Página Inicial



twitter

Facebook

Orkut

  Dicas
|

TUTORIAL: COMO ATUALIZAR O FIRMWARE DO SEU DVD

Cadu.Foto - 24/03/2006

FIRMWARE, este assunto já rendeu muito em nosso fórum e sempre aparece um novo colega com a mesma dúvida. No intuito de ajudar de uma maneira mais clara e ampla possível, decidi preparar este tutorial. Bom, vamos ao que interessa.

Fimware também conhecido como software embarcado, trata-se de um software que controla o hardware diretamente. É armazenado permanentemente em um chip de memória de hardware, como uma ROM ou EPROM.

A grosso modo é um programa interno que determina o modo de funcionamento e identificação do hardware. Este ?camarada? está dentro dos drives óticos de CD, DVD, DVD players, câmeras fotográficas digitais, filmadoras e etc. Fazendo uma comparação simplificada, é como a Bios da placa mãe (Mother Board ou MoBo, para os íntimos). Então fica claro que este programa fica fixo no aparelho e mesmo mudando de micro ou formatando e re-instalando o sistema operacional, o firmware permanece o mesmo.

?Mas Cadu, porque devo atualizar isso??
Pelo mesmo motivo que devemos atualizar a Bios, uma vez sendo atualizada, se está corrigindo possíveis ?bugs? e no caso dos gravadores óticos de DVD, se atualiza a lista de mídias e suas velocidades de gravação/leitura.

Quem já comprou mídias em pinos ou packs fechados, já deve ter lido um aviso impresso na embalagem que alerta para a possível necessidade de atualizar o firmware.

?E como se faz a atualização??
É um processo que pode variar de fabricante para fabricante, mas de um modo em geral, costuma ser fornecido pelo site oficial do fabricante em forma de um arquivo executável.

Aliás, este fator merece uma pausa para reflexão.
Sempre recomendo que o arquivo seja baixado diretamente no ?site oficial? do fabricante do seu gravador. Somente ali, você terá segurança da legitimidade e certeza que tudo vai funcionar bem.
Existem outros sites que disponibilizam firmware para uma infinidade de aparelhos, inclusive libertando o gravador da região que pertence para todas, passando de RPC 2 para RPC 1. (Isso, explico depois).

O que ocorre é que nestes sites, os arquivos ou são modificados ou programados por terceiros que não tem vinculo com o fabricante. Se tivesse, não estaria ali e sim no site oficial.
Por esse motivo pode-se esperar de tudo, até a falência total do aparelho sem jeito de recuperação.

?Deixa de ser medroso cara! Coloquei no meu e está beleza.?
Que bom, mas o meu dindim é bem suado e prefiro fazer as coisas pelo modo correto. Quem navega pelo fórum já deve ter visto que já houve alguns insucessos.

Explicando a questão da região:

Quando compramos um gravador novo, ele vem sem o código de área definido. Sabe aquele código de região 4 para o Brasil, 1 para os Americanos, 2 para os Europeus e etc? Então, quando instalamos no micro e colocamos o primeiro disco pra rodar, o gravador assume como seu código de área o que esta na mídia, no nosso caso região 4. Esse valor pode ser confirmado no Windows ou outro programa de informação de sua preferência, eu gosto muito do ?DVD InfoPro?.

Veja no detalhe, o código RPC-2, que nos indica que o controle de região está ativo.

É importante dizer que se pode trocar a região do aparelho um número de vezes limitado e quando se atinge este limite, não se poderá trocar mais, deixando o mesmo fixo na última região marcada.
Claro que na internet, é possível baixar programas de driblam isso. Mas espera um pouco. Vale realmente a pena fazer tanto ?malabarismo? para se ver discos de outras regiões (Países) no micro? Pois em termos de gravação, os meus gravam para todas as regiões, mesmo com o RPC-2. Prefiro ver o filme no player da sala, com som pelas caixas e no conforto do sofá.

Não quero criticar ninguém e o objetivo deste tutorial é ajudar aos que pretendem manter o seu aparelho sempre em dia junto ao fabricante. Então vou iniciar as explicações dos procedimentos, mas devo alertar que todas as orientações estão nos sites oficiais e podem variar um detalhe ou outro. Mesmo tendo lido várias vezes este tutorial, e mesmo assim não está confiante, ?NÃO FAÇA?.

Como a maioria usa os aparelhos da LG, e como são os que eu possuo também, vou usar este site como exemplo.

Site oficial LG USA: http://us.lgservice.com/index_b2c.jsp

Também se pode procurar no site do Canadá: http://ca.lgservice.com/index_b2c.jsp


Site LG USA - Procure o link "Device Driver"


Procure o link?DVD-ROM (Writer)?


Procure o modelo e a última versão disponível.Clique e baixe o arquivo, salvando no HD para ser usado mais tarde.

Nesta página se pode ver os modelos, as versões de firmware disponíveis, para quais sistemas operacionais são recomendados e o tamanho de cada arquivo que não passa de 2Mb.

?Cadu, tenho que baixar todos??
Não. Basta baixar a última versão.
Quando comprei o meu 4167B, estava com a versão DL10 de fábrica. Assim que instalei o ?camarada? fui atualizando para DL12, que era a mais recente na época. Hoje já está com a DL13.

Uma vez com o firmware devidamente salvo no HD, aconselho a tomar um procedimento para a segurança de nosso querido ?bolso?. Usem um NoBreak, pois se durante a atualização que dura pouco menos de um minuto, faltar luz ou dar falhas na energia...
...acho que não é necessário dizer mais nada.

Os demais procedimentos são colocados no site, mas vou comentar aqui.

1. O drive deve estar na IDE secundária e ?jampeado? como Máster.

2. Todos os programas devem estar fechados, isso inclui Screen saver e antivírus. Aconselho a não estar conectado a internet também.

3. Esse é por minha conta. Caso tenha outro drive ótico (DVD ou CD) no micro, desconecte da fonte e do cabo flat.

4. Feito isso abra o arquivo de firmware, pois se trata de um executável.

Como pode se ver, a versão já é a DL13 (Current version) pois já tinha feito. Se estivesse com uma DL12 apareceria. Informa também a versão que vou instalar (New version). Até aqui é possível voltar, bastando clicar no EXIT. Para realizar o Update, basta clicar no botão do mesmo nome e no final, este ficará verde informando que pode sair do programa.

Importante: Durante o update não interfira no micro.

5. Após a finalização, basta re-iniciar o micro e tudo já estará atualizado.

É isso ai. Espero que tenha sido uma luz no final do túnel.

Abraços


Se você quiser conversar sobre DVDRW, HDs, processadores, placas mãe, etc., não deixe de dar um pulo no Fórum BoaDica, onde temos áreas específicas sobre o assunto.

Finalmente, procurando onde comprar? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR