Página Inicial



twitter

Facebook

Orkut

  Dicas
|

DLINK DWL-G730AP WIRELESS POCKET ROUTER/ACCESS POINT

Antonio Vilhena - 26/10/2006

Recentemente adquiri um notebook, e comecei a preparar o "ambiente" de trabalho que seria necessário para eu poder trabalhar quando estivesse fora da base.

Em cima disto, levantei os softwares necessários e os acessórios que seriam precisos para me conectar no local que eu estivesse, de forma a poder dar continuidade ao meu trabalho sem muita alteração do meu ambiente do dia-a-dia.

Com relação a Software, o equipamento já veio instalado com o Windows XP, e instalei uma série de programas básicos que são necessários (acho que até montarei um artigo sobre isto mais tarde), já com relação ao hardware, comecei a analisar as opções existentes para que eu tivesse o máximo de conectividade em qualquer lugar.

Com relação a "conexões", ele já traz disponível portas USB (padrão para a maioria das conexões com equipamentos externos), interface de rede Ethernet 10/100, Infra Vermelho, e WI-FI 802.11g, o que já constituía uma boa gama de opções de conexão.

Bom, em muitos lugares que vou, assim como em casa, encontro disponível uma conexão ADSL padrão, então também achei interessante ter em mãos nesta ocasião um roteador e um ponto de acesso sem fio, ainda mais que havia opções no mercado muito interessantes e portáteis.

Num bate-papo com o pessoal da DATATRI Informática sobre redes (eles são especializados nesta área), eles me mostraram um equipamento muito interessante, que foi feito justamente pensando no pessoal que usa notebooks: um roteador e ponto de acesso MUITO, mas MUITO PORTÁTIL mesmo! O equipamento é o DLINK DWL-G730AP:

 

Este conjunto é REALMENTE PEQUENO (a bolsa contendo os componentes mede um pouco menos que 16 x 13 cm, ficando bem acomodados e próprios para serem levados na maleta do seu notebook. O roteador em si mede 8 x 6 cm, pesando somente 50 gr.

O equipamento completo vem acondicionado numa pequena maleta, pequena, de fácil transporte e organização.

Bom, vejamos então as características principais do produto:

  • Ideal para viajantes de negócios que desejam implementar sua rede wireless móvel.
  • Inclui três modalidades: Wireless Router, Access Point, Cliente Wireless.

O produto fornece conectividade wireless de alto desempenho ao trabalhar no padrão IEEE.802.11g, até 54Mbps. Pode ser usado em salas de conferência, quartos de hotel e mesmo em hotspots.

Ele suporta múltiplos modos de operação, incluindo o modo de ?Access Point? para criar uma conexão sem fio, o modo ?Router? para compartilhar a conexão com a Internet e o modo de ?Cliente Wireless? para conectar-se a redes sem fio existentes.

Vejamos suas características técnicas:

Descrição
Access Point (Ponto de Acesso para redes sem fio)
Pode ser energizado via USB
Pode ser usado como Roteador ou Cliente Wireless 

Especificações

- Padrões:
IEEE 802.3
IEEE 802.3u
IEEE 802.11b
IEEE 802.11g

- Taxa de transferência de dados:
802.11b: 1 / 2 / 5,5 / 11Mbps
802.11g: 6 / 9 / 12 / 18 / 24 / 36 / 48 / 54Mbps

- Portas:
1 x WAN

- Gerenciamento:
Via navegador (internet Explorer 6 ou Navigator 7)

- Segurança e Criptografia:
WPA -PSK
WEP 64/128Bits
MAC address filtering
SSID broadcast disable

- Frequência:
2,412 ~ 2,462GHz

- Leds:
WAN
WLAN
Power

- Dimensões:
L x A x P: 6 x 1,7 x 8cm

- Peso:
50g

- Adaptador de energia:
Entrada: 100 ~ 240v / 50-60Hz

Acessórios
Bolsa de viagem
CD de instalação
Manual do usuário
Cabo de energia USB
Cabo de rede (RJ-45)
Adaptador de energia

Como dito antes, este equipamento pode funcionar como Ponto de Acesso (Access Point), como cliente em rede Wifi, e como Roteador. Segue um diagrama dos tipo de conexão:

Como Ponto de Acesso:

No modo ?AP?, o Wireless Pocket Router pode ser usado para criar uma rede sem fio em um local com uma única conexão Ethernet disponível (ponto de rede). Dessa forma, múltiplos clientes wireless podem se conectar com a rede e compartilhar os mesmos recursos e arquivos.

Como Cliente de Rede Wireless:

Quando opera no modo ?Wireless Client?, permite conectar-se a uma rede sem fio existente, evitando assim a necessidade de instalar drivers complicados ou software adicional. Para oferecer mobilidade, pode obter energia sobre USB se não houver interruptores de energia elétrica disponíveis nas proximidades.

Como Roteador:

No modo ?Router?, o DWL-G730AP pode ser usado para compartilhar uma única conexão com a Internet de banda larga. O servidor DHCP interno atribui endereços IP automaticamente para assegurar que qualquer pessoa no recinto possa se conectar à Internet. O local deve contar com Internet de banda larga disponível e ao conectar o router e configurá-lo, este se encarregará de compartilhá-la com os usuários que defina. Adicionalmente, o DWL-G730AP suporta VPN e inclui características de firewall tais como NAT (network adress Translation) e filtro MAC para proteger a rede sem fio de ataques de hackers.

Como vemos, é um produto bem versátil de forma a poder atuar de diferentes maneiras, o que é ótimo para quem usa notebook em diferentes ambientes.

Estarei avaliando o desenvolvimento de um próximo artigo com as diferentes modalidades de configuração do mesmo pelo software que acompanha ele (ele possui ajuda para configurar em qualquer uma das 3 modalidades), pois são diversas telas.

O interessante para aqueles que quiserem saber mais sobre ele, é que no site da DLINK (nos EUA) possui inclusive um emulador de configuração, de forma a auxiliar quem quiser tomar conhecimento com a interface antes de ter o produto ou então simular algum tipo de configuração.

Referência: (em português)


Gostaríamos novamente de agradecer à Datatri pela conversa sobre redes e neste assunto em especial, bem como pelo fornecimento dos equipamentos para teste!

Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

Finalmente, procurando onde comprar seu equipamento de rede? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR