Página Inicial



twitter

Facebook

Orkut

  Dicas
|

TAPETE DE DANÇA PARA PLAYSTATION

Antonio Vilhena - 22/03/2006

Resolvi colocar esta dica aqui porque recentemente começamos a ter o assunto de Playstation mais divulgado no site, lojas vendendo itens, prestadores de serviço nesta área (para desbloqueio/conserto), e como dei um playstation2 de presente de dias das crianças, no ano passado, para minhas filhas aqui em casa, resolvi aproveitar e colocar algumas dicas também de PS2 para a galera, já que nestes 6 meses já deu para começar a curtir legal o console, além de eu ter começado a pegar mais informações sobre ele, sobre jogos, etc... vamos ver onde isto vai dar!

Este primeiro artigo que resolvi escrever, me baseei mais na quantidade de vezes que vi minhas filhas usarem o PS2, o que as animava mais, bem como porque quando fui procurar não encontrei bastante informações sobre este assunto: TAPETE DE DANÇA!

Acho que este "tema" ficou mais evidente para mim devido à minhas filhas não gostarem muito de jogos de tiro e corrida que são os mais conhecidos (mas se amarram em jogos de luta e de esporte), mas também por elas serem muito ativas e sempre incentivei isto nelas. Quando vimos um brinquedo destes que permitia dançar junto com um jogo, e vi que era compatível para PS2, na mesma hora bateu a idéia de comprar para juntar as 2 coisas: brincarem com o PS2 em casa (segurança), se exercitarem (como cansa jogar este treco), bem como aumentar coordenação, etc! Nunca fiquei tão contente em ter acertado uma compra, bem como nunca elas usaram tanto um presente!

Neste período entre achar e comprar, fiquei procurando com amigos e na internet a respeito do assunto, mas não encontrei muito, mas o que encontrei foi suficiente... portanto vamos lá:

  • Primeiro, os jogos de dança possuem várias comunidades hiper-ativas tanto no Japão como nos EUA e Europa.
  • Existem várias séries de jogos específicos para jogar com o tapete. A coleção mais famosa é a DDR ou Dance Dance Revolution
  • Existem diversos modelos de tapetes mas o funcionamento básicamente é igual. O que muda:
    • acolchoamento
    • material do que é feito
    • tipo de conexão (só para Play, para Play e PC, para USB, etc)
    • Se com fio ou sem fio
    • Alguns chegam ao preciosismo de serem montados em plataformas rígidas com apoios etc (para o pessoal que treina para campeonatos deve ser bem procurado)
    • Algumas imagens de tapetes para você ter contato e poder procurar na hora da compra:

Com relação aos softwares, abaixo segue algumas imagens que peguei na internet da coleção do DDR.

O funcionamento do jogo é muito simples... irão aparecendo umas setinhas na tela, acompanhando a música que está sendo tocada, e você terá que pisar na seta igual no tapete. Parece simples, mas pode ter certeza que é preciso MUITO, mas MUITO MESMO preparo físico para aguentar algumas músicas seguindo os passos sem errar.

Uma opção também muito interessante, é que existe uma modalidade de jogo específica para quem quer só fazer exercícios... você marca quantas calorias quer perder e o jogo monta uma série de "dança" para você seguir e perder tais calorias... pode ter certeza, você vai sair pingando de suor!

É importante ressaltar que atualmente você encontra jogos para os tapetes de dança para Playstation 1, 2, Xbox, PC, Gamecube, Mac, etc!

Algumas dicas adicionais interessantes baseadas na experiência que tive com minhas filhas:

  • É muito interessante comprar 2 tapetes ao invés de 1, pois as crianças adoram dançar em conjunto e montar competições de dança
  • Se possível, compre um cabo de extensão do conector de controle de playstation. Isto irá permitir colocar os tapetes um pouco mais distantes entre si, e para festas por exemplo, é uma mão na rodas deixar a tv em uma mesa e os tapetes um pouco mais longe.
  • Se puder, peça para quem vai usar o jogo ouvir as músicas primeiro, pois possuem músicas, ritmos etc., específicos para cada gosto (se puder compre mais de 1 programa)
  • Ao jogar, combine para só jogar descalço ou de meia. Calçados irão diminuir em muito a vida útil do tapete além de sujarem muito.
  • Os tapetes na parte de baixo são plástico. Alguns acompanham um adesivo para atuar como "pé", do tapete e segurá-lo ao chão... de qualquer maneira é algo facilmente encontrado nas lojas de utilidades domésticas. Procure prender o tapete no chão para não escorregar e a criança cair.

Nem sempre encontra-se facilmente este tapete nas lojas que vendem jogos de playstation, pois a grande maioria de usuários ainda fica só comprando os já famosos jogos de tiro, etc., mas se conversar com o lojista, com certeza ele terá como encomendar pois já estão começando a aparecer em várias lojas e portanto já estão trazendo normalmente para o Brasil.

Quanto ao preço, eles não são muito caros não. Você encontra tapetes entre R$ 50 até R$ 100 dos normais. Já os profissionais ou "pacotes" que incluem jogos junto dependem muito de cada loja, e de cada pacote (com o que vem nele, programas, etc).

Se você acompanhar o assunto na internet, verá que o assunto é bem animado, com grupos grandes que conversam a respeito, trocam experiências, fazem concursos, etc!

E não se esqueça, tendo alguma dúvida a respeito desta dica ou outras dúvidas, ou querendo apenas conversar sobre informática, dê um pulo no Fórum do BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), lá tem uma galera super legal que poderá ajudar nas suas dúvidas ou poderão participar de um papo legal sobre informática, além de você encontrar área específica sobre CDR, DVD, impressora, som, etc.

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR