Página Inicial



twitter

Facebook

Orkut

  Dicas
|

COMO FAZER CAPAS PARA DVD

José Dias - 17/08/2009

Recebo muitas artes com capas de DVD para impressão. Capas muito bonitas, de uma criatividade enorme, feita na maioria das vezes por designers. Infelizmente, parece que alguns desses profissionais não conhecem ou simplesmente esquecem das regras gráficas básicas; marca de corte, dobra e sangria foram deixados em segundo plano na era digital. Na verdade todas as regras citadas continuam valendo e devem ser aplicadas sempre. Como minha formação é do tempo da régua T e caneta de nanquim, deixar de fora alguma dessas marcas era correr o risco de perder o cliente e o emprego. Resolvi escrever este tutorial bem básico, citando e mostrando alguns exemplos dessas regras e como usá-las, para que os nossos leitores interessados em desenvolver suas próprias capas possam imprimi-las ou até mesmo enviá-las para um bureau de impressão, sem que recebam um telefonema da gráfica reclamando da arte.

Neste tutorial não pretendo ensinar a usar nenhum software, pois as regras se aplicam a arte e você poderá desenvolve-la em qualquer programa desejado, seja no Photoshop, Corel Draw, Paint Net ou outro qualquer. A ideia é orientar o usuário a criar suas próprias capas e a utilizar os logotipos corretamente.  A criatividade é por sua conta.

Para este tutorial vamos utilizar as medidas, logos e estojos (box) oficiais utilizadas no mercado profissional de produção de DVD. O estojo padrão utilizado para DVD é o Amaray. Outros estojos são encontrados também, mas as medidas utilizadas serão as mesmas dos estojos Amaray.

Estojos tipo slim ou outros formatos especiais não serão mencionados. Caso você esteja criando uma capa de DVD que será enviada diretamente à uma fábrica de replicação, gráfica ou para confecção de fotolito, é de vital importância que você entre em contato com os responsáveis pelo serviço e peça as especificação para confecção do material gráfico, pois existem regras, textos obrigatórios, numerações, locais específicos para os logotipos e licenças que serão exigidas.

Dada as devidas explicações, mãos a obra.

Medidas

As medidas oficiais são: 273 mm (largura) X 183 mm (altura) e a lombada 14 mm. Embora estas sejam as medidas oficiais de corte, é de extrema importância que seja deixada uma margem de segurança para o corte, de pelo menos de 0,3 mm, a isso se dá o nome de sangria ou sangramento. Caso isso não seja feito, no momento do corte, sua arte será cortada na medida errada ou ficará com beiradas brancas. Nos dois casos, seu trabalho será prejudicado.
Veja o exemplo correto na imagem abaixo.

É importante também deixar uma margem de segurança de 2 mm entre o texto e a linha de corte.

Logotipos

Abaixo, podemos ver os logotipos mais utilizados na confecção das capas de DVD. Observe que o logotipo da gaivota só deve ser utilizado se o seu DVD for produzido no Pólo Industrial de Manaus.

No final desta matéria você encontrará um link para fazer o download do arquivo contendo os logotipos mais utilizados.

Fotos

Se a sua arte contem aplicação de fotografias utilize-as com 300 dpi.

Lombada

A lombada possui 14 mm, não é necessário incluir a marca de dobra na arte final, mas é interessante utilizá-la durante o desenvolvimento da capa, para que a lombada fique corretamente centralizada.

Uma detalhe que em muitas artes passa desapercebido, é a orientação do texto da lombada, esse detalhe deve ser observado inclusive em lombadas de livros, revistas e embalagens. O texto da lombada deve estar orientado de forma que no momento que o DVD ou livro estiver com a capa para cima a leitura da lombada fique correta. abaixo, temos dois exemplos, um correto e o outro não. Garanto que se você for procurar nos seus DVD e livros irá encontrar vários com a orientação de texto invertida.

Impressão

Se você vai imprimir a sua capa em impressoras de qualidade fotográfica jato de tinta, utilize papel fotográfico (Glossy Paper), este papel possui uma camada especial para que seja possível uma impressão de qualidade.

Independente do tipo de impressora, deve-se usar uma gramatura de 120 à 150 g/m, isso evita que o papel enrosque na impressora e evita enrugamento e deformação do material. Verifique as recomendações do fabricante ou da gráfica para saber qual o papel ideal para cada tipo de impressão.

Para textos vazados utilizar no mínimo corpo 7 e evitar tipos com serifa.

É importante a verificação antes do envio à gráfica de todos os elementos que compõem a arte. Verificar se estão inclusos no pacote, elementos tais como fontes, imagens, vetores e etc. Caso a gráfica trabalhe com arquivos do Corel Draw é importante converter a arte em curvas para evitar problemas.

Template da Arte

Abaixo temos um template da arte. No detalhe podemos observar as marcações de segurança, corte e sangria.

Downloads dos arquivos

Abaixo esta o link do arquivo para download. O arquivo contem 5 arquivos (486 KB), o template do estojo Amaray para DVD nos formatos PDF, CDR e JPG e também os logotipos em CDR e PNG. Faça o download e salve-os no seu computador.

Clique aqui para dar início ao download

Até breve.


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

Caso você queira contratar uma empresa para executar os mais diversos serviços, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do BoaDica.

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu equipamento? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR