Página Inicial



twitter

Facebook

Orkut

  Dicas
|

CONVERTENDO UMA PARTIÇÃO DE DISCO DE FAT32 PARA NTFS

Antonio Vilhena - 06/12/2005

Para o Windows acessar os dados que estão no disco rígido, ele deve seguir uma método de acesso conforma a formatação que foi realizada no disco. Os sistemas Windows 2000 e XP, conseguem acessar tanto o padrão FAT32 que vinha sendo utilizado anteriormente pelo Windows 98, bem como o padrão NTFS, que é uma formatação mais estável, mais segura, implementa características avançadas de segurança, e utiliza o espaço disponível no disco de forma mais eficiente desperdiçando menos blocos do disco.

Você poderá ver mais sobre os tipos de formatação de disco do Windows na dica:SISTEMA DE ARQUIVOS DO WINDOWS

Quem fez a instalação do Windows XP em cima de um disco que já tinha o Windows 98 instalado, normalmente manteve a formatação anterior (FAT32), bem como muitas pessoas mantiveram a formatação no padrão FAT32 quando da instalação do seu XP, com receio de ter que utilizar um boot em diskette dos para tentar recuperar alguma coisa e não conseguir acessar o disco (o DOS não acessa discos NTFS normalmente).

Pois bem, muitos destes usuários que estão com seu Windows XP utilizando o disco em fat32, estão agora com o sistema estável e já se sentem seguros com o seu sistema, e então estão agora querendo migrar para o padrão NTFS para tirar proveito de sua melhor performance, melhor gerenciamento de discos, e adicionar itens de segurança e estabilidade ao sistema.

Uma das vantagens que se tem nesta formatação, é poder migrar de um disco padrão FAT32 para NTFS sem a necessidade de reinstalar o seu Sistema Operacional.

Para fazer isto basta seguir alguns passos básicos conforme descrito abaixo:

ATENÇÃO: Para migrar a partição C (partição de BOOT) não pode ser feita esta migração a partir da interface do Windows, sendo necessário o boot por linha de comando ou por diskette do Windows XP ou 2000.

Primeiro, não se esqueça de fazer backup do seu sistema. Antes de QUALQUER alteração no sistema, sempre é bom atualizar o backup!

Em seguida, chame INICIAR -> CMD

Irá abrir a tela de linha de comando.

Nesta tela execute: CONVERT : /fs:ntfs (substitua pela letra de acesso do seu disco)

Será pedido para você entrar com o nome existente do volume de disco (garantia de que estará sendo usado o disco correto)

Entre com o nome do volume do disco que será convertido.

Logo após entrar o nome correto, o sistema irá começar a conversão e após finalizada será mostrado o resultado e o resumo do volume:

Pronto, sua partição FAT32 já foi convertida para NTFS sem riscos e sem acidentes, e tudo será mantido sem problema algum.

Importante: não há ferramenta nativa do Windows para converter de volta de NTFS para FAT32, mas existem programas (como o Partition Magic) que apresenta ferramentas de controle de formatação e gerenciamento de particionamento de discos mais avançadas!

Com a implantação de NTFS, você terá acesso a uma série de ferramentas específicas de compartilhamento de disco e arquivos, permissões de acesso, etc. É interessante ler a respeito para poder tirar melhor proveito!

Para aqueles que ainda ficam "temerosos" em usar um disco com uma formatação que não é nativa do DOS e que não seria possível usar um diskette de boot do DOS para recuperação, é bom lembrar que se o receio é este, já existem vários programas que adicionam o suporte ao acesso a discos NTFS pelo DOS, e se necessário pode ser criado também um diskette (ou CD) de boot com o próprio XP ou 2000 em linha de comando para poder fazer recuperações, etc!


Se se tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR