Página Inicial



twitter

Facebook

Orkut

  Dicas
|

TUTORIAL: INSTALANDO PLACA DE REDE SEM FIO (WIFI) PCI NO SEU MICRO

Antonio Vilhena - 16/04/2009

No artigo anterior (TUTORIAL: INSTALANDO UM ROTEADOR WIRELESS) vimos como instalar um roteador wireless na sua conexão internet, o que seria o primeiro passo para você ter sua rede sem fio... agora vamos dar continuidade ao assunto fazendo a instalação de placas de rede wifi no seu micro.

Neste artigo iremos fazer a instalação de uma placa de rede interna, em barramento PCI, típica de um micro de mesa. Vamos fazer a instalação da placa Planet WL-8315. O fato de ser da mesma marca do roteador que foi usado no artigo anterior, é simplesmente coincidência... o importante é que seja compatível no protocolo de rede, no caso 802.11g (apesar de o roteador também aceitar 802.11b).

Algumas características desta placa:

  • Obedece ao padrão IEEE 802.11b/g
  • Suporta padrão 802.11g "TURBO" (o roteador também deve oferecer este suporte)
  • Obedece ao padrão de barramento PCI 2.2
  • Suporta WMM (WiFi Multi-Media) utilizado para melhorar a performance em VOIP por exemplo
  • Velocidades de transferência:
    • 802.11b: 1 / 2 / 5.5 / 11Mbps (auto sensing)
    • 802.11g: 6 / 9 / 12 / 18 / 24 / 36 / 48 / 54Mbps (auto sensing)
  • Suporta Ad-Hoc / Infrastructure
  • Segurança: WEP 64/128bit, WPA, WPA2 (obs: atualmente deve ser verificado o suporte a WPA ou WPA2 pois possui o nível de segurança mais adequado e seguro)
  • Potência de saída: 18dBm (Max.)

Vale a pena ressaltar, que se você não tem muita familiaridade com redes, não entende muito de informática, nunca abriu um gabinete de micro, nem instalou itens nele, mas quer colocar sua rede wifi no ar, procure um técnico experiente que ele rapidamente irá fazer este serviço e você poderá usufruir logo da nova infra-estrutura. Muitas vezes "não ter" um sistema funcionando acaba gerando tantos problemas que é mais fácil e rápido contratar alguém para fazê-lo. Caso você queira saber quem poderá ajudá-lo, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do site.

Neste tutorial iremos fazer a INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO BÁSICA, porém para melhor explorar o que um equipamento pode oferecer deve ser estudado tanto o equipamento a ser utilizado, as aplicações que serão feitas com o mesmo, bem como a infra-estrutura.

O pacote da interface é bem simples, contendo a placa, a antena, manual e utilitário de configuração.

Primeiramente, faz-se a instalação da placa em um slot padrão PCI livre no seu micro (lembrar de retirar a antena na hora de instalar, e de retirar o cabo de força do da fonte do seu micro antes de abri-lo).

Após fazer a instalação da placa e remontar o gabinete, reinicie o seu Windows...

Atenção que ele irá detectar o novo hardware e irá perguntar se você quer que o Windows procure o software para ele... RESPONDA QUE NÃO.

Coloque o CD que veio com a placa no leitor, que irá carregar o aplicativo (outra opção, que acho mais interessante, é baixar o aplicativo de instalação da internet, do site da planet, e com isto instalar a ultima versão diretamente do HD).

Pois bem, ao instalar o CD, ele irá colocar um aviso sobre a execução do conteúdo:

e chamar o aplicativo inicial dele. Clique em CONFIGURATION UTILITY que se encontra marcado abaixo:

Após isto o utilitário de configuração da placa irá iniciar (caso você tenha "baixado" da internet, os passos a seguir começarão a partir de agora).

Primeiro aparece o contrato de uso:

Agora, a meu ver é o ponto mais importante que deve-se ter atenção:

É oferecida a opção de instalar a ferramenta da Planet ou o suporte de rede wifi da própria Microsoft. ESCOLHA ESTA OPÇÃO! Isto é importante porque utilizando a ferramenta padrão da Microsoft, você não ficará amarrado ao utilitário da MARCA da placa, e portanto, se desejar trocar de placa, o suporte à rede já estará instalado, as configurações e perfis de conexão serão mantidas, etc. Muito mais simples se necessitar instalar outra placa no futuro.

Logo a seguir define-se a otimização da placa, ou seja, se deseja priorizar as vantagens de rede sem fio ou se deseja maior performance. Se o roteador sem fio não está muito próximo, ou se o sinal não for ficar muito forte, opte pela otimização para WIFI... (depois se desejar, pode mudar nas propriedades da conexão, caso o sinal seja bem forte onde o micro estará localizado).

Daí, ele instala todo o resto sozinho!

Logo após finalizar o seu sistema Windows irá encontrar o novo hardware.

Ao clicar no ícone de conexão de rede, irá aparecer o aplicativo do Windows de conexão a redes sem fio.

Selecione a rede desejada (a do seu roteador wifi), e clique em conectar...

Como colocarmos uma senha para entrar na sua rede sem fio (no aplicativo da Microsoft as redes com senha são identificadas com o cadeado e a informação sobre que tipo de segurança está habilitada na mesma).

Basta entrar a senha da rede que você definiu no roteador... ela ficará armazenada no seu sistema, na próxima vez que for se conectar à esta rede wifi ela não será mais perguntada... utilizará a que estiver armazenada no sistema a partir desta hora.

Ao se conectar ao roteador, será obtido um endereço IP de rede (através do serviço DHCP que já está definido como padrão) para este micro...

Pronto! Você já está conectado à rede sem fio.

Você pode também verificar pelo utilitário informações específicas sobre as redes sem fio presentes no local onde este micro está localizado, ver estatísticas, etc.

Como vimos acima, a instalação básica é bem simples.

No próximo artigo veremos como instalar uma placa de rede WIFI no padrão USB, que pode ser utilizada tanto em micros de mesa como em micros portáteis.


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

Caso você necessite de uma instalação rápida, e não se sente seguro em realizá-la, ou então deseja suporte para ela de modo mais formal e constante, então considere a contratação de um profissional que com certeza fará esta instalação rápida e a um custo bem acessível. Verifique com alguns deles que se encontram na relação de Prestadores de Serviço que se apresentam no BoaDica.

Finalmente, procurando onde comprar sua placa de rede wi-fi? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR