Página Inicial



twitter

Facebook

Orkut

  Dicas
|

TUTORIAL: APRENDA A ACESSAR UM PC REMOTAMENTE

Endócrines - 15/07/2004

Colocamos este tutorial aqui na área de dicas, de forma a facilitar o acesso por todos, além de utilizarmos mais recursos para visualização. No caso de dúvidas ou para conversar a respeito do assunto, não deixe de dar uma passada no Fórum do BoaDica: http://www.forumboadica.com.br

O tópico original deste tutorial está em: http://www.forumboadica.com.br/viewtopic.php?t=49492 onde você poderá tirar dúvidas, conversar a respeito, etc.

Imagine que você se encontra na sua casa de praia passando as férias, e de repente está a fim de ver uma informação que está na sua casa, em outro estado. Seria esta uma tarefa digna de missão impossível? Não, mas é claro que não!! Para que esta missão seja viável, tudo que precisaremos é ter instalado no computador o software freeware VNC (Virtual Network Computing), da AT&T, e sabermos qual é o IP do nosso computador no momento. Para quem possui banda larga com IP fixo é moleza. Com o IP da linha discada, que fica mudando a cada conexão isso é um problema! Ou melhor era, para a galera da discada, como eu no momento, esta aí mais uma facilidade que vou ensinar.

O software VNC permite que o usuário acesse via Internet o seu computador pessoal ou da empresa no qual trabalha e utilize qualquer aplicativo ou programa instalado nele, como se estive na frente do computador que está muito longe. Vamos fazer isso em poucos passos e agora chega de falar e dedos no teclado.....

Primeiramente nós deveremos obter o software, VNC que está disponível para download no site http://www.realvnc.com/ e que além de ser gratuito (freeware), possui um tamanho de apenas 700 KB. Uma pechincha, para uma ótima solução não?

Observação: O VNC não é apenas uma exclusividade de usuário do Windows. Ele também está disponível para quem utiliza: Linux, OS/2, Solaris, Amiga e Unix. Também existem versões para MacIntosh. Mas há algumas condições para utilizar este software. A mais importante é ter um IP fixo ou conseguir saber com exatidão o número IP no momento do acesso, já que é necessário possuir o endereço do servidor para acessá-lo.

Para saber qual é o número IP, basta abrir a tela do DOS e digitar o comando winipcfg ou ipconfig, no Windows como podemos ver abaixo:

Microsoft(R) Windows 98
(C)Copyright Microsoft Corp 1981-1999
.

C:\WINDOWS>ipconfig

Configuração de IP do Windows 98

0 Ethernet adaptador :
Endereço IP . . . . . . . . : 200.168.18.65
Máscara de sub-rede . . . . : 255.255.255.255
Gateway padrão. . . . . . . :

C:\WINDOWS>

Já para o Linux, no console digitaremos ipconfig. No caso de usuários do Macintosh o número de IP é visualizado na opção TCP/IP, que está situada no comando Control Panels do menu da Maçã. Também é importante levar em consideração que o VNC não irá funcionar em um computador protegido por um firewall, a não ser que o administrador de um comando que torne o seu IP acessível externamente.

O arquivo pode estar ou não zipado e ao ser descompactado irá criar duas pastas diferentes: a VNC Viewver e a WinVNC. A primeira é o programa cliente, que pode ou não ser instalado, e que você poderá guardar em um disquete para usar, se quiser, quando estiver longe do seu computador. A segunda pasta é a que contém o programa que deverá ser instalado no computador ?servidor?, ou seja, no computador que será acessado remotamente, no nosso caso o computador que está em casa.

Clicaremos duas vezes na WinVNC, para que a instalação seja iniciada. O processo é algo muito simples e prático. Inicialmente o programa alerta que, se alguma outra versão do VNC já estiver instalada no computador, ela deverá ser removida antes da instalação ser iniciada. Depois nós iremos ler o termo de uso do software e iremos indicar o local onde ele será instalado.

Logo na primeira vez em que o VNC for utilizado será necessário efetuarmos algumas configurações básicas. Para isso nós iremos, definir uma senha na tela que surgirá e quantos computadores poderão acessar o nosso servidor ao mesmo tempo. Bem, se o computador é só seu, colocaremos então aqui o número 1.

Ainda nesta tela, iremos definir se durante o acesso ao computador servidor, o mouse e teclado ficarão desativados. Uma opção muito interessante para quem precisa dar um suporte e aula a distância e quer mostrar alguma tela de seu computador para o aluno sem que ele modifique a informação. Ideal para suporte a usuários corporativos (empresas) que possuem banda larga, que não sabem usar o comando salvar documento do Open Office por exemplo.

Sendo finalizada essa configuração, o VNC já está pronto para nos oferecer o acesso remoto do nosso servidor. O usuário que for acessar este computador remotamente de qualquer lugar do mundo desde que possua acesso a Internet e um computador e uma cópia do VNC Viewver, aquela primeira pasta que nós vimos na descompactação do arquivo.

O programa VNC Viewer ocupa apenas 127 KB do disquete, basta rodar o disquete e aparecerá a tela para fornecer a senha que dá acesso à máquina servidor.

Se por algum acaso você esteja, sem o seu disquete com a cópia do VNC Viewer, nós podemos resolver isso via Internet, buscando o nosso servidor. Agora vem sua pergunta: Como isso é possível? Basta digitar no browser o número IP do seu servidor seguido da porta 5800. Se por algum acaso o número IP for: 200.168.18.65, o comando será http://200.168.18.65:5800.

Acessado o número IP do seu servidor, logo em seguida aparecerá uma tela de autenticação, onde será necessário você digitar a senha que foi definida na configuração inicial do VNC. Assim que a senha é fornecida corretamente e você está autenticado e aparece o desktop do seu servidor.

Agora imagine que você é um sujeito muito esquecido e gosta das coisas práticas (como eu), não seria ótimo apenas digitar no browser do seu navegador ao invés de números IPs que vivem mudando, apenas o seu nome?

Isso é fácil, vamos ter mais uns 6 minutos de trabalho e deixar a coisa, perfeita e prática!

Primeiramente devemos entrar no site http://www.no-ip.com e iremos cadastrar um novo usuário.

Depois de cadastrados no site, iremos na parte downloads e baixaremos o arquivo que pode ser escolhido nos seguintes sistemas operacionais:

Windows
Macintosh
Linux / Unix

E baixamos o arquivo No-IP DUC v2.1.5, em seguida entraremos com nosso e-mail e senha, na parte de login para escolhermos o nosso domínio.

Depois de logado na tela que surgirá, iremos clicar no menu Hosts / Redirects em Add

Adicionar um novo domínio: em Hostname escolheremos o nome do nosso endereço na internet, e sua extensão, no meu caso ficou: endocrines.no-ip.com

Deixamos a marcação que aparece em Host Type: DNS Host (A) em seguida será mostrado o nosso número de ip no momento.

Para finalizarmos clicamos em Create Host em exatos cinco minutos possuímos o nosso link na internet para não termos mais que ficar decorando endereços de número de ip.

Para conseguirmos isso, devemos deixar o no-ip inicializando automaticamente com o nosso computador servidor, para tal basta executar o programa ducsetup.exe que você baixou lá do site do no-ip, e após chamá-lo, clicar em OPTIONS, e marcar a opção "Run on Startup". Este programa inclusive tem várias opções interessantes para fazer agendamento de conexão, seleção de porta, configuração no caso de proxy, etc.

Depois para acessá-lo basta digitarmos no meu exemplo: http://endocrines.no-ip.com:5800

Fácil e rápido não é mesmo?

Logo na primeira vez em que o VNC for utilizado será necessário efetuarmos algumas configurações básicas. Para isso nós iremos, definir uma senha na tela que surgirá e quantos computadores poderão acessar o nosso servidor ao mesmo tempo. Bem, se o computador é só seu, colocaremos então aqui o número 1.


Figura 1 ? Nós veremos mais detalhes sobre estas opções no final do tutorial.

Legenda Figura 1:

Incoming Connections
Este é o painel de configurações básicas para a conexão e acesso remoto do servidor.

Accept Soket Conections: Deixe esta opção marcada, pois sem ela não é possível acessarmos o servidor remotamente.

Display Number: Aqui nós iremos definir, quantos computadores no máximo podem acessar o nossos servidor simultaneamente.

Enable Java Viewer: Deixe esta opção marcada, pois ela habilita o Java para que melhor possamos ver a taxa de atualização no nosso browser.

When Last Cliente Disconnnects
Nesta opção podemos escolher, o que o nosso servidor irá fazer após uma conexão de uma máquina cliente. Máquina cliente, é um computador que utilizaremos para acessar o servidor remotamente.

Do Nothing: Nada, após desconectar do servidor, o mesmo continuará na Internet como se nem houvesse sido acessado remotamente. Deixe esta opção marcada.

Lock Workstation: Após desconectar, estação de trabalho ?servidor? ficará trancado, evitando futuras conexões.

Logoff Workstation: Imediatamente após desconectar, o servidor efetuará Logoff.

Connection Settings
Painel de configuração, para agilidade nas máquinas clientes que acessarão remotamente o servidor.

Disable Remote Keyboard & Pointer: Esta opção marcada deixa que assim que a máquina cliente conecte no servidor, ele não possa utilizar o teclado e o mouse. Ideal para mostrar algo para seus amigos no seu computador, sem que eles interfiram por acaso em seu teclado ou mouse.

Disable Local Keyboard & Pointer: Assim que tivermos acesso ao computador servidor, nós possuímos total controle do mouse e teclado, evitando que o usuário na frente do servidor interfira em nossos comandos. Opção muito utilizada e elos suportes técnicos.

Remove Desktop Wallpaper: Com esta opção marcada nós não iremos ver o papel de parede no desktop do computador servidor, opção ideal para agilizarmos a navegação no computador servidor.

Update Handling
Aqui são as opções que irão nos ajudar na taxa de atualização da tela do nosso servidor.

Poll Full Screen: Esta habilita a captura em tela cheia, como se estivéssemos na frente do servidor.

Poll Foreground Window: Esta opção marcada como padrão, deixa a captura dentro do nosso browser como se fosse uma página web para a navegação.

Poll Window Under Cursor: Não mostra o cursor do mouse na janela do nosso browser. (Até hoje não funcionou comigo)

Poll Console Windows Only: Esta opção marcada como padrão.

Poll On Event Received Only: Habilita a opção de receber instantaneamente qualquer evento na área de trabalho.

Lembre-se que após efetuar alguma alteração, devemos sempre efetuar a seguinte ordem: Aplicar e depois OK para que as mesmas possuam efeito!

Espero que tenham gostado, e qualquer coisa, nos vemos no Fórum do BoaDica: http://www.forumboadica.com.br

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR