Página Inicial



twitter

Facebook

Orkut

  Dicas
|

BASE PARA DISCO EXTERNO

Antonio Vilhena - 03/03/2009

Como sempre falo por aqui, sou um aficcionado por "gadgets" de informática... mais ainda quando são realmente úteis e possuem alguma aplicação imediata para meu uso!

Recentemente fiz alguns upgrades de micro em casa e no escritório, e acabei ficando com alguns HDs "sobrando". Para piorar alguns deles eu não sabia nem se estavam funcionando ou o que tinham dentro, ou seja, eram realmente "sobras", mas que eu não queria jogar fora, e também não queria comprar um case externo só por causa deles e principalmente não iria abrir um micro para ficar "testando" os HDs (para mim micro que está funcionando 100% não é para ser aberto para nada)! Resultado... esses HDs ficavam "me encarando" ali da prateleira!

Já estava até ficando meio resignado com essa situação quando navegando pela internet achei um produto que me chamou a atenção porque resolvia este meu problema além de vários outros.

Como sempre que posso procuro indicar equipamentos que são úteis para técnicos e usuários que acessam aqui o nosso BoaDica, me animei em conseguir um exemplar para testar para vocês, e pude comprovar que ele realmente é SIMPLES, FÁCIL e FUNCIONA! Uma DOCKING STATION para Discos (HD)!

Existem modelos com pequenas diferenças entre eles: alguns conectam por USB E e-sata, outros só USB; alguns possuem leitor de cartão incluído e por aí vai... mas a "funcionalidade principal" que todos oferecem é o "DOCKING STATION para HD".

Bom, com o pacote em mãos, vamos fazer logo uma geral no conjunto:

No pacote que recebi vinha o dock-station, um cabo e-sata e um cabo usb, fonte de alimentação e o CD de drivers. TUDO que você precisa está aí!

A base é feita de plástico (como a maioria dos produtos atuais é um plástico "meia-boca"... saudades do tempo do metal), o acabamento até que é bem ajeitado, as conexões estão bem sinalizadas e claras, e os conectores do HD se conectaram perfeitamente nos conectores da base.

Espetando o HD direto na base...

O conjunto completo, conectado, não ocupa espaço e fica bem fácil de ser utilizado:

O suporte de software, na realidade é NATIVO do windows, pois nada mais é do que um dispositivo e armazenamento externo, mas, como eu queria testar tudo, coloquei o CD para instalar o que vinha nele que basicamente é um aplicativo simples que realiza o backup do seu HD para o HD da base, apenas pressionando o botão na base! Esse produto encontra-se na internet: PC CLONE EX

Bom, a instalação é MUITO simples e com os botões em português:

Pronto... acabou... neste momento o programa instala um icone na barra de tarefas e na área de trabalho:

Se a base estiver conectada (e com um disco espetado), o Windows avisa que encontrou novo dispositivo (tanto a BASE como o HD que está instalado nele):

O disco que estiver na base é tratado pelo Windows como um disco normal, onde você poderá fazer QUALQUER COISA que faria com um disco normal instalado no micro.

Se quiser utilizar o aplicativo que foi fornecido para backup, sua utilização também é bem simples...

Basta escolher que itens do seu computador (disco local) você quer copiar para o disco que está instalado na base.. e pronto! Com isto definido, você poderá ou marcar para ele fazer o backup em algum horário específico ou quando você apertar o botão de backup da base!

Como vocês podem ver, é um equipamento SIMPLES e FUNCIONAL.

A meu ver, para técnicos é uma ferramenta ÓTIMA de se ter em mãos ou na sacola de ferramentas num atendimento, seja numa manutenção, ou para poder salvar os dados do cliente para evitar algum problema... ou na bancada para poder testar ou migrar disco, ou num atendimento à empresas... aliás, uma empresa que tenha alguns micros em suas instalações também se beneficiaria de ter um equipamento deste disponível para qualquer eventualidade.

Além disso, para usuários que possuem vários equipamentos, ou que fazem upgrades constantes, também é um investimento que rapidamente se justifica!


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR