Página Inicial



twitter

Facebook

Orkut

  Dicas
|

INSERINDO O SÍMBOLO DO EURO EM DOCUMENTOS DO WINDOWS

Antonio Vilhena - 27/04/2009

Como tenho amigos e parentes na Europa, outro dia num bate-papo que estávamos tendo, surgiu a dúvida com relação a como colocar o símbolo do EURO em documentos que estiverem sendo feitos por programas do Windows como o Microsoft Word ou Microsoft Excel, ou em emails (Outlook e outros). Algo que parecia simples, não era, pois havia "componentes" diferentes nos equipamentos que cada um utilizava, pois os teclados eram diferentes, o idioma configurado no Windows era diferente, etc.

Parece simples, porém os teclados ABNT que são vendidos por aqui no Brasil não possuem este símbolo, bem como não é encontrado também em teclados padrão US International e infelizmente também não em alguns teclados na Europa...

Para complicar mais ainda a situação, não foi possível ainda uma padronização geral, daí dependendo do padrão do teclado, da página de código de fontes, etc., varia o método de associação de letras para a seleção do símbolo.

O símbolo do Euro é inspirado na letra grega epsilon, evocando o berço da civilização européia (Grécia), e também por ser o E a primeira letra da palavra EUROPA. As duas barras horizontais possuem o simbolismo da estabilidade.

Basicamente você poderá fazer a inserção do símbolo do EURO nos programas de 2 maneiras...

  • Através de opção de "Inserir Símbolo" nos programas
  • Através de atalho de teclado

1. Como inserir o símbolo do euro através da opção de "INSERIR SÍMBOLO",

Vou colocar a seguir como inserir o "símbolo" do euro em alguns programas que são muito usados...

No Microsoft Excel 2003:

No Microsoft Word 2003:

No Programa de Email Mozilla Thunderbird:

Estas mesmas opções e janelas são encontradas no InfoPath, no FrontPage, no Power Point, e de maneiras similares em outros programas como Open Office, etc.

Porém, muitas vezes, estamos usando outros programas que ou não possuem a opção de inserir símbolo (como por exemplo o WordPAD, o Notepad ou o Outlook Express,  só para citar alguns do próprio Windows), ou desejamos digitar o símbolo do euro mais rapidamente e não ficar abrindo janelinhas... como fazer?

2. Utilizando ATALHO DE TECLADO para inserir o símbolo do Euro DIRETAMENTE no documento:

Bom, o atalho a ser utilizando dependerá do tipo de teclado que está configurado no seu sistema, ou seja, você deverá selecionar abaixo a combinação de teclas apropriada dependendo do layout do seu teclado:

OBS: você deve pressionar a tecla ALT ou a ALT Gr (conforme o caso)  e "ENQUANTO ELA ESTIVER PRESSIONADA", digitar o que está ao lado do símbolo de + abaixo).

Assim que digitar o que está ao lado do + da combinação abaixo, você solta a tecla ALT que estiver pressionando (a ALT ou a ALT GR) que o símbolo irá aparecer na tela.

  • ALT+0128 (teclado numérico)
    Árabe, Hebraico, Turco, teclado dos Estados Unidos 101, ABNT2 (Brasileiro)
     
  • ALT+0136 (teclado numérico)
    Teclado Cirílico.
     
  • ALT GR+E
    Teclado Belga, Belga holandês (Bélgica) 120, Croata, Tcheco, Tcheco 101, Tcheco (programadores), Dinamarquês, Holandês KBD143, Estoniano, Feroês, Finlandês, Francês, Alemão (IBM), Alemão (Padrão), Islandês, Italiano, Italiano 142, Letão, Lituano, Lituano (Novo), Macedônio (FYROM) (cirílico), Norueguês, Português-KBD163, Servo (Cirílico), Servo (Latino), Eslovaco, Eslovaco-QWERTY, Eslovênio, Espanhol, Sueco, Francês (Suíça), Alemão (Suíça), Turco F 440, Turco Q 179.
     
  • ALT GR+epsilon
    Teclado Greco.
     
  • ALT GR+4
    Irlandês, Letão-QWERTY ou teclado do Reino Unido.
     
  • ALT GR+5
    Greco-latino ou teclado Estados Unidos-Internacional.
     
  • ALT GR+U
    Húngaro, Húngaro 101, Polonês ou teclado Polonês (programadores).

Observação: Caso sua impressora não possua o símbolo de moeda do euro em suas fontes residentes, será impressa uma caixa no lugar do símbolo de moeda do euro. Contate o fornecedor da impressora para descobrir como atualizar as fontes de sua impressora para incluir o símbolo de moeda do euro.

Bom, a princípio com isto resolvemos o problema, que pode parecer simples, mas MUITA GENTE até hoje, não insere o caractere de euro ? porque não tem idéia como se faz...


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR