Página Inicial



twitter

Facebook

Orkut

  Dicas
|

EDITANDO SEUS VÍDEOS NO WINDOWS MOVIE MAKER

José Dias - 11/01/2009

Os programas de edição que atendem o mercado profissional costumam ser caros e necessitam de treinamento para opera-los, além de editores qualificados para conseguirem o resultado esperado ao final do trabalho.

O usuário amador só quer organizar suas imagens, sejam elas fotos ou vídeos que ele mesmo realizou, para poder compartilhar com a família e amigos. Se o seu objetivo é simplesmente esse, o Windows Movie Maker pode ser a solução. Se você é usuário do sistema operacional Windows, o Windows Movie Maker é parte integrante e é automaticamente instalado e atualizado.

Caso você queira fazer uma atualização do WMM (Windows Movie Maker), visite o site oficial clicando aqui.

Existe também um pacote com alguns efeitos para download. O Windows XP Creativity Fun Pack,clique aqui para baixa-lo.

Prender a atenção de alguém vendo seus vídeos não é tarefa fácil. Faça vídeos pequenos, pense na história, mostre o que é necessário e relevante, cenas longas devem ser evitadas. No início, faça vídeos de 5 à 10 minutos no máximo.

Capturando ou importando o seu vídeo

Se você possui uma câmera de vídeo digital, a melhor maneira de trazer o vídeo gravado para o seu computador é via conexão FireWire, para isso leia a nossa dica - Da câmera de vídeo para o PC com o Windows Movie Maker - clicando aqui

Se o seu vídeo foi gravado com uma câmera fotográfica digital, faça o download do vídeo e das fotos normalmente e depois no WMM, em Capturar Vídeo, escolha Importar vídeo. Como mostrado na imagem abaixo.

Observe se o formato de vídeo da sua câmera fotográfica é compatível com o WMM.

Você pode importar arquivos com as seguintes extensões para usar no Windows Movie Maker (WMM):

Arquivos de vídeo: .asf, .avi, .dvr-ms, .m1v, .mp2, .mp2v, .mpe, .mpeg, .mpg, .mpv2, .wm e .wmv
Arquivos de áudio: .aif, .aifc, .aiff, .asf, .au, .mp2, .mp3, .mpa, .snd, .wav e .wma
Arquivos de imagem: .bmp, .dib, .emf, .gif, .jfif, .jpe, .jpeg, .jpg, .png, .tif, .tiff e .wmf

Você também pode importar arquivos no Windows Movie Maker que tenham uma extensão diferente daquelas listadas acima, porém nem todos os tipos de arquivo funcionarão quando tentar usá-los para criar um filme.

Configurando o Windows Movie Maker

Antes de iniciarmos nossa edição precisamos confirmar que o WMM está configurado corretamente para uso. No menu superior, clicamos em Ferramentas e selecionamos Opções. Selecionamos a aba Geral, em Autor padrão, se desejarmos colocamos o nome do diretor do vídeo que iremos editar. As outras opções são auto explicativas. Na aba Avançado, na opção Durações padrão, temos a opção de alterarmos o tempo de duração de uma foto adicionada e também o tempo que deve ter uma transição. Você poderá alterar isso mais tarde se desejar.

Em Propriedades de vídeo, você selecionará o formato do vídeo (NTSC para o Brasil) e sua taxa de proporção, 4:3 é imagem normal dos televisores e 16:9 é a imagem widescreem (estilo de cinema e TVs de LCD). Em Email, você seleciona o tamanho máximo que um vídeo deverá possuir para que seja anexado a um email.

Não é aconselhável alterar a opção da aba Compatibilidade, só o faça se possuir conhecimento para isso ou se estiver tendo algum problema causado por filtros de outros programas.

Para salvar as alterações feitas clique em OK.

Feito isso podemos finalmente começar a edição. Assista o vídeo para conhecer algumas funções do WMM.

Seja criativo, divirta-se e até a próxima VideoDica.

Caso você não esteja vendo o vídeo abaixo, será necessário instalar o Flash no seu navegador. Para isso, clique no selo da Adobe:


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR