Página Inicial



twitter

Facebook

Orkut

  Dicas
|

COMPARTILHANDO VIRTUA COM O ROTEADOR D-LINK DI-624 WIRELESS 108G

José Dias - 14/06/2009

DI-624 802.11g High-Speed 2.4GHz SMB Router Cable Modem Motorola SBV5120 SURFboard

Antes que algum leitor acredite que está lendo um artigo escrito por um expert em configuração de rede e internet, que fica claro, meus conhecimentos em tais assuntos são absolutamente limitados. Leio os manuais dos equipamentos e faço minhas pesquisas, além, é claro consultar os amigos que entendem do assunto. Então, como prova que todos, com algum tipo de ajuda, são capazes de montar e compartilhar sua rede e internet com o Virtua, eis aqui este tutorial.

Infelizmente, desta vez as pesquisas tiveram poucos resultados positivos, nunca pensei que achar um tutorial na internet de como compartilhar o Virtua fosse tão raro em relação ao milhares de tutoriais do Velox. Tive que partir para a minha "aventura" com algumas dicas dos amigos e com o manual do roteador do lado.

Há algum tempo possuo dois computadores conectados à internet por meio do Virtua, serviço de banda larga da operadora de TV a cabo NET. O grande incomodo é que estes computadores estavam ligados entre si diretamente pela placa de rede com cabo crossover, o que obriga um dos computadores a ser escravo do outro, ou seja, o computador A fornece conexão a internet ao computador B, sem o A, o B não tem acesso. Confuso? então leia o artigo do Antonio Vilhena escrito especialmente para aqueles, que como eu, entendem pouco do assunto, vale a pena: ENTENDENDO COMPARTILHAMENTO DE CONEXÃO INTERNET.

É sempre bom lembrar, que existem lojas e profissionais gabaritados para fazerem este tipo de serviço. Se você não quer esquentar a cabeça, quer um serviço rápido e eficiente, esta sem dúvida é a melhor opção. Caso você queira saber quem poderá ajudá-lo, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do site. Caso você queira aprender um pouco mais ou esteja querendo matar o tempo, continue a leitura.

Após ler algumas dicas e com a queda vertiginosa de preços, resolvi comprar o roteador DI-624 da D-Link http://www.dlinkla.com/home/productos/producto.jsp?idp=263. Este modelo está descontinuado pelo fabricante, sendo substituído pelo D-Link RangeBooster G? Wireless Router (WBR-2310), mas ainda é facilmente encontrado no mercado. O roteador veio com o último firmware disponível. Caso o seu esteja desatualizado e você necessite atualiza-lo, clique no link: FIRMWARE_DI-624_v4.03.bin. e siga os procedimentos informados no site.


O que vem na caixa: O roteador, CD-Rom, cabo Ethernet (direto), manual e a fonte de alimentação

O que eu precisaria fazer funcionar: Um roteador DI-624, um cable modem SBV5120, que fornece o sinal do Virtua, NET e NETfone, um computador com sistema operacional Windows XP Pro SP3 e um computador com sistema operacional Windows Vista* SE SP1 e os cabos de rede, além é claro das placas de rede instaladas nos computadores. Como estes computadores estão muito próximos um do outro, eles serão ligados por cabo e num primeiro momento não usaremos a rede Wi-Fi.

*O Windows Vista SE (Windows Vista Starter) possui uma serie de limitações quanto ao sistema de redes. Leia mais sobre isso visitando o link da Microsoft: http://windowshelp.microsoft.com/Windows/pt-BR/help/44526469-b916-4442-9372-4f566795bbcf1046.mspx

Visão traseira do DI-624 802.11g High-Speed 2.4GHz SMB Router e suas conexões

A primeira observação a ser feita é a respeito dos cabos, basicamente existem dois tipo de cabos:

O cabo direto (ou patch cable): utilizado para ligação da placa de rede ao modem e aos computadores;
O cabo invertido (ou crossover cable): utilizado para ligação entre 2 hubs (também chamado cascateamento), ou então para ligar 2 micros pela placa de rede (padrão RJ45). Como este roteador utiliza MDI/MDIX, os dois cabos são aceitos, mas neste tutorial usamos o cabo direto. Na verdade usamos 3 cabos diretos.

Deixe tudo que você vai precisar a mão, no nosso caso: 3 cabos diretos, o roteador, o modem e os computadores, claro.


Visão dianteira do DI-624 e a indicação de cada LED

Vamos à instalação para compartilhar a internet:

A primeira coisa a fazer é conectar a fonte de alimentação ao roteador e depois ligar a fonte a rede elétrica; o led verde, de força (Power) irá ligar;

Se o seu modem do Virtua estiver ligado, basta acionar o botão de Stand by, que fica na parte superior do modem para podermos trabalhar.

Atenção: A partir de agora você perderá a conexão com a internet, embora o NETfone funcione.

Continuando com o DI-624 ligado insira uma extremidade do cabo Ethernet na Porta WAN no painel traseiro do DI-624 e a outra extremidade no modem. Acione o botão de Stand by do modem para liga-lo completamente. A luz do LED WAN irá acender, indicando que a ligação está correta. Veja o diagrama abaixo para conhecer as conexões utilizadas no modem SBV5120.

Atenção: Na instrução em português do manual que acompanha o produto, esta indicação está errada! Ela indica a porta LAN, onde deveria indicar a WAN.


Visão traseira do modem SBV5120 e suas conexões

Com o DI-624 e o modem ligado, você irá conectar uma extremidade do cabo Ethernet na Porta LAN 1 no painel traseiro do DI-624 e a outra extremidade na placa de rede do computador que você usará para configurar o roteador DI-624.  A luz do LED da Porta LAN 1 irá acender, indicando que a ligação está correta.

Ligue o seu computador. Se você estiver usando o Windows Vista SE, abrirá a janela abaixo quando o seu computador iniciar.


Escolha a opção ideal para o seu uso


Tela confirmando a sua escolha

Se quiser você poderá conectar outro computador no roteador, bastando que conecte uma extremidade de outro cabo Ethernet na Porta LAN 2 no painel traseiro do DI-624 e a outra extremidade na placa de rede do segundo computador.

Vamos a configuração para compartilhar a internet:

Abra o seu navegador de internet e digite http://192.168.0.1/ para poder entrar no setup do DI-624. Em User name digite "admin" (sem as aspas) e deixe o Password em branco, depois click OK

A tela abaixo surgirá confirmando que você está pronto para começar a configuração do roteador. Para dar início, click em Run Wizard.

A primeira tela, acima, mostra a sequência que será feita e os itens que serão alterados. Click em Next.

Se você pretende alterar a senha de acesso a configuração do roteador, esta é uma boa hora e é altamente recomendado que você altere a senha. Você sempre poderá voltar na configuração para fazer futuras alterações. Click em Next.

Sempre defina a zona de horário (Time Zone). Para o Brasil GMT-03:00 - Brasília. Click em Next para seguir. O roteador irá auto detectar a WAN, como mostra a figura abaixo.

Para o Virtua vamos escolher Dynamic IP Address. Click em Next.

Click em Next.

Clique em Clone MAC Address e click em Next.

Eu alterei o nome em SSID e o Channel somente para demonstração, você pode deixar como está originalmente. Click em Next.

Como estou deixando para configurar o Wireless futuramente, deixei em Disabled. Caso você deseja configurar agora sua rede sem fio (wireless), marque Enabled e escolha a encriptação. Click em Next.

Quando clicar em Restart o roteador irá salvar e reiniciar com sua nova configuração. Vá na aba Status em Device Info verifique se está escrito DHCP Client Connected. Caso não esteja, click em DHCP Renew.

Observe os computadores ligados ao roteador e verifique se estão acessando a internet. Aqui, assim que o roteador reiniciou os dois computadores tiveram acesso a internet.

Para saber como configurar a rede para compartilhar arquivos entre estes computadores, leia a continuação desta matéria visitando o link: COMPARTILHANDO VIRTUA COM O ROTEADOR D-LINK DI-624 WIRELESS 108 G - 2ª PARTE.

Até lá.


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

Caso você queira contratar uma empresa para executar os mais diversos serviços, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do BoaDica.

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu equipamento? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR