Página Inicial



twitter

Facebook

Orkut

  Dicas
|

ENVIANDO ARQUIVOS GRANDES PELA INTERNET

Antonio Vilhena - 05/04/2010

Desde o surgimento da internet, cada vez mais as pessoas estão compartilhando conteúdo entre si. Trocam imagens, filmes, documentos, emails, etc. Na maioria das vezes para realizar este compartilhamento de conteúdo com alguém em especial ou com um grupo de amigos, é utilizado o email ou alguma ferramenta especifica em sites de comunidade virtual (fóruns, etc.), ou mesmo alguns serviços oferecidos por empresas para utilidades especificas como o Picasa do Google para imagens, etc.

Mas e se eu quiser enviar um arquivo grande para algum conhecido? Tem problemas? Já posso adiantar que sim! Muitos provedores e "nós" da internet, implementam limitações de arquivos anexados a emails, ou seja, você só consegue fazer seu email chegar ao destino se o anexo que você colocou for menor que alguns poucos megas (a maioria não aceita emails com mais de 8 MB anexados, e vários não aceitam com mais de 4MB).

Pois bem, recentemente me deparei com um caso real, onde uma pessoal desejava me enviar um arquivo de uma filmagem que tinha feito, e que continha cerca de 80MB... como a pessoa em questão não conhecia muito de internet, a primeira opção foi tentar anexar em um email e quando "obviamente" o email não conseguiu ser enviado me contatou pedindo ajuda.

Como é uma dúvida que pode acontecer com outras pessoas, achei interessante colocar este caso aqui pois outros poderão se beneficiar.

Existem vários sites na internet que foram criados justamente com esta finalidade... ajudar a transferir arquivos muito grandes entre pessoas na internet. Cada um tem sua característica específica mas a maioria é bem similar. Basicamente funcionam através do arquivamento temporário de um arquivo no site, e fornecendo um link para que seu destinatário possa baixar o arquivo. Dessa forma, basicamente o processo é: você faz upload de um arquivo para um site, e a pessoa para quem você quer enviar faz download deste mesmo arquivo.

O que varia no processo é: ferramenta para enviar o arquivo, ferramenta para receber o arquivo, "guias" e "auxilio" para o processo, tempo que fica disponível o arquivo, tamanho permitido de envio, e por aí vai... Alguns destes serviços são gratuitos e outros são pagos.

Neste artigo vou fazer um exemplo, de um serviço gratuito que é oferecido para esta finalidade na internet e que é muito usado pelo pessoal, chamado "Transfer Big Files" ou TBF (http://www.transferbigfiles.com/).

Mas chega de lero-lero e vamos ver como funciona porque já deve ter gente querendo enviar arquivo e não quer mais perder tempo lendo...

Suponha que você queira transferir um arquivo com mais de 10 MB (uns 100 ou 200 MB)... é algo bem grande e COM CERTEZA não será possível enviá-lo por email

Bom, vamos então ao site do Transfer big files...

Como vemos o processo é bem simples: basta selecionar o arquivo, o email de destino, e enviar!

Ele também aceita mais de um arquivo (clicando no "more files >>"):

Bom, clicando em procurar, aparecerá a interface do Windows para selecionar o arquivo:

Basta então selecionar o arquivo desejado e clicar em abrir.

Em seguida será necessário escrever o email de destino. Após isto o arquivo será enviado para armazenamento no site e um email será enviado para o email de destino com as informações de como fazer para pegá-lo.

Clicando em Advanced options, você terá alguma opções adicionais como:

  • Enviar alguma informação adicional no email que o site irá enviar para o destino: Basta marcar o campo de "include a message to recipient"
  • Proteger o arquivo com senha (podendo ou não enviar esta senha junto com o email)

Bom após definir como enviar, basta clicar no botão de SEND IT que o arquivo será enviado para armazenamento temporário no site (este passo irá demorar conforme o tamanho do arquivo e a sua banda de conexão com a internet).

Após o upload do arquivo, o site irá enviar para o destinatário selecionado por você, um email com as instruções necessárias para ele poder receber o arquivo:

No email acima, eu coloquei para exemplificar tanto a mensagem adicional (marcado como 1) como uma senha para poder acessar o arquivo (marcado como 2).

O link para poder receber o arquivo, está marcado em 3. Basta clicar no link ou copiar e colar numa janela do seu navegador internet. Será mostrada a página abaixo, com um local para a colocação da senha (enviada por email nesse caso).

Será mostrado o arquivo (marcado abaixo), com a data de "expiração" (após esta data o arquivo será apagado do site automaticamente).

Para baixar o arquivo, basta o destinatário clicar no mesmo.

Selecionar onde quer salvar o arquivo...

E ele será transferido:

E fim... após isto, seu arquivo foi recebido pelo destinatário sem problemas de ter sido barrado em algum ponto a internet devido ao seu tamanho.

Como vemos, o processo é simples, funciona, e muito prático, e o que é mais interessante: GRATUITO, resolvendo um problema comum que temos na internet,

Vale à pena dar uma olhada no "FAQ" do site para saber algumas informações IMPORTANTES:

  • O tamanho máximo do arquivo é de 1 GIGABYTE... acho que atende à maioria das necessidades do pessoal. Acima disto, é interessante procurar uma solução que não seja gratuita
  • Os arquivos ficam armazenados no máximo por 5 dias, ou se forem baixados 20 vezes (o que acontecer primeiro)

Como informei no início do artigo, existem outros serviços na internet que fazem a mesma coisa... alguns gratuitos, alguns pagos, e com certeza algum deles irá atender as suas necessidades específicas caso o Transfer Big Files não o faça.


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

Caso você queira contratar uma empresa para executar os mais diversos serviços, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do BoaDica.

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu equipamento? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR