Página Inicial



twitter

Facebook

Orkut

  Dicas
|

ADSL MODEM DLINK 500B - ATUALIZAÇÃO DE FIRMWARE

Antonio Vilhena - 24/06/2008

Nos artigos anteriores vimos como instalar o Modem de Banda Larga (ADSL) da DLink DSL500B no seu micro, como configurá-lo como roteador e como bridge, e como tinha mencionado, vamos ver também artigos de outras funções interessantes e que são muito questionadas lá no fórum boadica (http://www.forumboadica.com.br) que são relativas a atualização de firmware (que é uma espécie de BIOS do modem), bem como funções adicionais como redirecionamento de portas, etc

Neste artigo em especial vamos ver como atualizar o FIRMWARE do Modem.

Primeiros alguns avisos IMPORTANTES E ESSENCIAIS muito bem alertados no próprio site da DLINK!


O procedimento de atualização de firmware requer certos cuidados. Seguem abaixo algumas recomendações:
  • Só realize a atualização para o seu modem com as firmwares do site www.dlink.com.br/suporte ou as que são enviadas pelo suporte@dlink.com.br.
    A D-Link (e o BoaDica) não se responsabiliza por qualquer dano causado em virtude da atualização de sites de terceiros.
  • Tenha certeza de que a atualização de firmware será realizada com o arquivo correto (modelo de equipamento e versão de hardware respectivos).
    A atualização realizada pelo arquivo incorreto pode gerar falhas irreversíveis para o equipamento.
  • No ato a atualização, conecte seu modem diretamente ao PC pelo qual será realizado o update da firmware e através de conexão cabeada.
  • Desative todos os agentes de segurança (antivirus, firewall, anti-spyware, etc...) antes de realizar qualquer atualização.
  • O procedimento de atualização de firmware dura em média 2 minutos para ser realizado. Durante esse tempo o modem não poderá ser desligado, desconectado do PC no qual ele está realizando o update ou utilizado para navegar na internet (evite de utilizar qualquer programa de discador durante esse tempo).
  • Para mais informações, www.dlink.com.br/suporte ou suporte@dlink.com.br

ATENÇÃO: se você não possui experiência neste tipo de atividade, ou se seu modem está funcionando sem problemas, NÃO REALIZE ESTE PROCEDIMENTO!

ATENÇÃO2: O BoaDica não se responsabiliza por qualquer dano causado na execução deste procedimento. Se desejar fazê-lo será por sua conta e risco.!

Para configurar o modem, o primeiro passo é acessá-lo diretamente pela rede internet através de um dos micro.

Chame o seu navegador e abra o endereço 192.168.254.254 (é o endereço padrão do roteador).

OBS: nas empresas Telefonica e Brasil Telecom normalmente este endereço é o 10.1.1.1

Ao acessar o modem, será pedido um nome de usuário (username) e uma senha (password). No caso da Telemar, o usuário padrão que vem configurado é TMAR#DLKT20060205 e a senha padrão é DLKT20060205.

OBS: este é mais um ponto onde são encontradas algumas diferenças. Na Telefonica e a Brasil Telecom o usuário padrão é ADMIN e a senha padrão é ADMIN.

Logo após a entrada do usuário e senha, poderá aparecer um pedido de carregamento de idioma... basta clicar em CANCELAR:

Após o CANCELAR ou mesmo que não tenha a tela anterior, irá aparecer a tela principal de configuração do modem:

No caso atual, vamos utilizar a opção MANAGEMENT com a subopção Update Software:

Em seguida vamos indicar para o modem o arquivo de atualização (clicando no botão PROCURAR da tela abaixo).....

Lembre-se que você já deverá ter baixado o arquivo de atualização do firmware do site da DLINK (NÃO BAIXE DE NENHUM OUTRO LUGAR)!

Selecione o arquivo com a atualização do firmware, e clique em ABRIR.

Com o arquivo já "indicado", basta clicar no botão "Update Software", para que o modem faça o carregamento do novo firmware na sua memória!

Normalmente o tempo de atualização do firmware, é em torno de 2 minutos.

Pronto, a atualização terminou...

Acesse a página inicial (DEVICE INFO) e verifique se a versão do software/firmware (Software Version) foi atualizada.

Voltando a lembrar...

  • Só realize a atualização para o seu modem com as firmwares do site www.dlink.com.br/suporte ou as que são enviadas pelo suporte@dlink.com.br.
  • A D-Link (e o BoaDica) não se responsabiliza por qualquer dano causado em virtude da atualização de sites de terceiros.
  • Tenha certeza de que a atualização de firmware será realizada com o arquivo correto (modelo de equipamento e versão de hardware respectivos).
    A atualização realizada pelo arquivo incorreto pode gerar falhas irreversíveis para o equipamento.
  • No ato a atualização, conecte seu modem diretamente ao PC pelo qual será realizado o update da firmware e através de conexão cabeada.
  • Desative todos os agentes de segurança (antivírus, firewall, anti-spyware, etc...) antes de realizar qualquer atualização.
  • Durante esse tempo o modem não poderá ser desligado, desconectado do PC no qual ele está realizando o update ou utilizado para navegar na internet (evite de utilizar qualquer programa de discador durante esse tempo).
  • Só realize atualização de firmware se realmente for necessário.

Agora, depois do boot, é só abrir o navegador e chamar uma página da internet. Já deve estar funcionando normalmente.

Referências:


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

Finalmente, procurando onde comprar seu modem de banda larga? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR