Página Inicial



twitter

Facebook

Orkut

  Dicas
|

GIGABIT ETHERNET

Antonio Vilhena - 19/10/2005

Hoje em dia uma placa de rede padrão GigaBit Ethernet, já é encontrada comumente em várias placas-mãe e servidores, portanto, achei interessante começar a trazer algumas informações sobre este padrão de rede Ethernet.

Primeiro, o que vem a ser GigaBit Ethernet: Basicamente é uma rede ethernet, com maior velocidade, ou seja, com 1000Mbits/seg. Definida pela IEEE como padrão: 802.3z (z para cabeamento em fibra-ótica) e 802.3ab (ab para cabeamento UTP)

Nas redes de par trançado (UTP), primeiro tivemos as redes 10baseT que eram de 10megabit/seg, depois vieram as redes Fast-Ethernet ou 100TX que eram de 100megabits/seg, agora, já está sendo popularizada a rede 1000baseT, ou seja, 1000megabit/seg. Teoricamente 10 vezes mais rápida que as 100TX ou Fast-Ethernet.

Este tipo de rede está sendo muito utilizada para conexão entre servidores e o switch/hub, pois com a popularização da 100TX o "gargalo" da rede acabou ficando no servidor (sem falar que ainda não está sendo muito utilizadas placas 1000bt nas estações de micro, somente nos servidores ou workstations mais poderosas). Uma sugestão seria a situação abaixo:

Claro que para este tipo de estrutura funcionar deve ser utilizado um hub/switch que tenha capacidade de operar também com redes 1000TX. Se o hub/switch só suportar redes de até 100TX, não adiantará nada a placa de rede no servidor ser de gigabit ethernet! Você já encontrará na pesquisa de preços aqui do BoaDica placas de rede e hubs/switches que tem este suporte e aos poucos, assim como aconteceu com os equipamentos de fast ethernet (100tx), eles também irão começar a reduzir preço.

Uma coisa que é importante ressaltar, é que com a velocidade tão alta, o cabeamento acaba sendo um ponto CRUCIAL para garantir a velocidade, ou seja, é ESSENCIAL a utilização de cabos de boa qualidade, certificados para 1000Gb, e em CAT5e ou CAT6.

Um pormenor que é essencial, é a configuração dos cabos "cross" para conexão entre 2 PCs (sem hub) ou 2 HUBs (cascateamento), devido à alta velocidade e freqüência de sinal, é necessário que todos os 4 pares estejam trançados (alguns cabos cross feitos para 100baseT ou 10baseT não utilizavam o cruzamento de TODOS os pares, e funcionavam sem problemas, porém no 1000baseT isto é essencial).

CONEXÃO 568-B

PAR FIO PINO
1. Azul Branco/Azul 5
Azul/Branco 4
2. Laranja Branco/Laranja 1
Laranja/Branco 2
3. Verde Branco/Verde 3
Verde/Branco 6
4. Marrom Branco/Marrom 7
Marrom/Branco 8

CONEXÃO 568-A

PAR FIO PINO
1. Azul Branco/Azul 5
Azul/Branco 4
2. Verde Branco/Verde 1
Verde/Branco 2
3. Laranja Branco/Laranja 3
Laranja/Branco 6
4. Marrom Branco/Marrom 7
Marrom/Branco 8

Para fazer um cabo CROSSOVER (para ligar um micro no outro sem hub, ou para ligar 2 hubs por uplink), você deverá fazer uma das pontas no padrão 568-B e a outra no padrão 568-A

Para ligar um micro num hub, você deve fazer um cabo "direto", onde as 2 pontas serão IGUAIS (normalmente 568-B).

Abaixo algumas informações adicionais comparando as tecnologias...

Distâncias máximas x Tipo de rede Ethernet x Tipo de cabeamento

Ethernet 10Base-T Fast Ethernet 100Base-T Gigabit Ethernet 1000Base-X
Taxa de transmissão 10Mbps 100Mbps 1.000Mbps
Fibra Multimodo 2Km 412m (half duplex)
2Km (full duplex)
500m
Fibra Monomodo 25Km 20Km 3Km
STP / Coax 500m 100m 25m
UTP Cat. 5 100m 100m 100m

É importante lembrar que os padrões ainda estão em pleno desenvolvimento, e quanto mais demanda os usuários das redes necessitarem maiores serão as velocidades e os volumes de dados que transitarão nas redes...

Já estamos por exemplo na 2ª geração do padrão 802.3ae para redes de 10Gb, onde já se encontram vários fabricantes fornecendo equipamentos para este padrão, principalmente para backbones e a tendência é termos velocidades ainda maiores a preços factíveis a medida que a tecnologia se espalha e com o aumento do volume de vendas os preços caem... mas isto fica para outras dicas aqui do site!


E não se esqueça, tendo alguma dúvida a respeito desta dica ou outras dúvidas, ou querendo apenas conversar sobre informática, dê um pulo no Fórum do BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), lá tem uma galera super legal que poderá ajudar nas suas dúvidas ou poderão participar de um papo legal sobre informática, além de você encontrar área específica sobre CDR, DVD, impressora, som, etc.

Finalmente, procurando onde comprar? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR