Página Inicial



twitter

Facebook

Orkut

  Dicas
|

COMPARTILHAMENTO DE CONEXÃO INTERNET COM ANALOGXPROXY

Antonio Vilhena - 30/04/2002

Instalando e configurando o AnalogX Proxy para compartilhar sua conexão de banda larga (atualização 05/04/2003)

Realizamos algumas atualizações nesta dica nesta data 05/04/2003, pois o programa também atualizou de versão!

Temos notado no Fórum do BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), que cada vez mais pessoas estão utilizando conexões rápidas (também chamada de banda larga), como o Velox, Speedy e outros, e várias vezes, tem surgido a pergunta de como compartilhar esta conexão com mais de um micro (seja em uma pequena empresa, ou mesmo em casa).

Compartilhar uma conexão deste tipo, é relativamente simples, e já explicamos em outra dica (Compartilhe sua conexão com a internet) como fazer isto utilizando o Internet Connection Sharing (ICS), que já vem junto com o Windows, porém este compartilhamento pode ser feito com outros programas como o Wingate e com o AnalogX Proxy por exemplo, dentre muitos outros.

Explicaremos nesta dica, como fazer este compartilhamento usando o AnalogX Proxy, pois além de ser um programa pequeno (251K), é simples, funcional, não altera NADA na sua configuração do Windows, e principalmente, é totalmente gratuito!

Primeiro, é necessário que você esteja com sua internet de banda larga instalada e funcionando no computador que será o gateway ou servidor de internet para os demais de sua rede. Tomando como exemplo o Velox da Telemar:

  • se você estiver utilizando o modem ADSL ligado no seu computador pela porta USB, é necessário ter uma placa de rede para conectar o restante dos micros da rede local;

  • se você estiver utilizando o modem ADSL ligado no seu computador por placa de rede, é necessário ter "outra" placa de rede, para conectar o restante da sua rede local (isto mesmo, o micro que atuará como servidor terá 2 placas de rede neste caso).

Configuração da Rede Local

Primeiramente é necessário você configurar o micro que servirá como servidor.

  • Instale a conexão em banda larga (no caso do velox, o modem adsl - pela placa ethernet ou udb)

  • Instale a placa de rede que será usado para sua rede local

  • Configure sua conexão de banda larga normalmente como se só fosse utilizado pelo micro onde está instalado.

  • Depois de a conexão estar ok, configure a placa de rede que será utilizada para conexão com os demais micros:

Configuração da placa da rede local:

  • Vá em propriedades de rede, e configure o protocolo TCP/IP para a placa de rede que será utilizada na rede local

  • Coloque um endereço IP, não roteável (obs: normalmente as conexões de banda larga usam DHCP, ou seja, não especificam endereço IP, caso sua conexão tenha um endereço fixo, como em alguns casos de conexões por rádio, utilize um endereço diferente do que estiver sendo utilizado na conexão internet). Os intervalos de endereço a serem utilizados são:

    • 10.0.0.0 até 10.255.255.255

    • 172.16.x.x até 172.31.255.255

    • 192.168.0.0 até 192.168.255.255

No exemplo em questão, usaremos os endereços 10.0.0.1 e 10.0.0.2

Veja na figura abaixo como ficaria a configuração do TCP/IP que atuará como servidor da conexão:

Depois de configurado o micro que atuará como servidor, configure o micro que estará conectado na rede, e usará a conexão internet deste servidor. Use para o outro micro, o endereço 10.0.0.2.

Com a rede local instalada, antes de passar para o próximo passo, verifique:

  • A conexão com a internet no micro que será o servidor está funcionando (chame o navegador, veja se navega sem problemas, veja se o e-mail está funcionando, etc.)

  • A sua rede local está funcionando? Clique em Iniciar -> Executar -> Ping 10.0.0.2 (no servidor) e Ping 10.0.0.1 (no outro micro), ou então abrindo uma janela DOS e dando o comando PING 10.0.0.2 e PING 10.0.0.1. Se estiver OK, ele dará o tempo que leva para o pacote ir ao outro micro e voltar, se não estiver ok, você receberá uma mensagem tipo "Esgotado o tempo limite do pedido".

Com a rede local funcionando, e com a conexão internet ok, vamos ao passo seguinte que é instalar o AnalogX Proxy.

Instalação e configuração do AnalogX Proxy:

Configuração do micro que será o servidor:

Primeiro baixe o programa do endereço: http://www.analogx.com/contents/download/network/proxy.htm
(na época de criação desta dica, a versão disponível era a v4.07).

Depois de baixar o arquivo .exe, execute este arquivo (proxyi.exe) para sua instalação. Irá perguntar pelo seu aceite nas condições, diretório de destino, e se quer registrar (como dissemos antes, é gratuito, e fica a seu critério se quer ou não registrar para ser avisado de novas versões).

A instalação é somente isto! Para executar é só ir em Iniciar -> AnalogX -> Proxy -> Proxy (irá aparecer a imagem na barra de tarefas).

Agora vamos para sua configuração. Clique com o botão direito nele, e selecione configure.Verá uma janela do tipo:

Como vê, não há muito o que configurar. A única área importante de se configurar, é se o outro micro irá utilizar e-mail, daí é necessário a pressionar o botão "Configure Email Alias". Virá o seguinte quadro (em branco):

Clicando em ADD, você configurará os e-mails a serem utilizados pela micro que está na rede:

ATENÇÃO: Se você possui um USERID que não é o próprio e-mail, você terá que criar 2 alias: um contendo o e-mail (por exemplo email@meusite.com.br) e outro colocando o username no lugar do nome (username@meusite.com.br).

E pronto! No micro que será o servidor não precisa configurar mais nada!

ATENÇÃO 2 (atualização na nova versão): Agora o programa traz uma checagem de segurança, que é o botão "Check if proxy is in Open Mode". Você deve apertar este botão no programa para ver se está tudo ok. Irá aparecer a tela abaixo que significa que está tudo ok:

Caso você esteja com a sua conexão proxy "abert", ou seja com risco de segurança, irá aparecer a seguinte tela:

Basicamente o que define este status de "aberto" a conexões estranhas é o campo: Proxy Binding, que se estiver DISABLE, significa que você está com um risco de segurança.

Configuração do micro que usará a conexão com o servidor, ou seja, o micro "cliente":

No micro que está na rede local, e que estará usando o compartilhamento da banda larga fornecida pelo seu servidor, você terá que configurar o navegador e o programa de e-mail (lembrando claro, que você já testou a parte de rede local TCP/IP).

Configurando o Navegador: Basta colocar o endereço do proxy, ou seja, o endereço IP do micro servidor da sua rede local (no caso do exemplo 10.0.0.1, e Internet Explorer 5) e a porta para HTTP que é 6588. Veja na figura abaixo:

E pronto! Nesta hora, você já será capaz de utilizar o navegador para passear pela internet.

Agora configure o seu programa de e-mail (no caso vamos configurar o outlook). Basta configurar os servidores da conta de correio, colocando também o endereço do micro que está agora como servidor. Veja na figura abaixo:

Pronto! Você já poderá baixar e-mails pelo outro micro!

A única exigência no processo inteiro de compartilhamento, é que o programa AnalogX Proxy, esteja rodando no micro que é o servidor.

Limitações:

O compartilhamento de conexão através do AnalogX suporta os seguintes protocolos:

Protocolo Aplicação Porta
HTTP Navegação web port 6588
HTTPS navegação web segura port 6588
SOCKS4 TCP proxying port 1080
SOCKS4a TCP proxying w/ DNS lookups port 1080
SOCKS5 suporte parcial, sem UDP port 1080
NNTP newsgroup port 119
POP3 recebimento de e-mail port 110
SMTP envio de e-mail port 25
FTP transferência de arquivos port 21

Importante ressaltar que ele não suporta o ICQ (veja abaixo), que requer implementação completa do Socks5, porém suporta o AIM e o MSN Messenger

Dúvidas e Dicas:

Qualquer dúvida sobre esta dica, basta dar um pulo no Fórum do BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), e trocar idéias lá na área de INTERNET. Algumas que já surgiram:

  • Não conseguir colocar para funcionar corretamente: Alguns usuários identificaram que conseguiam colocar para funcionar somente quando utilizavam endereços IP locais tipo 10.0.0.x e não funcionava com os demais endereços. Não conseguimos constatar isto, mas na dúvida, como estes endereços são locais, utilize-os!

  • Utilização de ICQ no micro cliente: Apesar de a documentação do programa informar que não funciona, a seguinte dica foi dada no Forum: http://www.forumboadica.com.br/viewtopic.php?t=10649 -> vá em MAIN -> Preferences - > Connections e em PORT troque o valor por 1080. Ai é só papear.

  • E-mails no micro Cliente: esta é a parte mais ENROLADA da implementação do AnalogX. Muitas vezes a implementação não funciona por limitações do seu provedor de internet (por exemplo o SMTP do Velox Residencial da Telemar foi totalmente re-estruturado e não mais pode ser usado, como está no exemplo acima; o IG andou mudando também a autenticação no SMTP para envio de mensagens).

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR