Página Inicial



twitter

Facebook

Orkut

  Dicas
|

ESTENDENDO O ALCANCE DA REDE WIRELESS

Prof. Marcilio Bergami de Carvalho - 08/12/2009

Uma dúvida muito comum dos internautas é sobre a ampliação do alcance de um roteador wireless com o uso da técnica de repetição do sinal.

É sempre mais aconselhável o uso de antenas de maior ganho para a ampliação do alcance de uma rede sem fio, mas existem situações em que só a troca da antena não é suficiente.

Para esses casos o uso de um repetidor de sinal wireless se torna bastante interessante.

Dependendo do fabricante o internauta poderá encontrar em sua linha de produtos aparelhos específicos para esse fim, conforme acontece com o fabricante Linksys, com o seu Expansor de alcance Wireless-G modelo WRE54G:

Repetidor wireless do fabricante Linksys, modelo WRE54G

Mas a esmagadora maioria dos fabricantes do mercado optaram por não possuir em sua linha de produtos dispositivos especializados para a função de repetição do sinal wireless.

Encontramos então no mercado Access Points que acumulam a função de Repetidor (Repeater), e até mesmo roteadores Wireless com a função de Repetidor de sinal, como o Access Point e Roteador sem Fio do fabricante Aquario, modelo APR-2426:

Access Point e Roteador sem Fio do fabricante Aquario, modelo APR-2426

Para este tutorial decidimos usar como roteador wireless o modelo DI-524, do fabricante D-Link, um modelo bastante popular no mercado brasileiro:

Roteador wireless do fabricante D-Link modelo DI-524

E para realizar a função de repetidor do sinal do roteador DI-524 decidimos utilizar um Access Point do fabricante Planet, modelo WAP-4000:

Access Point wireless do fabricante Planet modelo WAP-4000

Nosso objetivo em utilizar dispositivos de fabricantes diferentes foi o de orientar o internauta para o fato de que a repetição independe de fabricante, pois os fabricantes são obrigados a seguir rígidas normas internacionais. Portanto estamos usando um equipamento do fabricante Planet para repetir o sinal do produto do fabricante D-Link, o que funciona de forma magistral.

Basicamente, devemos, no dispositivo que irá repetir o sinal do roteador wireless, realizar os seguintes passos (Obs: Devemos configurar o WAP-4000 pela placa de rede cabeada, ligada entre a placa de rede cabeada do PC e a porta RJ45 do WAP-4000):

1 - Configurar o WAP-4000 para um endereçamento de rede IP compatível com o do DI-524 (Obs: Não se deve ativar o servidor DHCP do WAP-4000!);

Tela da opção IP Settings, do WAP-4000

2 - Na opção "Basic Setting", devemos, no campo SSID, digitar o mesmo nome do SSID do DI-524 (Obs: Aqui vale a regra de respeitar os caracteres minúsculos e maiúsculos), na opção "Channel" devemos escolher o MESMO canal usado no DI-524, e caso o DI-524 utilize criptografia devemos configurar a mesma criptografia no WAP-4000. (Obs: Somente criptografia WEP é permitida no modo de repetição do sinal wireless);

Tela da opção Basic Settings, do WAP-4000

3 - Escolher, no menu Advanced Setting do WAP-4000 para a função AP Mode a opção Repeater Mode, e digitar ao lado desta opção, em Remote AP SSID o nome do SSID do DI-524 (Obs: Aqui vale a regra de respeitar os caracteres minúsculos e maiúsculos). Podemos, agora, clicar lá embaixo, no botão [Apply].

Tela da opção Advanced Settings, do WAP-4000

Devemos agora aguardar que o WAP-4000 reinicie.

Pronto! O WAP-4000 já está repetindo o sinal do DI-524. Simples assim!

Caso o seu WAP-4000 não esteja conseguindo repetir o sinal do DI-524 é porque ele não está na área de abrangência do sinal do DI-524. O WAP-4000 possui uma forma de verificação de sinal no menu Advanced Settings, bastando clicar no botão [Site Survey], no alto, à direita da opção AP Mode. Irá surgir uma nova tela, mostrando TODOS os dispositivos wireless que o WAP-4000 está "enxergando". Se o SSID do seu DI-524 não estiver aparecendo, você tem que aproximar o WAP-4000 do DI-524 e clicar em [Site Survey] novamente. Assim que o SSID do DI-524 surgir, o WAP-4000 passará a repetir o seu sinal. Podemos ver o Site Survey no WAP-4000 a seguir:

Tela do WAP-4000 realizando o Site Survey e descobrindo o SSID do nosso DI-524, chamado DTI

Tomemos como exemplo o sinal do nosso roteador DI-524, cujo SSID é DTI que estava muito fraco, com 43% de sinal conforme podemos ver a seguir na tela do Gestor Wireless, do adaptador USB D-Link modelo DWA-110:

Após a configuração e instalação do WAP-4000 como repetidor, fizemos nova varredura, e vejam só o resultado. Agora, além do DTI original com 43% de sinal temos um DTI com 99% de sinal, que é justamente o sinal do DI-524 regenerado pelo WAP-4000:

Esperamos que com esse tutorial, todos os internautas que buscaram o Boa Dica com pedido de ajuda possam agora repetir suas redes wireless com bastante tranquilidade.

Agradecemos ao Sr. Eneias Vieira de Carvalho, diretor da Datatri Informática - RJ, que gentilmente cedeu os dispositivos utilizados no desenvolvimento deste tutorial.

Àqueles que desejarem um maior desenvolvimento na área de redes, tanto cabeada quanto sem fio, procurem-nos na Datatri Training (http://www.datatri-training.com.br), que possuí­mos cursos especializados na Área de networking, nos níveis básico, intermediário e avançado.

Prof. Marcilio Bergami de Carvalho


Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu equipamento? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR