Página Inicial



twitter

Facebook

Orkut

  Dicas
|

CABO ADAPTADOR IDE 3.5, IDE2.5 E SATA PARA USB DA COMTAC

Alucard - 28/07/2008

Após alguns contratempos ao tentar instalar um sistema operacional em um notebook sem CD-ROM, mais especificamente o eeePC da Asus, que vocês conhecerão em breve, através da porta USB, eu parti para a solução mais simples, que seria instalar o sistema operacional através de uma unidade ótica (CD ou DVD) externa ligada pela porta USB.
Porém, o preço de uma unidade ótica dessa nova no mercado é 3x mais cara que a mesma unidade interna. Eu não achei justo pagar esse valor, ainda mais pelo uso tão específico que eu teria para essa unidade. Pensei então no seguinte: ?Eu compro um adaptador externo de HD (IDE ou SATA) para USB, e adapto meu DVD nela!?. Pois bem. Lá fui eu a caça desse adaptador. Achei vários, mas o preço médio dos que me interessavam era em torno dos 70 até 130 reais. E eu ainda não tinha o sentimento de estar fazendo uma boa compra.
Até que já sem esperanças em me deparo com esse pequeno e notável dispositivo!

MÃO-NA-RODA, esse é o termo que uso para tal dispositivo.
Ele é capaz de ligar externamente QUALQUER dispositivo IDE de 3.5? (hd´s e cd/dvd´s IDE), dispositivos IDE 2.5? (hd´s de notebook, por exemplo) e dispositivos SATA em uma porta USB 2.0.

E a fonte que acompanha o produto já vem com tomadas adaptadas para ligar os dispositivos IDE ou dispositivos SATA.

?Poxa, mas só isso que ele faz???, ou então, ?Mas no fim das contas não vai ter o mesmo papel de uma unidade externa???, podem pensar alguns, mas vamos abrir a cabeça e ver as possibilidades que ele proporciona.
Podemos aproveitar um HD velho que temos para fazer facilmente transporte de dados ou backup´s; Instalar um outro sistema operacional (um linux, por exemplo) e deixar o boot pela USB, sem interferir em sua configuração principal; Usuários que viajam muito podem agora ter a CERTEZA de em qualquer momento, em qualquer lugar vão ligar um dispositivo externo em suas portas USB. E com certeza teremos mais usos para ele, basta a necessidade surgir.

Quando ligado, um led azul acende para indicar que a alimentação está ok. Ele possui também um interruptor para ligar e desligar sem necessidade de ter que toda hora tirar e colocar na tomada. E também possui um outro led azul que indica transferência de dados.

Windows 2000, XP e VISTA reconhecerão automaticamente os dispositivos que forem ligados sem a necessidade de drivers. Para Windows mais antigos, os drivers já acompanham o produto em um CD.

O único ponto negativo que percebi, é que se você ligar o adaptador diretamente em um dispositivo IDE, ele não deixa o cabo de alimentação ser encaixado. Eu tive que fazer um corte em um outro molex de alimentação que eu tinha sobrando de um antigo cooler para que ficasse conectado direito.

Sem mais delongas, se procuram um produto que proporcione conectividade entre dispositivos IDE/SATA, esse pequeno adaptador será o seu maior aliado para essas horas.


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR