Página Inicial



twitter

Facebook

Orkut

  Dicas
|

CÂMERAS IP

Antonio Vilhena - 22/12/2008

Dando continuação ao artigo anterior sobre câmeras de vídeo conectadas no ambiente de micro (Câmeras de vídeo em informática... visão geral), vamos ver agora a instalação de Câmeras IP.

A principal característica deste tipo de câmera é o fato de não necessitarem estar ligadas a um micro, mas sim conectadas à uma rede Ethernet, estando sempre disponível para ser visualizada através da própria rede.

Ela vem sendo muito utilizada em diversos ambientes:

  • Empresas que possuam uma estrutura de cabeamento de rede estruturada, aproveitam para fazer vigilância eletrônica
  • Empresas de serviços que necessitam que usuários possam conectar na rede e visualizar o ambiente (segurança, abrigos, canis, creches, etc.)
  • Sistemas autônomos de segurança que são ativados pela presença de movimento, e verificação via internet da ocorrência
  • etc.

Você poderá encontrar câmeras IP para ser conectadas à rede local por cabo RJ45 ou utilizando wi-fi (redes sem fio).

Para o exemplo que colocaremos aqui, vamos utilizar uma câmera IP conectada por cabo mesmo.

O modelo escolhido foi o modelo ICA-106 da marca Planet gentilmente oferecido pela Datatri Informática para que pudéssemos realizar nossos testes.

Esta câmera se conecta à uma rede local Ethernet 10/100, e necessita de Windows 2000 ou XP para instalar seus aplicativos, bem como uma placa com resolução de 1024x768.

No pacote da câmera vem todo o material necessário para você poder instalá-la e utilizá-la, inclusive com suportes para prender na parede:

Olhando mais de perto poderemos ver detalhes com relação à câmera, e suas conexões:

Tendo tudo em mãos, a instalação é bem simples: basta ligar o cabo de rede na entrada LAN da câmera, e a outra ponta no ponto de rede ou no seu switch/hub, e ligar o transformador para alimentá-la.

Isso feito, ela automaticamente se conectará na rede... temos que partir agora para a configuração da câmera.

O CD que acompanha a câmera, possui manuais interessantes que poderão ajudar:

Ao ser conectada na rede, a câmera será automaticamente reconhecida (você poderá utilizar o utilitário que vem junto com o CD da câmera - Mpeg4 IPCam Finder)

O endereço IP padrão da câmera é 192.168.0.20 (pode ser trocado na sua configuração), e userid / password padrão utilizado nessa câmera que testamos é ADMIN / ADMIN.

Caso a sua câmera não tenha sido reconhecida automaticamente pelo utilitário, ou pelo windows pode ser que seu ele necessite ter instalado o serviço de Plug & Play Universal.

Vá no Painel de controle, e chame o item "Adicionar ou remover programas":

Clique na opção de ADICIONAR/REMOVER COMPONENTES DO WINDOWS:

Procure por SERVIÇOS DE REDE:

Veja se a opção de INTERFACE DE USUÁRIO PLUG AND PLAY UNIVERSAL está marcada. Se não estiver, marque e clique em OK para instalar.

Nessa hora o Windows irá achar o novo dispositivo na rede:

E irá aparecer na página de meus locais de rede.

Para entrar nela, e no aplicativo para você controlar a câmera, basta chamar com o seu navegador o endereço IP da câmera:

Obs: (no meu caso abaixo eu primeiro entrei nela para mudar o endereço para ficar de acordo com minha rede local)

Será necessário instalar o controle activex...

Pronto, agora você possui controle completo da câmera direto através do Browser.

Como ela é um dispositivo de rede local, do mesmo modo que você configura um acesso externo da internet à sua rede local através de seu roteador, poderá então, ativar uma rota através dele para que você de um ponto qualquer na internet, possa entrar com o browser na Câmera e poder visualizar direto nela.

A quantidade de coisas que podemos fazer com uma câmera IP, é grande, e iria requerer vários artigos para podemos analisar todas as possibilidades, portanto, vimos aqui como implementar e agora cabe a você explorar as possibilidades de utilização da câmera, seus recursos, etc.

No caso de você estar instalando outra marca e modelo de câmera IP, os procedimentos de instalação irão mudar pouca coisa... basicamente é o endereço IP, o userid/senha e a interface de utilização da câmera, o resto é basicamente igual.

Lembre-se que se quiser permitir que sua câmera na rede local seja visualizada pela internet deverá configurar o serviço no roteador e se necessário implementar as rotas para a mesma. O ideal será criar num micro local (ou até mesmo num site internet), uma página web para acessar as diversas câmeras que tenha na rede local, colocando os endereços específicos para cada uma, definindo os locais, etc... as possibilidades de diferentes implementações são grandes!

Novamente queremos agradecer à Datatri Informática, pelo material fornecido!


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

Finalmente, procurando onde comprar sua câmera de vídeo IP? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR