Página Inicial



twitter

Facebook

Orkut

  Dicas
|

CANETA 007 COM CÂMERA DE VÍDEO

Antonio Vilhena - 31/01/2009

De vez em quando eu me divirto procurando equipamentos diferentes (na maioria "gadgets") para fazer experiências com algumas coisas em informática, e dias atrás vi anunciando uma "caneta do espião 007", que era uma caneta que tinha dentro dela uma câmera de vídeo! A caneta possuía uma câmera miniatura, memória de 4GB e poderia gravar várias conversas sem que a outra pessoa soubesse. Além de tudo isto, ainda poderia ser usada como Pen-Drive para guardar dados.

Me lembrei da minha infância e como isso colocaria os equipamentos do famoso espião naquela época no chinelo, e me deixou com uma certeza na cabeça... o que hoje é algo completamente surrealista, pode ter certeza que em pouco tempo será uma quinquilharia que qualquer um poderá comprar na esquina... portanto... olho vivo no que aparece nos filmes de hoje que em breve você encontrará o que for usado de "avançado" no filme, numa loja perto de você...

Mas voltando ao meu mundo real... sempre é interessante experimentar novos hardwares, novos equipamentos... e como não o preço não era nada exorbitante, fui à luta em encomendar e testar!

Bom, o "kit", chegou em casa contendo todo o necessário para que o usuário possa brincar de espião:

  • A caneta (no caso em questão com 4GB de memória)
  • Carregador (no caso de não quiser usar a USB para carregar)
  • Cabo USB (no caso de não querer conectar a caneta diretamente na USB)
  • CD de driver e o aplicativo VLC Media Player
  • Manual básico (MUITO BÁSICO e quase tudo em chinês).

A caneta que recebi possui 4GB de memória, e com isto possui bastante espaço para gravar MUITA COISA em vídeo, além de atuar como um pen-drive genérico muito bem... espaço não iria faltar!

O que é bem interessante, é que não precisa de muita enrolação para usá-la... é apertar um botão para gravar, apertar de novo para parar de gravar, e quando quiser ver o que gravou, basta desatarraxar e plugar na USB do micro!

Alguns dados técnicos:

  • Memória: 4 GB
  • Peso: 30g
  • Compressão de vídeo: AVI video format,352*288 (codec H 263)
  • Vídeo : 1.40 MB, 786 Kbps, 12.0 fps, resolução 352*288 (5:4), Codec H263 = H 263
  • Áudio : 234 KB, 128 Kbps, 8000 Hz, 1 canais, 0x1 = PCM, CBR
  • Tamanho do arquivo de vídeo: >500KB por min
  • Modo de gravação: contínuo, ou seja, grava até que a memória da caneta esteja toda usada, ou ela seja desligada
  • Tipo de Bateria: Lithium-ion
  • Tempo de uso contínuo da Bateria: entre 90 a 100 minutos em operação

Para os que estão curiosos em saber onde está localizada a câmera, microfone e interruptor... seguem os detalhes:

Bom, visto então a câmera, vamos passar para seu uso.

O arquivo de vídeo que ela grava é AVI (codec H 263), se você já possuir este codec instalado, não precisa fazer nada, porém, não é um codec de uso comum! Caso queira instalar o software que lê com o codec os arquivos gravados, e que veio com a caneta, vamos aos passos:

O CD vem com poucos arquivos:

Basta chamar o executável que irá instalar o software de visualização (VideoLan VLC Media Player):

Este programa é bem interessante (pode ser baixado direto da internet: http://www.videolan.org/ é gratuito, com interface em português e suporte a vários codecs de áudio e vídeo):

A versão que vem no CD não é a mais atualizada, mas para este exemplo, instalei ela primeiro (depois baixei a mais atual da internet):

Ao instalar, existem algumas opções adicionais, mas que depois você pode customizar:

Pronto... instalação simples e o programa ao iniciar é simples também:

Como eu estava curioso para ver como havia funcionado, abri logo o diretório interno na caneta para ver meus vídeos de teste:

Vou colocar 1 vídeo aqui para vocês acompanharem a qualidade: é um vídeo com uma gravação realizada na rua. O áudio está muito ruim, a gravação foi feita com a caneta no bolso e o vídeo foi editado para não mostrar as faces das pessoas:

OBS: No vídeo acima, a resolução foi diminuída para poder ficar em um tamanho aceitável para colocarmos na internet. O meu objetivo principal é passar a "idéia" do que pode ser feito e não a qualidade final.

Algumas considerações:

  • O áudio da caneta é TERRÍVEL... talvez precise de algum ajuste, mas realmente é algo que precisa ser melhorado e muito!
  • A imagem/vídeo, até que é bem aceitável, se pensarmos que as lentes são minúsculas
  • A gravação em movimento se a pessoa não fizer movimentos bruscos, é bem aceitável também
  • Com a prática, consegue-se direcionar a lente para a área desejada facilmente
  • Existe a facilidade de se colocar automaticamente a gravação da data e hora na filmagem... é muito interessante (estou utilizando)
  • A luz indicativa de gravação pode resultar em "desmascarar" o segredo da filmagem, portanto, se quiser que não saibam, sugiro colocar um pedacinho de fita isolante preta no local onde do led de gravação (o "furinho" da lente é imperceptível).
  • A caneta ESCREVE também! :)

É isso aí... uma brincadeirinha que lá fora até que é barata, aqui, algumas lojas ainda estão vendendo caro, mas a tendência é o preço cair bem! Para aqueles que precisam de um equipamento destes, é fácil de usar e dependendo do propósito, a qualidade não é má!


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR