante a esse, é porque a instalação foi bem sucedida:

netathuw : driver installed
device (0CF3:1006) present

Agora devemos gravar estas modificações para que o ndiswrapper possa funcionar corretamente

#ndiswrapper -ma
#ndiswrapper -mi

Mas para que o ndiswrapper possa carregar os drivers a cada inicialização do sistema, você deve configurar o carregamento do módulo ndiswrapper.ko no Centro de controle Yast, para isso, vá até Sistema → Editor do sysconfig → System → Kernel → MODULES_LOADED_ON_BOOT e adicione o valor ndiswrapper:

Confirme a alteração, e dê OK. Na próxima tela dê OK novamente.

Agora, reinicie o sistema, e ao entrar novamente nele, você deverá notar que as luzes do adaptador está piscando o led verde. É sinal de que tudo está funcionando perfeitamente.

Agora a parte crucial da configuração chegou, é onde você vai incluir as informações da conexão de rede sem fio, como a SSID, senha, e criptografia. Ainda no Centro de controle, clique em Dispositivos de rede → Configurações da rede:

Nessa tela você tem duas escolhas, pelo NetworkManager, ou pelo método ifup. A diferença entre eles, é que pela primeira opção, a conexão de rede é gerenciada por aplicativos, como o KNetworkManager, mas eu não recomendo usar esse método, a conexão cai o tempo todo. Vá pelo método ifup, como na foto acima, e vá para a próxima guia:

Excelente! Já podemos ver o MAC Address do adaptador USB nesta tela. Isso é um ótimo sinal! Agora clique em Editar. Escolha a guia Hardware e clique em Próximo:

Em nome da rede, digite a SSID, escolha o método de criptografia da sua rede, e digite a sua senha em Chave de criptografia. Clique em Próximo, agora você pode clicar em OK, o Yast irá configurar a sua interface. Se alguma mensagem de erro aparecer, ignore, pois a interface de rede ainda não foi criada. Você já pode fechar o Yast.

Abra algum navegador de sua preferência e faça um teste. Se você conseguiu navegar, parabéns, você acabou de instalar e configurar o seu TL-WN422G no seu sistema. Mas como é de praxe, o Linux não vem com muitas ferramentas para monitorar a conexão, eu optei pelo Knemo, que você pode encontrar no repositório Packman.


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

Caso você queira contratar uma empresa para executar os mais diversos serviços, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do BoaDica.

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Finalmente, procurando onde comprar seus roteador? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR