Página Inicial



twitter

Facebook

Orkut

  Dicas
|

INSTALANDO ROTEADOR TP-LINK TL-WR541G NO VIRTUA

Antonio Vilhena - 18/02/2010

Devido ao péssimo serviço que a velox passou a prestar aqui no meu bairro, contratei o serviço de banda larga do Virtua (na NET), e logo após estar tudo funcionando e comprovado que estava estável, resolvi colocar o ambiente como eu tinha na minha instalação antiga do velox, ou seja, instalar um roteador wifi para poder compartilhar com os outros micros de casa e com os dispositivos wifi que tenho.

Já que eu estava fazendo "uma geral" na minha instalação, resolvi também partir para testar um roteador novo para simular uma compra e instalação de um produto destes por um usuário atualmente.

Dei um pulo então na DATATRI e fui bater um papo com o Sr. Enéias para ver com ele que produto tínhamos no mercado que seria interessante... qual possuía um custo/benefício realmente interessante para passarmos para os nossos usuários aqui no BoaDica.

Ele me indicou um roteador da TPLINK (modelo TL-WR-541G) que apresentava um preço muito interessante, e nesse caso em especial ainda oferecia 1 ano de antivírus panda gratuito. Resumo: preço mais em conta que os demais e características melhores que os mais comuns do mercado (Dlink, Planet, etc.). Se for considerar o custo de uma licença de antivirus deste tipo (profissional), o roteador sai quase pelo preço de um lanche! Muito barato mesmo!

Resolvi encarar e comprei um, e ia aproveitar e também utilizá-lo para fazer o artigo de um novo produto aqui para o BoaDica.

Antes, uma ressalva... tem produtos aí no mercado que fazem propaganda de velocidades muito acima do padrão (no caso do padrão 802.11g, a velocidade padrão é 54Mbs), porém vale primeiro "olhar com cuidado" estas propagandas.

  • Normalmente nos sites "americanos" destes produtos com características "extras" apresentadas aqui no Brasil, não falam absolutamente NADA a respeito (muito estranho... se o produto ao invés de 54MB/s passa a ter 150MBs como por exemplo uma das marcas apregoa, porque não há NADA a respeito disso no site americano da empresa??? Só no Brasil??? Muito estranho.....
  • Normalmente nestas características "extras" não há NENHUMA especificação sobre ela, ou seja, você não encontra NENHUMA informação "pública" sobre como usar tal facilidade... nem no site nem no manual... mais estranho ainda...
  • Normalmente, quando você consegue informações sobre esta "característica extra", ela só funciona com equipamentos da mesma marca, e mesmo assim em casos muito específicos, e de novo com falta de detalhes no manual/site

Dessa forma, ABRAM BEM os olhos quando forem comprar um equipamento destes para não comprar um gato por lebre, ou gastarem dinheiro com funções que nunca vão usar, ou que nunca vão conseguir informações de como usar, ou que nunca vão ter equipamentos para usar.... OLHO VIVO NO CUSTO/BENEFICIO, E DESCONFIEM DAS PROPAGANDAS "EXTRAS". Nem sempre mais caro é melhor!

Vale lembrar, que para darem uma conferida nas ofertas existentes no BoaDica sobre roteadores wireless, basta irem no grupo de REDE e selecionarem o item WIRELESS, ou cliquem aqui. Se quiserem todos, basta clicar na 1a opção (Access Point e Roteadores Wireless) ou escolher por fabricante.

Bom. vamos então agora partir para a instalação do novo brinquedinho!

O pacote que vem junto traz tudo... o roteador, fonte, cabo de rede, cd e suporte para colocar o roteador na vertical.

Além disso, vem também o manual de instalação (em inglês e português), bem como, neste pacote específico que comprei, a licença de 1 ano do antivírus Panda Profissional.

Primeiro fiz a instalação do software no micro (se bem que é desnecessário)...

Logo em seguida fiz a conexão física dos equipamentos:

Aqui na minha casa tenho 3 micros ligados por cabo RJ45, e o wireless usado por notebook e smartphone, ou seja, aqui temos todas as conexões!

Feita a conexão, usei um dos micros ligados em LAN para conectar o roteador. Para isto, basta abrir um navegador e chamar a url: http://192.168.1.1 para que você possa acessar o firmware de configuração dentro do roteador.

O usuário padrão é admin e a senha padrão é admin (atenção minúsculas). Depois veremos onde trocar para não haver riscos.

Logo após entrar com o userid e senha, será mostrada a tela de status do roteador.

Teremos que configurar basicamente a parte de wan e a parte de wireless. Você poderá utilizar a opção de Quick Setup, ou ir diretamente para os itens que são realmente necessários (mostrados abaixo).

Para configurar a parte de WAN (para poder compartilhar o virtua), clique na coluna à esquerda em NETWORK no grupo de Basic Settings (está marcado com a seta vermelha aí em cima) e logo em seguida na opção WAN que irá abrir... virá a tela abaixo...

O tipo de conexão a ser configurada para sua banda larga é logo na primeira opção WAN Connection Type:

No caso de banda larga da NET VIRTUA use a opção que vem default que é a DYNAMIC IP. No caso de conexão ADSL (velox e speedy), use PPPoE (e neste caso você deverá colocar o username e a senha a ser usado pelo roteador se conectar sozinho ao serviço ADSL.

Bom, como meu caso é o virtua da NET, utilizei a opção de DYNAMIC IP.

É necessário desligar o seu modem da NET (mantendo o roteador ligado), para que o modem apague suas tabelas de endereços MAC/IP. Deixe sua conexão (Wan Conection Type) como Dynamic IP, e clique em SAVE.

Ligue seu modem, e após alguns segundos as informações de endereçamento contidas na tela de gerenciamento deverá ser atualizadas de forma automática.

OBS: No caso de os campos IP Address, Subnet Mask e Default Gateway mantiverem-se com a numeração 0.0.0.0, clique sobre o botão RENEW. Então logo após alterarem os valores destes campos, clique então no botão de SAVE.

A partir deste momento, o roteador já deve estar funcionando para o compartilhamento de internet pelos micros ligados através da rede local.

OBS: em "alguns casos", pode ser necessária a utilização da opção de MAC CLONE, porém no virtua da NET no meu caso não foi necessário.

Fica faltando então configurarmos a parte relativa ao WIRELESS. Para isso, clicamos no item WIRELESS do menu inicial do Roteador:

Na configuração da parte Wireless, temos alguns itens a configurar:

  • Escolhemos um nome qualquer de identificação para sua rede (SSID).
  • Acertamos a região onde estamos operando (se bem que isto não afeta em NADA)
  • O "channel" pode deixar no que vier configurado
  • O "mode", utilizamos a opção de 54Mbps (que é o máximo padronizado para 802.11g)
  • E um fator importante... definimos o nível de segurança desejado (WPA2 para nível máximo ou WEP para nível básico), bem como definimos a SENHA a ser utilizada para se conectar à esta rede sem fio (se não colocar senha, qualquer um poderá entrar na sua conexão).
  • Utilize o botão de SAVE para salvar sua configuração Wireless.

Pronto! A partir deste momento você já está com o roteador pronto para funcionar tanto na rede local como na rede WIFI.

Por fim, a ultima coisa que podemos fazer como configuração básica, é mudar a senha de acesso ao roteador. Para isto, acesse a opção de SYSTEM TOOLS, e a subopção PASSWORD.

Nesta tela você poderá alterar tanto o nome de usuário como a senha para se entrar no roteador. Basta preencher os campos e utilizar o botão de SAVE.

Com isto você já tem toda a configuração básica realizada, de forma rápida e simples... já está tudo pronto para ser usado.

Depois, em outros artigos, podemos ver como fazer outras opções como atualização de firmware, direcionamento de porta, etc.

Aproveito para agradecer novamente ao Sr. Enéias da DATATRI pela sugestão, equipamento e o atendimento sempre cordial e atencioso que temos na sua empresa sempre que o visitamos!


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

Finalmente, procurando onde comprar seu Roteador? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR